Irmãos Davoli recebe simulador de direção Navig

Promovido pelo SindeCar de Porto Ferreira, evento realizou o Treinamento Motorista Eficiente com ênfase na economia de combustível.

A Irmãos Davoli de Porto Ferreira recebeu, neste mês de agosto, o simulador de direção Navig, empresa comandada pelo piloto Luciano Burti. Importado do Canadá, o simulador Navig dispõe de diversos módulos de treinamento. O carro-chefe é o curso de direção econômica, que leva o motorista a economizar combustível durante o trajeto. O curso foi ministrado para motoristas da região com o apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de Porto Ferreira e Região.

28448501404_224e5e8a4c_z

Edson Galbier, Gerente de Vendas da Irmãos Davoli de Porto Ferreira, destacou que a parceria entre a empresa, o SindeCar e a Navig é reflexo de uma preocupação compartilhada com a formação profissional e o bem estar dos caminhoneiros.

O objetivo é traduzir essa preocupação em capacitação, treinamento e qualificações para que os motoristas saibam e possam utilizar todos os recursos de segurança e tecnologia de um caminhão. “Quando o Sindicato nos procurou e trouxe a Navig, vislumbramos uma ótima oportunidade. Através desse simulador, os motoristas estão sendo qualificados para tirar o melhor proveito dos brutos”, destacou Edson.

O simulador Navig é produzido pela Virage Simulation, empresa canadense que utiliza em seu processo de desenvolvimento o mesmo conceito de simulação aérea. O conteúdo teórico e prático do curso foi desenvolvido em parceria com o CFTC (sigla em francês que significa Centro de Formação de Transporte de Charlesburg), um centro de treinamento para caminhoneiros baseado em Quebec, no Canadá, que conta com mais de 120 caminhões próprios, 20 cursos, sendo a maioria deles associados ao uso de simuladores.

O responsável técnico pela aplicação do Treinamento Motorista Eficiente, Márcio, comentou que cada motorista tem a oportunidade de dirigir o simulador e colocar em prática todo o conhecimento com as novas tecnologias embarcadas.29069498295_4594fe28e8_z

“Esse é um simulador utilizado em vários outros países, como Canadá e Estados Unidos, a partir dele é possível trabalhar com o comportamento do motorista, pra depois a gente passar para o veículo. Então o motorista eficiente aprende a ser mais seguro no trânsito, mais responsável a partir de uma mudança de comportamento.”, frisou Márcio.

Com a simulação aplicada nos motoristas participantes do curso, é possível obter resultados imediatos, já que eles tomam contato com novas tecnologias que antes não conheciam. Além disso, com os índices de economia e segurança, fornecidos imediatamente pelo simulador após o treinamento, os motoristas podem visualizar a mudança positiva do seu comportamento no volante.

“No dia a dia a gente não tem como refazer as situações da estrada. Mas no simulador a gente pode refazer as ações, ajustar o comportamento e fazer com que o motorista identifique os erros que ele cometeu ao longo da direção”, afirmou Márcio.

andre
Presidente do Sindecar, André Juliani

André Souza Soares, de 34 anos, participou do treinamento ao lado de outros motoristas e afirmou que os resultados foram muito positivos. “Achei muito boa a experiência, o simulador é muito real. Quando a gente está no trecho é outra coisa, mas o simulador parece que traz todas as condições para que a gente possa realizar o treinamento da forma mais parecida com a realidade”, completou o motorista que tem 12 anos de estrada.

Presidente do Sindecar, André Juliani destacou que a colaboração da Irmãos Davoli foi fundamental para cumprir os objetivos do Treinamento Motorista Eficiente. De acordo com ele, os motoristas estão satisfeitos com o programa, o que aumentou a busca pelo treinamento com o simulador. “A nossa meta inicial era atingir 120 motoristas, mas esse número já passou de 200 em duas semanas. Para nós foi uma surpresa muito positiva”, destacou.

Juliani ainda revelou que o próximo passo é aplicar os outros módulos do treinamento que incluem técnicas de anti-tombamento e manobra, aproveitando a parceria entre SindeCar, Irmãos Davoli e Navig.

 Redação Chico da Boleia

Galeria de Foto:
Treinamento Motorista Eficiente - Irmãos Davoli

Comentarios