Mercedes-Benz Actros conquista o título de “Caminhão Verde 2013”

  • Actros 1851 é o veículo comercial mais ecologicamente correto
  • Caminhões Actros da Mercedes-Benz ocupam três entre dez posições no ranking ambiental
  • Premiação foi definida pelas equipes editoriais das revistas “Trucker” e “VerkehrsRundschau”

O Mercedes-Benz Actros 1851 GigaSpace é o veículo comercial mais sustentável de 2013. A constatação feita pelas revistas alemãs “VerkehrsRundschau” e “Trucker” resultou na conquista do prêmio “Green Truck 2013” (“Caminhão Verde 2013”). Esse modelo Actros, que atende à norma Euro 6, chamou a atenção já em seu primeiro ano de estrada, graças ao baixo consumo de combustível, como demonstrou, no ano passado, em testes independentes.

Na cerimônia de premiação, o Dr. Jörg Zürn, chefe da área de Engenharia de Produtos Caminhões da Plataforma Pesados/Médios CoE, comentou: “O reconhecimento recebido pelo Mercedes-Benz Actros 1851 GigaSpace como “Caminhão Verde de 2013” é uma confirmação conclusiva e imparcial dos resultados do trabalho de desenvolvimento que empreendemos visando criar um caminhão novo, compatível com o meio ambiente e que atende à norma de emissões Euro 6. Isso é ainda mais expressivo pelo fato de que duas outras versões do Actros também podem ser encontradas entre os 10 melhores desse ranking ambiental”.

Os critérios decisivos da avaliação incluem, acima de tudo, o consumo de combustível dos veículos, bem como as suas emissões de CO2. Também são avaliadas as emissões de escape e a carga útil máxima. Os valores que formaram a base de cálculo do consumo de combustível foram fornecidos pelos resultados dos testes realizados pelas próprias revistas “Trucker” e “VerkehrsRundschau”, especializadas em caminhões, que adotaram uma rota padronizada para essa finalidade.

O resultado alcançado demonstrou que o consumo de combustível do Actros é quase três litros menor em relação ao veículo que ficou em segundo lugar. Contribuiu substancialmente para isso o piloto automático com Predictive Powertrain Control (PPC), sistema de controle preditivo do trem-de-força.

O PPC reconhece a topografia da rota à frente e atua para possibilitar a otimização do consumo de combustível. O novo sistema de assistência ao motorista mostra seus pontos fortes especialmente em rotas montanhosas. Como primeiro sistema de piloto automático baseado em GPS do mundo, o controle preditivo do trem-de-força não só intervém na velocidade e na frenagem, quando se está conduzindo para frente, mas também controla a transmissão.

O Actros também conseguiu demonstrar que proporcionou significativa economia de combustível logo após sua estreia mundial em 2011. Em uma viagem comparativa de mais de 10.000 km, entre Rotterdam e Stettin, monitorada pela empresa alemã de serviços automotivos Dekra, o Actros 1845 LS BlueTec 6 registrou uma vantagem de 4,5% no consumo de combustível em relação à série anterior.

Fonte: Mercedes-Benz

Comentarios