Mercedes-Benz inicia projeto com drones de entrega no e-commerce em Zurique

Mercedes-Benz Vans, o desenvolvedor americano de sistemas de drone, Matternet e a Siroop, empresa suíça de e-commerce, iniciaram um projeto piloto em Zurique para testar um sistema de van e drone para entrega on-demand de produtos de comércio eletrônico.

O projeto piloto, que começou com os primeiros ensaios em 25 de setembro, representa um marco significativo para os sistemas aéreos autônomos: é a primeira vez que as operações de drone, além da linha de visão, com o uso de vans como plataformas de pouso, estão ocorrendo em uma grande área urbana.

O desenvolvimento do sistema geral usa uma abordagem iterativa e é baseado em testes iniciais e otimização contínua.

No decorrer do projeto piloto de três semanas, os clientes poderão solicitar produtos selecionados do mercado on-line Siroop que sejam adequados para o transporte por um drone Matternet, como eletrônicos de consumo ou outros itens de comércio eletrônico que pesem até dois quilogramas.

A entrega será feita no mesmo dia. Os drones são carregados diretamente no CD da empresa e voam para uma das duas vans Mercedes-Benz Vito equipadas com uma tecnologia de aterragem de precisão.

Publicidade:

Consorcio DAF

A van para em um dos quatro pontos pré-definidos, chamados de “pontos de encontro”, dentro da cidade de Zurique, onde o motorista de camionete toma posse do produto e o entrega ao cliente, enquanto o drone retorna ao revendedor.

Toda a cadeia logística, desde o recibo da encomenda até a entrega ao cliente, será cronometrada e comparada com métodos de entrega convencionais para obter informações sobre a eficiência da solução.

Com a tecnologia de aterragem de precisão integrada no teto, os protótipos de furgões Mercedes-Benz Vito se transformam em plataformas de aterragens conectadas e seguras para entregas dos drones da  Matternet.

O objetivo do projeto é melhorar significativamente o nível de tempo e serviço associado à entrega sob demanda e, consequentemente, criar valor agregado para varejistas e consumidores.

A operação foi aprovada por todas as autoridades aéreas e terrestres suíças relevantes. A segurança é o princípio orientador durante o projeto piloto, que será executado por sete horas por dia, cinco dias por semana, apenas em condições climáticas favoráveis. Os drones Matternet estão integrados ao sistema de espaço aéreo suíço, usando o mesmo sentido e evitam o as rotas usadas pelos operadores de helicópteros e outros usuários da parte inferior do espaço aéreo. Ainda estão equipados com um sistema de para-quedas que é implantado automaticamente em caso de mau funcionamento.

Fonte: Future Transport

Comentarios