Assinada a ordem de serviço para Via Expressa Baía de Todos os Santos

O ministro dos Transportes, César Borges, participou da assinatura da primeira ordem de serviço da Bahia em sua gestão, para a construção de quatro passarelas na Via Expressa Baía de Todos os Santos. Na ocasião, o ministro parabenizou o governador Jaques Wagner pelo que ele considera “uma obra como há muito tempo não se vê”. “Além de facilitar o escoamento de cargas, a obra resolve problemas crônicos como a rótula do abacaxi e projeta o crescimento do município para as próximas décadas. A via permitirá que a Bahia dê este salto”, afirmou César Borges.

As passarelas terão extensões diferenciadas, de acordo com cada trecho, e contarão com elevadores que permitem a acessibilidade dos portadores de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida, garantindo a circulação dos pedestres no entorno da via, inclusive dos moradores dos bairros localizados no entorno, como Cidade Nova, Vila Laura e Pau Miúdo. Serão construídas duas passarelas na Avenida Heitor Dias, uma na Barros Reis e outra na Estrada da Rainha.

Para o governador Jaques Wagner, a Via Expressa é uma obra estruturante de grande relevância para Salvador. “Considero, depois da Avenida Paralela, a Via Expressa como a maior intervenção urbana de Salvador e faz parte do nosso projeto de mobilidade urbana para a capital. E hoje assinamos a ordem destas quatro passarelas que vão garantir o deslocamento e dar mais mobilidade aos pedestres de forma segura em áreas que necessitam desta interconexão de um lado e do outro da Via Expressa”, disse ele.

As obras da Via Expressa Baía de Todos os Santos prosseguem em ritmo acelerado, com 93% dos serviços já executados e intervenções em andamento em vários pontos, como a execução de passeios na Barros Reis, conclusão dos túneis na Soledade, execução de macrodrenagem e terraplenagem na Estrada da Rainha, e, ainda, a finalização de quatro viadutos na Baixa de Quintas e outro no Comércio, que ligará a Cidade Baixa à Cidade Alta.

Com mais de quatro quilômetros de extensão, esta é a maior intervenção viária sendo executada em área urbana, no Brasil. Ligando a BR-324 ao Porto de Salvador, a Via Expressa contempla a construção de três túneis, 14 viadutos e 10 faixas (quatro para veículos de carga, quatro para veículos leves e duas exclusivas para ônibus), ciclovia com três metros de largura e 35,5 mil metros quadrados de passeio, além das quatro passarelas. O investimento aproximado da obra gira em torno de R$ 16 bilhões.

As obras serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e o prazo de execução é de seis meses. De acordo com o governador, a conclusão das obras está prevista para agosto deste ano. “Em agosto devemos terminar os dois túneis localizados no final da Estrada da Rainha, que darão acesso à área portuária. Esse trabalho todo vai se integrar à Ponte Salvador-Itaparica e quem vier da BR-242 pela ponte vai sair no Retiro sem complicações”, garantiu Jaques Wagner.

Segundo o diretor de Obras Estruturantes e Mobilidade Urbana da Conder, Sérgio Silva, o investimento na implantação dos equipamentos é da ordem de R$ 15 milhões e foi viabilizado por meio de convênio firmado com o Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A licitação foi realizada através do Regime Diferenciado de Contratações (RDC), modelo adotado pelo Governo Federal no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com o intuito de ampliar a eficiência das ações durante o processo de contratação.

Resumo das Intervenções:

Passarela 01 – Via Expressa – Km 0,9 (Estrada da Rainha)

Local: Próximo ao Vale do Queimadinho

Dimensão: 229 m de comprimento x 2,60 m de largura;

Passarela 02 – Via Expressa – Av. Barros Reis

Local: Próximo ao Atacadão

Dimensão 175 m de comprimento x 2,60 m de largura;

Passarela 03 – Via Expressa – Km 2,3 (Av. Heitor Dias)

Local: Próximo à Ladeira do Capoteiro

Dimensão 217 m de comprimento x 2,60 m de largura;

Passarela 04 – Via Expressa – Km 2,8 (Av. Heitor Dias / Rótula do Abacaxi)

Local: Ao lado da Login Informática

Dimensão 234 m de comprimento x 2,60 m de largura.

Fonte: Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER) e Governo do Estado da Bahia

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