Mogi-Mirim recebe campanha Bate Coração e simulador de acidentes

Foi promovida pela Renovias, de 2 a 6 de maio, mais uma etapa da campanha Bate Coração. A ação é voltada aos caminhoneiros e oferece consulta médica e exames de saúde gratuitos. O atendimento foi realizado no Posto RVM, localizado no km 160 da SP-340, em Mogi Mirim.

A Campanha Bate Coração integra o Programa Saúde do Caminhoneiro, que tem como finalidade orientar os motoristas sobre doenças do coração. Além de consulta médica, os participantes realizaram exames de eletrocardiograma e teste de glicemia, que auxiliam no diagnóstico de doenças cardíacas e diabetes. Também foi realizada pela equipe médica da concessionária aferição da pressão arterial.

De acordo com Pedro Gonçalves, enfermeiro coordenador do resgate da Renovias, a campanha é realizada desde 2012, três vezes ao ano e atende, aproximadamente 17 mil pessoas.

[quote]“Durante nossa campanha, atendemos cerca de 600 caminhoneiros e motoristas em geral por posto de combustível. Durante os exames, detectamos que mais de 70% das pessoas analisadas possuem aumento significativo de pressão arterial e da glicemia capilar, que indica pré-diabetes.”, afirmou Gonçaves.[/quote]

Durante entrevista com Chico da Boleia, Pedro ainda destacou que entre os caminhoneiros foram identificadas alterações do exame de eletrocardiograma, diagnosticando casos de problemas cardíacos graves que são encaminhadas ao cardiologista. A campanha também disponibiliza uma ambulância caso o paciente tenha que ser removido com urgência para o hospital.

Os motoristas participantes receberam cartilha com informações sobre o coração, fatores de risco de doenças coronarianas e funcionamento do aparelho circulatório. O material contém dicas de alimentação saudável para os caminhoneiros, orientações de ergonomia para evitar dores na coluna, dicas de segurança e serviços oferecidos pela concessionária gratuitamente 24 horas por dia.

IMG_9228

A iniciativa também contou com o simulador de impacto, que reproduz uma batida de trânsito. O equipamento faz parte da campanha de conscientização do uso do cinto de segurança desenvolvida pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

O novo equipamento simula acidentes de trânsito, como batidas de carro, com o objetivo de estimular o uso de cinto de segurança tanto por motoristas quanto por passageiros. A ação, que promoveu o uso do simulador por pessoas a partir de 14 anos, ainda percorrerá outras cidades de São Paulo durante o mês de maio.

Pedro Gonçalves disse que a adesão dos motoristas é muito importante para o desenvolvimento da campanha, bem como para a redução de problemas de saúde e segurança entre os caminhoneiros.

“Com a Campanha e o simulador de colisão demonstramos com eficiência a necessidade de utilizar o cinto de segurança como forma de proteção. O que a gente busca aqui é que os motoristas tenham consciência sobre segurança e saúde.”,

A Renovias aderiu ao Movimento Maio Amarelo e promoverá outras iniciativas com foco na sensibilização por um trânsito mais seguro. Durante o mês estão programadas outras ações, como apresentação de teatro sobre educação no trânsito e campanhas de conscientização dos motoristas.

O Movimento Maio Amarelo é proposto pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a população, envolvendo os mais diversos segmentos da sociedade.

Redação Chico da Boleia com informações da Assessoria de Imprensa Renovias.

Comentarios