International Caminhões inaugura fábrica em Canoas

A International Caminhões, empresa do grupo Navistar, inaugurou nesta terça-feira (11) sua nova fábrica no Brasil. A operação, instalada junto à MWM Motores, em Canoas, marca o retorno da produção própria destes veículos no país.

Em coletiva de imprensa no Hotel Deville, o presidente e CEO da Navistar na América do Sul, Waldey Sanchez, disse que a utilização do espaço já existente gerou economia. “Se fosse feita do zero, essa planta custaria U$ 100 milhões. A Navistar investiu R$ 400 milhões nos últimos três anos no Brasil, sendo 25% no setor de caminhões”, comentou, sem detalhar o valor investido em Canoas.

A International Caminhões fabricou caminhões no País pela primeira vez em 1998, em parceria com a Agrale, em Caxias do Sul. Em 2002, uma crise inviabilizou o projeto. Em 2010, mais um tentativa foi feita, em parceria com a Caterpillar, que acabou sendo abortada. Nos últimos aos, a empresa produziu seus caminhões em Caxias do Sul, em uma linha de montagem alugada junto à Agrale.

Dois modelos de caminhões serão produzidos em Canoas: o 9800i e o DuraStar. A capacidade de produção atingirá 5 mil unidades em três turnos de trabalho por ano. “Hoje estamos cinco vezes maior do que quando iniciamos no Brasil”, comemorou o presidente mundial da divisão de caminhões e motores, Erich Tech.

fonte

Comentarios