Mercedes-Benz renova cockpit da linha de caminhões

  • Nova geração de bancos é o grande destaque da evolução no posto de trabalho do motorista nos caminhões Atego, Axor e Actros, assegurando mais conforto e produtividade aos motoristas
  • Com desenvolvimento no Brasil, os novos bancos foram projetados de acordo com o biotipo do motorista brasileiro, priorizando o bem-estar e a satisfação de quem passa horas ao volante
  • Novo pacote multimídia com painel, volante multifuncional, sistema de som e tacógrafo digital ampliam as facilidades para o dia a dia do motorista
  • Novidades consolidam uma nova fase do ECONFORT, conceito de desenvolvimento que agrega mais economia, conforto, força e desempenho aos caminhões Mercedes-Benz, proporcionando mais rentabilidade para os clientes

Com o lançamento de um novo posto de trabalho para o motorista nos caminhões Atego, Axor e Actros, com destaque para a nova geração de bancos, a Mercedes-Benz começa a antecipar as novidades que serão grandes atrações da marca na Fenatran 2017, o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas.

“O novo posto de trabalho assegura um alto nível de ergonomia e facilita a operação no dia a dia do motorista, o que se traduz em maior conforto e produtividade”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Ao trabalhar de uma forma mais cômoda e prática, o motorista obtém melhor desempenho do veículo, com mais segurança e economia, contribuindo assim para a redução de custos operacionais e, consequentemente, para a rentabilidade da empresa de transporte. Além disso, o bem-estar a bordo garante a tranquilidade e a satisfação do motorista”.

“Na Fenatran, todos os caminhões Atego, Axor e Actros trarão esse elevado nível de conforto”, informa Leoncini. “Com isso, tanto os empresários e os executivos das empresas de transporte, como os profissionais autônomos e os motoristas, poderão apreciar o elevado padrão do posto de comando das nossas cabinas, o que passa a ser mais um importante diferencial da marca em um mercado tão competitivo”.

Novos bancos foram desenvolvidos para atender o biotipo do brasileiro


A nova geração de bancos é um ponto-chave da evolução no posto de comando dos motoristas nos caminhões Atego, Axor e Actros. Tanto o banco do motorista, quanto o do acompanhante, foram concebidos e produzidos pela equipe do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil, em parceria com fornecedores.

“Os novos bancos foram projetados de acordo com o biotipo do motorista brasileiro, priorizando o bem-estar e a satisfação de quem passa horas ao volante”, afirma Leoncini. “O desenvolvimento local levou em conta as características do transporte e os hábitos de quem dirige caminhão pelo imenso território nacional, o que foi captado em clínicas, pesquisas, demonstrações, eventos e test-drives, reforçando, mais uma vez, que seguimos à risca o compromisso do slogan ‘As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve.’. Como resultado, oferecemos o melhor banco do mercado, feito aqui mesmo no Brasil e pensando nas expectativas e na satisfação dos nossos motoristas”.

Mercedes-Benz antecipa mais novidades derivadas do ECONFORT

Além da nova geração de bancos, os caminhões Atego, Axor e Actros passam a oferecer um novo pacote multimídia com painel, volante multifuncional, sistema de som e tacógrafo digital, o que amplia as facilidades para o dia a dia do motorista.

“O objetivo é oferecer um nível de conforto excelente para todos os nossos veículos, proporcionando o melhor ambiente a bordo para os motoristas, seja quem trabalha na cidade, ou quem passa horas na estrada. Cada operação tem sua característica, mas cabe a nós oferecer o mesmo padrão de comodidade e ergonomia, valorizando a pessoa e o profissional do volante que faz do caminhão o seu local de trabalho e também de descanso ou até de pernoite”, afirma o executivo. “Nós queremos que o motorista se sinta valorizado e respeitado em suas demandas de conforto e segurança, seja qual for o Mercedes-Benz que ele venha a dirigir”, completa Leoncini.

De acordo com Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, essas novidades anunciadas pela Empresa consolidam uma nova etapa do ECONFORT, conceito de desenvolvimento que agrega mais economia, conforto, força e desempenho aos caminhões da marca, proporcionando mais rentabilidade para os clientes. “Quando o ECONFORT foi lançado, em 2014, apresentou uma série de itens voltados à economia no consumo de combustível. Num segundo momento, o foco estava voltado para a redução dos custos de manutenção. Agora, o objetivo é assegurar um notável conforto ao motorista. Já consolidada junto aos clientes, essa filosofia de trabalho terá prosseguimento, agregando mais valor e mais eficiência no transporte de cargas”.

Novos bancos se destacam pelo design e várias regulagens

Com design diferenciado e oferecidos nas versões Estático e Pneumático – “Standard” e “Conforto” –, os novos bancos dos caminhões Mercedes-Benz se caracterizam pelo encosto com perfil mais envolvente, que remete à imagem de um arrojado banco de automóvel. Os assentos tiveram sua espessura de espuma aumentada em 10 mm em relação à versão anterior. O novo acabamento, em tecido ou vinil, está mais macio, aumentando a sensação de conforto, além de facilitar a limpeza.

Todos os bancos (motorista e 1° acompanhante) têm cintos de segurança integrados, aumentando ainda mais o conforto dos profissionais da estrada. Os apoios laterais envolventes propiciam melhor acomodação das costas em qualquer situação. Além disso, o ajuste lombar pneumático, disponível na versão “Conforto”, tem duas bolsas infláveis para apoio lombar e duas para apoio lateral, propiciando um ajuste perfeito para cada biotipo de motorista.

 Os novos bancos do motorista aliam praticidade e comodidade, permitindo longo tempo de trabalho sem stress do condutor. Eles têm 12 regulagens: ajuste do encosto das costas, baixar/levantar o assento pneumático, ajuste da altura do banco, ajuste da inclinação do assento, ajuste do amortecedor, amortecimento horizontal, ajuste horizontal, ajuste da profundidade do assento, dois apoios de braço, baixar/levantar o encosto das costas e ajuste lombar (na versão “Conforto”).

A Mercedes-Benz também agregou novidades às camas disponíveis nas Cabinas Leito e Estendidas. O revestimento passou a ser confeccionado com um tecido de mais elasticidade. A espuma é laminada, com espessura de 120 mm, propiciando maior conforto ao motorista no seu período de descanso.

Pacote multimídia inclui painel, volante multifuncional e sistema de som

 Os caminhões Mercedes-Benz passam a oferecer aos clientes diversas possibilidades de configuração de um novo pacote multimídia. Entre os itens disponíveis, como série ou opcional, incluem-se sintonizador de FM com RDS-EON, sintonizador AM para ondas curtas, médias e longas e pré-sintonias; toca CD compatível com MP3 e WMA; entradas auxiliares Mini-USB e AUX; Bluetooth com facilidade de viva-voz; e volante multifuncional com comando sem tirar as mãos do volante para operar o rádio e o celular, além de navegar as operações do computador de bordo no painel.

São três os pacotes multimídia disponíveis – Preparação (antena, cabo e alto-falantes), Básico (itens da Preparação mais tweeter e rádio/CD) e Conforto (itens do Básico mais o volante multifuncional, disponível somente para Atego, Axor e Actros).

Com quatro raios e dois conjuntos de botões, um em cada lado, o volante multifuncional conta com teclas de acionamento para os comandos do painel de instrumentos. O uso das teclas é extremamente amigável, o que resulta em maior comodidade para o motorista. Além disso, todos os comandos estão ao alcance dos polegares, tornando a direção ainda mais segura e ergonômica.

Tacógrafo digital é item de série para os caminhões Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz também agrega em toda a sua linha de caminhões o novo tacógrafo digital BVDR (Brazilian Vehicle Data Recorder), importante inovação de série que traz maior praticidade e mais economia ao cliente.

Homologado pelo INMETRO, a grande vantagem do tacógrafo digital é que ele não utiliza os tradicionais discos, mas sim fita de papel, que pode ser impressa no próprio veículo, caso a autoridade de trânsito venha a solicitar.

Todas as informações são gravadas em memória interna do tacógrafo digital e podem ser extraídas para armazenamento externo, em um pen drive, por meio de uma porta USB, ou via WEB. Além disso, a identificação do motorista é feita por meio de botões no painel frontal do próprio aparelho. O sistema identifica mais de um motorista, com capacidade máxima de 50 condutores.

Os dados gravados pelo tacógrafo incluem a velocidade do caminhão, distância percorrida, rotação do motor, velocidade máxima e status do veículo (parado ou em movimento). Também armazena informações do motorista (código do motorista, número da CNH, início e fim da condução) e do veículo (chassi e placa).

Os relatórios podem ser extraídos diária ou semanalmente, otimizando o monitoramento por parte dos gestores da frota, com praticidade, transparência e segurança.

 

Novidades da linha de caminhões para 2017 (lançamento em março)

Novos bancos Novo sistema de som Volante multifuncional Tacógrafo digital
Actros X X X X
Axor X X X X
Atego X X X X
Accelo X X

Evolução da linha de caminhões pelo conceito ECONFORT – 2014/2016

Actros · Novo painel

·  Novo motor OM 460

· Motor de 510 cv para o Actros 2651

· Nova cabina com design diferenciado

· Suspensão metálica opcional

· Tanques de alumínio com capacidade de até 1.080 litros

· Freio a tambor para operações mix road

· Eixos sem redução nos cubos

·Novo câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, com as funções EcoRoll, Power, Manobra e Balanceio

 

Axor ·Novo painel

· Câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift para modelos off-road

·Incremento do torque do motor OM 457 LA

·  Freio a tambor para operações mix road

· Novos eixos sem redução nos cubos

· Novo câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, com as funções EcoRoll, Power e Manobra para modelos rodoviários

· Suspensão pneumática no chassi

·Suspensão a ar na cabina leito

· Novo interior da cabina.

 

Atego ·  Novo painel

· Novo chassi com quadro mais robusto

·  Opção de câmbio automático para Atego 1729 coletor de lixo

· Nova relação de eixo traseiro

· Novo câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift, com as funções EcoRoll, Power e Manobra

· Novo eixo traseiro HL-4

· Suspensão e novo interior da cabina

· Tanques de combustível com capacidade de até 630 litros

Informações Mercedes-benz

Comentarios