Nokia e SENAI-SP anunciam abertura do laboratório de Indústria 4.0

O SENAI-SP abre inscrições para o curso Instalação e configuração de redes privadas LTE/4.9G para conectividade industrial, em parceria com a Nokia. (Foto: divulgação)

Nokia e SENAI-SP anunciam abertura do laboratório de Indústria 4.0

Unidade está habilitada com rede LTE/4.9g privada da Nokia para conectividade industrial

A Nokia e o SENAI-SP anunciaram a abertura do laboratório de Indústria 4.0 habilitado com rede LTE/4.9G privada da Nokia, reforçando o compromisso assinado entre as duas instituições em outubro de 2019. Para celebrar esta iniciativa, o SENAI-SP abre inscrições para o curso Instalação e configuração de redes privadas LTE/4.9G para conectividade industrial, em parceria com a Nokia.

A rede LTE/4.9G privada do OpenLAB do SENAI-SP acaba de entrar em operação, integrando aplicações da Indústria 4.0 e apresentando diversos casos de uso para o ambiente industrial como mobilidade de equipamentos com realidade aumentada, fabricação flexível com o suporte de robôs autônomos, além de gerenciamento de ativos. A implementação da rede permitirá a capacitação de profissionais para atuar na digitalização da indústria além de alavancar a adoção de tecnologias antes de seu lançamento no mercado.

Digitalizar os negócios será uma prioridade para que o Brasil se mantenha competitivo e enfrente os desafios da produtividade. Aplicações mais inteligentes de conectividade, IoT industrial (IIoT) e automação aumentarão a eficiência nas operações das empresas e do setor industrial em geral, melhorando taxas de produtividade e competitividade nacional.

A Nokia acredita que a Indústria 4.0 oferece a oportunidade de aprimorar o trabalho das organizações utilizando tecnologia para digitalizar processos e capacitar os funcionários a desenvolverem novas competências. De acordo com a pesquisa realizada em parceria com a ABI Research, foi constatado que 74% dos tomadores de decisão do setor de manufatura estão procurando atualizar suas redes de comunicação e controle até o final de 2022, com mais de 90% investigando o uso do 4G e/ou 5G em suas operações. Cerca de metade dos entrevistados (52%) acredita que a última geração de 4G/LTE e 5G será necessária para cumprir suas metas de transformação.

Tendo em vista a necessidade do mercado por soluções tecnológicas mais eficientes e pessoal treinado, o Curso de Aperfeiçoamento Profissional terá por objetivo o desenvolvimento de capacidades relacionadas a instalação, configuração e conservação de redes privadas LTE/4.9G, para integração de múltiplos sistemas, seguindo procedimentos e normas técnicas de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho. Os candidatos ao curso devem ter no mínimo 18 anos, conclusão do Ensino Fundamental II e conhecimentos comprovados em automação industrial ou redes de comunicação industrial.

Para realizar a inscrição e saber mais detalhes do curso basta acessar http://mecatronica.sp.senai.br/curso/92975/123/instalacao-e-configuracao-de-redes-privadas-lte-para-conectividade-industrial.

Comentarios