Manter alimentação saudável é preocupação para quem vive na estrada

Entrega oficial da geladeira. | Foto: Divulgação Chico da Boleia

Chico da Boleia aproveita a oportunidade e carreteira da Transjordano ganha presente da Alliance Truck Parts

Quem vive do transporte rodoviário de cargas entende como é difícil ter uma alimentação adequada quando se está no trecho. Horas ao volante, nas estradas do país, pode ser prazeroso, mas é também um agravante na organização da vida pessoal. Manter bons hábitos de vida, como uma alimentação saudável e horas tranquilas de sono é fundamental para evitar problemas de saúde.

Longas viagens, alimentação descuidada, falta de atividade física e poucas horas de sono são ainda (e infelizmente) fatores presentes de quem ganha a vida na estrada. Os problemas de saúde dos caminhoneiros não são poucos.

Em 2018, uma pesquisa divulgada pelo jornal O Estado de São Paulo revelou que 79% dos trabalhadores da categoria está com excesso de peso ou obeso (na população em geral, esse índice é de 72%), 35% tem colesterol e/ou glicemia em níveis elevados e um terço dorme seis horas ou menos por noite.

Recentemente nos deparamos com um problema concreto vivido por Ângela Garcia, carreteira na transportadora Transjordano. Ângela foi personagem do quarto vídeo exclusivo da série para YouTube “Mulheres no comando”, produzido pela equipe Chico da Boleia, em homenagem ao mês das mulheres.

Apesar de obedecer à todas as regras de parada e descanso obrigatório exigidos pela lei e pela empresa, Ângela falou sobre a dificuldade de manter uma boa dieta alimentar no cotidiano de trabalho. Após passar por uma cirurgia bariátrica, a necessidade de um controle maior sobre a alimentação passou a ser inadiável. Preparar sua própria comida, com alimentos previamente escolhidos, não era a dificuldade. A dificuldade era ter uma estrutura adequada para boa conservação da comida. Ao ouvir o relato da carreteira da Transjordano, o pessoal da Alliance Truck Parts decidiu fazer uma grata surpresa e presentear Ângela com uma geladeira portátil de 41 litros. A entrega simbólica ocorreu no estande de exposição da empresa durante a realização da Automec (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços), em abril deste ano, na cidade de São Paulo.

Entrega simbólica durante a realiação da Automec 2019, em abril deste ano, na cidade de São Paulo.

“Em nossa linha de acessórios temos uma ampla opção de geladeiras para cabines de caminhão. E ficamos sabendo que a senhora Ângela tem algumas restrições alimentação e conta com uma dieta especial. Por isso decidimos fazer uma doação”, disse Thiago Nicolini, gerente da Alliance Truck Parts Brasil, por ocasião da entrega. Ao entregar o presente, Thiago esclareceu que a instalação do equipamento também estava incluída. “Agora é escolher o concessionário mais próximo e providenciar a instalação sem custo. Esperamos que colabore com sua saúde e com seu bem estar no trecho”, desejou.

“Agradeço a Transjordano, a Alliance e ao Chico da Boleia. Muito obrigado, estou muito feliz”, disse Ângela emocionada. Wagner, gestor de operação da Transjordano em Cubatão, conta que também foram surpreendidos. “Isso engrandece muito nossos funcionários”, frisou ao agradecer a ação da Alliance intermediada por Chico da Boleia.

Ângela Garcia está na Transjordano há quatro anos e meio e é carreteira há mais de dez, quando decidiu trocar a enfermagem pela estrada. “É difícil da gente explicar, porque a paixão vem com tudo. Eu era feliz na enfermagem e estou sendo muito feliz também na estrada. Estar na estrada possibilita ver coisas diferentes, ver a natureza e ir livre, leve e solta trabalhar, ser carreteira é a coisa mais linda do mundo”, revela. Na Transjordano, Ângela conduz com maestria um Actros da Mercedes Benz, veículo extrapesado, com uma carreta de nove eixos. A carreteira transporta uma carga perigosa, o combustível. “O Actros é o maior conforto que eu já dirigi e tem toda segurança que eu preciso”, diz ela que agora pode desfrutar também do conforto de uma geladeira na cabine do caminhão.

TEXTO: Redação Chico da Boleia / Jonas Tolocka | FOTO: Divulgação Chico da Boleia

Comentarios