
A Mercedes-Benz Trucks expandirá seu portfólio de caminhões elétricos à bateria com novas variantes baseadas no Mercedes-Benz eActros 600. As novas versões manterão as principais características do caminhão elétrico de segunda geração projetado para o transporte de longas distâncias e alto desempenho, que se distingue particularmente pelo seu conceito inovador, composto por uma tecnologia de propulsão moderna com alta eficiência energética.
As tecnologias de destaque do eActros 600, lançado no mercado no ano passado com a nova cabina ProCabin, incluem o eixo motriz elétrico desenvolvido internamente, tecnologia de células de bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP), reconhecida por sua longa vida útil, e a tensão de bordo de 800 volts. Destaque também para o novo Cockpit Multimídia Interactive 2 e para os sistemas de assistência completos e testados para maior conforto e segurança na condução.
Os primeiros novos modelos estarão disponíveis para encomenda no outono europeu e começarão a sair parcialmente da linha de produção da fábrica de Wörth am Rhein,a na Alemanha, ainda em 2025.
Achim Puchert, CEO da Mercedes-Benz Trucks: “Nosso objetivo é impulsionar a descarbonização da indústria em alta velocidade, eletrificando cada vez mais as aplicações de transporte. As áreas de aplicação – e, portanto, as necessidades dos nossos clientes – para caminhões elétricos à bateria são muito diversas, especialmente no que diz respeito à carga útil e à autonomia. Com as novas variantes, que se baseiam nos pontos fortes do eActros 600, queremos oferecer aos nossos clientes o melhor do sistema modular da Mercedes-Benz Trucks e apoiá-los na gestão de suas soluções de transporte com eletricidade de forma eficiente e econômica”.
Novas variantes incluem cavalos mecânicos e chassis plataforma
O portfólio expandido do eActros 600 incluirá cavalos mecânicos e chassis plataforma com entre-eixos adicionais, variantes com dois pacotes de baterias, bem como cabinas longas alternativas do consagrado design do Actros, com diferentes formatos de teto.
A Mercedes-Benz Trucks possui caminhões elétricos em seu portfólio desde 2021. Inicialmente, foi lançado o eActros 300/400 como o primeiro veículo elétrico à bateria para transporte pesado de distribuição. Um ano depois, foi a vez do eEconic, desenvolvido especialmente para coleta de resíduos urbanos.
A produção em série da segunda geração de modelos de caminhões elétricos da Mercedes-Benz Trucks, com o novo carro-chefe eActros 600, começou no final de 2024. A partir de 2026, será lançada uma pequena série do novo eArocs 400 para transporte urbano na construção civil, recentemente apresentado na feira Bauma 2025. O eArocs 400 também incorpora componentes essenciais do eActros 600, incluindo, entre outros, o módulo frontal e as baterias LFP (fosfato de ferro-lítio).
Como parte da ampliação do portfólio de caminhões elétricos à bateria, a produção da primeira geração do eActros 300/400 será descontinuada até o final do ano. A produção do eEconic não será afetada por essa mudança e continuará normalmente.
Comentarios