Mercedes-Benz prepara seus concessionários para a chegada do Arocs

Veículo extrapesado inédito é adaptado para operar off-road no setor de mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura. (Foto: divulgação/Mercedes-Benz)

Mercedes-Benz prepara seus concessionários para a chegada do Arocs

Marca reforça que a alta carga de treinamento é essencial para o êxito desse novo caminhão extrapesado no Brasil

Visando assegurar todo o suporte aos clientes do Arocs 8×4, lançado em outubro deste ano, a Mercedes-Benz já vinha preparando sua Rede de Concessionários para a chegada ao mercado desse inédito caminhão basculante extrapesado que eleva o patamar de força, robustez e tecnologia nas severas operações off-road da mineração, construção civil pesada e grandes obras de infraestrutura.

– Em setembro, iniciamos um amplo programa de treinamento das equipes de Vendas e Peças & Serviços dos concessionários, começando por aqueles envolvidos com as primeiras vendas e entregas do Arocs a clientes no País – informa Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Até o mês de dezembro de 2022, serão 840 turmas treinadas, com previsão de cerca de 11.000 participações, entre profissionais da Rede e da Fábrica, considerando que muitos fazem vários cursos, daí o grande número de envolvidos”.

De acordo com o executivo, a alta carga de treinamento é essencial para o êxito desse novo caminhão extrapesado da marca no Brasil. “O Arocs é a nova referência no País em disponibilidade e produtividade nas operações fora de estrada, como também em tecnologia, assistência à condução, conforto e praticidade para o motorista”, diz Roberto Leoncini

Preparação de instrutores na Alemanha

Segundo André Wulfhorst, gerente sênior de Desenvolvimento da Rede de Concessionários Caminhões e Ônibus & Treinamentos da Mercedes-Benz Brasil, há pouco mais de um ano, a Empresa criou uma equipe com seis engenheiros para dedicação exclusiva ao Arocs, visando sua preparação para atuarem como instrutores de treinamento no País.

– Esse time participou de um programa preparatório de oito meses nas áreas de Engenharia e de Truck Training da Daimler Truck na planta de Wörth, na Alemanha – diz André Wulfhorst. “Foram acumuladas cerca de 9.600 horas de treinamento de capacitação dos seis engenheiros, o que significa uma média de 1.600 horas por instrutor”.

Após a formação sobre o Arocs na Alemanha, os instrutores começaram a realizar, em setembro, o programa de treinamentos virtuais e presenciais no Brasil, multiplicando assim os conhecimentos auiridos para os profissionais dos concessionários que realizarão as entregas técnicas e o atendimento de pós-venda no dia a dia para as empresas de transporte e os seus motoristas.

Os treinamentos do Arocs são dirigidos aos gerentes de Vendas e de Peças & Serviços dos concessionários, como também a vendedores de veículos, consultores de serviços, consultores de peças, técnicos em diagnóstico, técnicos em sistemas, técnicos em manutenção, entregadores técnicos e instrutores de operação. Da Fábrica, participam profissionais das equipes de Vendas e Peças & Serviços.

Mercedes-Benz irá oferecer treinamento gratuito para motoristas

– O treinamento especializado do Arocs é de extrema importância para a chegada do Arocs, afinal esse basculante extrapesado Mercedes-Benz para severas operações off-road traz muitas novidades em termos de tecnologia, trem-de-força, assistência à condução, segurança e conforto – ressalta Roberto Leoncini. “Temos que orientar o motorista para que ele desfrute plenamente de todos os avançados recursos do caminhão, a fim de obter o melhor desempenho do seu Arocs, com economia no consumo, eficiência operacional, produtividade e disponibilidade para o trabalho”.

– Aliás, a Mercedes-Benz irá fornecer gratuitamente o treinamento Padrão de Operação e Condução dos Veículos Mercedes-Benz para seu novo extrapesado. Comprou o Arocs, ganhou o treinamento – conclui Roberto Leoncini.

Comentarios