Interlagos recebe as novidades da Fórmula Truck.

A quinta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck já começou em São Paulo. Desta vez, o palco da disputa será o assediado Autódromo Internacional José Carlos Pace, nome atribuída à pista em 1985 em homenagem ao grande piloto automobilismo brasileiro.Com mais de 70 anos de história, o Autódromo de Interlagos acolhe neste final de semana todas as novidades que a Fórmula Truck apresentou aos amantes da categoria.

Na última quinta-feira (4 de julho), a Presidente Neusa Navarro, anunciou na capital paulista a mais nova parceria da categoria com o Santos Futebol Clube. Juntamente com Luciano Moita, integrante do Comitê de Gestão do Santos, Neusa apresentou a equipe ABF Santos Desenvolvimento, que terá como pilotos o paranaense Wellington Cirino e o brasiliense Geraldo Piquet, vencedor da última etapa em Goiânia.

Coletiva de imprensa com pilotos de São Paulo

Para Neusa Navarro, o objetivo principal da parceria é aproveitar o atual momento de grande visibilidade do futebol para promover ainda mais a categoria automobilística no Brasil e no exterior. “Eu estou tentando essa parceria tem três anos. Eu acho que ela chegou num bom momento. O futebol está no auge por causa da Copa do Mundo. A ideia é trazer um pouco do futebol para o automobilismo, isso será ótimo pra nós em todos os sentidos. Os pilotos estão felizes e eles são vencedores. Que venham outros times para se juntarem a nós”, afirmou a Presidente.

Com relação ao assunto, Roberval Andrade, da Ticket Car Corinthias, foi questionado sobre uma possível rivalidade nas pistas. “O Corinthias é águia, mergulha pra pegar o peixe”, respondeu o piloto com bom humor. “O Corinthias vai continuar fazendo o papel dele. O Santos tem uma história no futebol que está vindo para o automobilismo e eu espero que isso possa também trazer visibilidade para a Fórmula Truck”, finalizou Roberval.

A Presidente da categoria também frisou a importância de que venham outras montadoras de caminhão juntamente com as novas parcerias para incrementar a competitividade na pista. Sobre a participação de montadoras chinesas na categoria, Neusa Navarro frisou que o trabalho nesta questão é constante. “Como todo mundo sabe o país está passando por muitas dificuldades e também as novas empresas (referindo-se as empresas chinesas) que vieram pra cá. Mas eu acredito que assim que tudo isso for regularizado elas estarão mais presentes. A Sinotruck esteve com a gente, mas não está mais. Eu espero que venham todas as montadoras e que tenhamos mais modelos de caminhões para disputar na pista”, cogitou Neusa.

Dentro da pista, a corrida em Interlagos é sinônimo de muitos desafios. Com traçado sinuoso, o Autódromo impõe aos pilotos um bom preparo dos veículos e das estratégias de equipe. Na coletiva de imprensa desta sexta-feira (5), os pilotos paulistas da categoria falaram sobre as expectativas para esse final de semana. “Interlagos exige muito do motor e dos freios do caminhão. No entanto, a Mercedes tem se mostrado um caminhão forte e confiável. Nossa expectativa é de bons resultados para a aquipe nesse final de semana”, frisou Paulo Salustiano, piloto da ABF Racing Team e atual líder do campeonato.

Outro piloto que já apresentou novidades em seu caminhão este ano é Djalma Fogaça da DF Motorsport. Desde o início do ano, Fogaça vem correndo sem a utilização do catalisador do caminhão. “O caminhão tem se mostrado rápido sempre em todos os treinos e sempre temos problemas com catalisador. Somos o único caminhão que utiliza motor 9 litros, com uma rotação mais alta. E tem que estar muito bem casada a relação de marcha com a hora que pega o turbo. Então quando o catalisador está operando, esse “casamento” não vinga. Porém, é muito difícil trabalhar num nível de fumaça aceitaval (que não seja penalizado pela direção de prova) em que vc não utilize o catalisador, mas a gente vai tentar trabalhar nisso neste final de semana”, explicou Fogaça.

Adalberto Jardim, da RM Competições, também frisou a qualidade de engenharia e do trabalho de sua atual equipe. Em parceria com a Man Latin America e com a engenharia que a Volkswagen tem disponibilizado para a equipe, Jardim frisou que os caminhões Man já não possuem defasagens em relação ao Constelation e que estão fazendo um ótimo trabalho nas pistas.

De piloto à chefe, Luiz Lopes, da Lucar Motorsports, frisou que tem aprendido muito com a liderança de uma equipe na categoria. “Muita coisa mudou, a gente até perde um pouco o foco na pilotagem. É muito mais simples só pilotar, hoje tenho que administrar também. Mas estou aprendendo e a Iveco tem investido e nos ajudado bastante. Espero que daqui pro final do campeonato possamos ser uma equipe mais competitiva”, concluiu Lopes.

Já para o estreiante da categoria, Alberto Cattucci, da ABF Motorsport, a pista de Interlagos significa o momento de colocar em prática toda sua experiência no traçado de São Paulo. “Estou bem confiante, esse é a pista que eu mais corri na vida. Eu conheço bem Interlagos, então eu acredito que vai ser meu melhor resultado. Eu também estou confiante porque o Volvo é um caminhão que não quebra e eu pontuei em todas as etapa”, completou Cattucci.

Para esta sexta-feira, estão programados dois treinos livres. A corrida acontecerá no domingo, 07 de julho, a partir das 14 horas e será transmitida pela Band. Confira abaixo a agenda da etapa deste final de semana.

SEXTA           DIA 05/07/2013

Das 08:30 às 10:45 hs                        Vistoria Técnica – F-Truck

Às 09:00 hs                        Coffee Break Imprensa

Às 09:30 hs                        Coletiva de Imprensa

Às 10:15 hs                        Briefing Pilotos – F-Truck

Das 11:00 às 12:00 hs                        1º. Treino Livre – F-Truck

Às 13:30 hs                        Pesagem Oficial de Pilotos

Das 14:00 às 15:00 hs                        2º. Treino Livre – F-Truck

Às 15:30 hs                        Truck Kids

Publicidade



SÁBADO       DIA 06/07/2013

Das 08:00 às 09:00 hs                        3º. Treino Livre – F-Truck

Das 10:00 às 11:00 hs                        4º. Treino Livre – F-Truck

Das 13:00 às 14:30 hs                        Treino Classificatório – F-Truck

Das 14:45 às 15:15 hs                        Top Qualifing – F-Truck

Das 15:30 às 18:00 hs                        Volta Rápida

DOMINGO    DIA 07/07/2013

Das 07:00 as 08:00 hs            Teste Show

Das 09:00 as 09:30 hs            Warm-Up – F-Truck

Das 10:00 às 10:30 hs            Desfile dos Pilotos – F-Truck

Das 10:45 às 11:15 hs            Show de Motos

Das 11:30 às 12:45 hs            Truck Test

Das 13:00 às 13:30 hs            Show/Intervalo

Às 13:45 hs            Abertura de Box – F-Truck

Às 14:00 hs            Fechamento de Box – F-Truck

Às 14:10 hs            Hino Nacional e Placa de 5 Minutos – F-Truck

Às 14:15 hs            Bandeira verde para volta de apresentação, mais

00:55 hs. de corrida (prova) – F-Truck

As 15:20 hs            Podium – F-Truck

Agenda: Fórmula Truck

Redação Chico da Boleia

Comentarios