Leandro Bortoncello, coordenador da Transposul, dá panorama sobre a feira

Em sua 16a edição, a Feira e Congresso de Transporte e Logística, também conhecida como Transposul, reuniu especialistas, expositores e caminhoneiros de todo o segmento do transporte rodoviário de cargas em Porto Alegre, entre os dias 15 e 17 deste mês. No último dia de realização do evento, Chico da Boleia fez uma entrevista exclusiva com Leandro Bortoncello, coordenador do evento e vice-presidente do Setcergs (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul), entidade promotora da Feira.

Durante a conversa, Bortoncello falou sobre os números deste ano, as realizações do evento e as expectativas para a próxima edição. Confira a entrevista.

Chico da Boleia: Leandro, vamos falar primeiro do desafio deste ano de 2014, onde tivemos a Copa do Mundo, teremos eleições e com uma economia que deixou todo mundo meio inseguro. Como foi organizar esse evento num contexto como este?

Leandro Bortoncello: Bom, em primeiro lugar agradeço pela entrevista e por poder prestigiar os caminhoneiros. Eu também sou de uma família caminhoneira, meu pai era caminhoneiro e todo o nosso sindicato nasceu dos caminhoneiros. Esse ano foi atípico de crescimento baixo da economia e nós do Setcergs tivemos um desafio grande para fazer mais uma edição da Transposul. Porque este ano não sabíamos como seria com tantos eventos, mas não podíamos deixar de apostar na Transposul, na força do nosso sindicato e na parceria com nossos fornecedores e com nosso público. Então nós fizemos a Feira e superou os números do ano passado. Hoje é o último dia e tivemos todas as expectativas superadas tanto dos expositores e fornecedores, quanto do público em geral.

Chico da Boleia: Deu pra perceber na abertura oficial, a grande presença de representantes de várias entidades da categoria não só do Rio Grande do Sul, mas também de outros estados. E também tivemos a participação de membros do governo. Eu não me recordo – essa já é a quarta edição que participamos do evento – de ter uma participação tão ativa assim desses especialistas e autoridades no evento. Você confirma isso?

Leandro Bortoncello: Confirmo, este ano tivemos a presença do Governador, do Prefeito Fortunatti, do Presidente da Assembléia Legislativa, entre outros deputados estaduais e autoridades. Tivemos também a presença do presidente da NTC & Logística, do presidente do Setcesp e de federações do Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, e o sub-secretário do Espírito Santo para a palestra sobre roubo de cargas. O pessoal tem notado a importância do nosso evento, da nossa feira, e tem contribuído e participado para ajudar nesse processo.

Chico da Boleia: Vamos falar agora dos resultados da Feira. Em termos de expositores do ano passado pra cá, tivemos um aumento?

Leandro Bortoncello: Tivemos um aumento de quase 30 expositores, não tenho um número exato porque só teremos isso depois do término da Feira. Mas pelos números que temos até agora, já superou nossas expectativas. No ano passado tivemos cerca de 3 mil congressistas e esse ano nós batemos esse número, atingindo um recorde de aproximadamente 4800 congressistas. São as pessoas que vêm procurar informação e participar de palestras para agregar valor aos seus negócios. Também tivemos aumento de expositores que devem chegar a 100 e a quantidade de negócios deve chegar em torno de 100 milhões, o que era a nossa previsão. De fato, houve um decréscimo de quase 30% em volume de negócios em relação ao ano passado, mas isso se atribui ao nosso atual contexto de ano de PIB baixo e já era previsto.

Chico da Boleia: Ou seja, os expositores estão felizes com o resultado.

Leandro Bortoncello: Estão! Como coordenador uma das minhas tarefas é visitar os estandes e ver como está a organização, a comercialização, e todos estão felizes. Eu não tenho um número, mas nenhum dos expositores disse que a Feira está ruim, ou fraca. Todos disseram que estão surpresos com a movimentação da Feira e disseram também que se não fecharam negócios, eles estão alinhavados para serem fechados. Então podemos confirmar que a 16a edição da Transposul tem sido um sucesso.

Chico da Boleia: Vocês normalmente trazem palestrantes para o evento. Como se deu a escolha dos palestrantes deste ano, por exemplo, o jornalista William Waak que falou sobre economia?

Leandro Bortoncello: A gente já tinha uma previsão de um ano difícil economicamente e por isso procuramos focar no tema das perspectivas econômicas. Então trouxemos pessoas que tem bastante conhecimento nessa área para esclarecer nosso público e passarem informações sobre um horizonte futuro nesse aspecto.

Chico da Boleia: Se não me engano uma das coisas que aconteceu aqui no RS foi a criação de uma cooperativa de crédito. Isso aconteceu este ano?

Leandro Bortoncello: Isso aconteceu este ano e a Cooperativa se chama Transulcred. É um embrião que foi colocado no ano passado e ela nasceu este ano. Isso vai proporcionar ao pequeno transportador uma linha de crédito com juros mais baratos para, inicialmente, acertar as contas e ajudar nas pequenas dificuldades financeiras. Não vai servir inicialmente para compra de caminhões, mas vai poder socorrê-lo nas horas difíceis.

Chico da Boleia: E essa cooperativa nasce com recurso próprio ou de terceiros? Como ela funciona?

Leandro Bortoncello: Ela está nascendo agora, é uma realização da nossa Federação com participação de todos os Sindicatos e tem alguns diretores que são associados, tendo suporte de um banco de crédito por trás, que dá toda garantia que o Banco Central exige. E ela não é para grande empresa, a cooperativa foi criada pensando nos pequenos empresários, autônomos, pessoas ligadas ao setor de transporte, mas com pequenas linhas de créditos.

Chico da Boleia: O que esperar da Transposul para 2015?

Leandro Bortoncello: A gente espera que supere, porque todos os anos têm superado as nossas expectativas. Ano a ano a Feira vem crescendo, tanto que esse ano não temos mais espaço para expositores, estamos até pensando em reinventar um espaço para ela. Mas já no próximo mês começaremos as reuniões para a próxima edição e tenho certeza que nossa organização e nosso Sindicato tem know how suficiente para fazer uma bela Transposul 2015.

Redação Chico da Boleia

Entrevista realizada em 17/07/2014

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios