Grupo Irmãos Davoli proporciona visita à fábrica da Mercedes-Benz

A visita foi proporcionada a alguns de seus parceiros da região de Amparo à fábrica em São Bernardo do Campo-SP

Recepção Mercedes Benz
Recepção Mercedes Benz Foto: Juliano H. Buzana

O Grupo Irmãos Davoli, concessionária da Mercedes-Benz, proporcionou a alguns de seus parceiros da região de Amparo, uma visita à fábrica de caminhões da Mercedes-Benz na cidade de São Bernardo do Campo-SP. A Concessionária Irmãos Davoli está localizada na cidade Mogi Mirim-SP e presta serviços de oficina e comércio de peças, acessórios e, principalmente, caminhões.

A unidade da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, inaugurada em 28 de setembro de 1956, conta com cerca de 13 mil funcionários

Ela abrange atualmente uma área com 33 cidades na região da Baixa Mogiana e Sul de Minas Gerais. A visita serviu para estreitar os laços entre a Irmãos Davoli e seus novos parceiros da recente área adquirida da região de Amparo. A visita proporcionada pela Irmãos Davoli à fábrica da Mercedes-Benz começou com uma apresentação geral do Grupo Daimler, com sede na Alemanha. Logo após, o foco voltou-se para a unidade em São Bernardo do Campo-SP.

A unidade da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, inaugurada em 28 de setembro de 1956, conta com cerca de 13 mil funcionários diretos e indiretos em uma área de mais de 1 milhão de m2, com uma área construída de 500 mil m2. Possui também a maior planta fora da Alemanha e a única a produzir, em um mesmo local, caminhões, chassis de ônibus e agregados, como motores, câmbios e eixos, além de cabinas de caminhões. Encontra-se ainda nesta unidade, o Centro de Desenvolvimento Tecnológico, responsável por diversas pesquisas em parceria direta com a Daimler na Alemanha. A visita continuou no local onde são construídos os motores, onde todo o processo é automatizado: desde as apertadeiras automatizadas que são programadas para cada torque ocorrer na força correta, como também braços robóticos que realizam diversas tarefas dentro da fábrica.

A excelência na qualidade é um grande diferencial da Mercedes-Benz. Cada peça produzida é exaustivamente testada no Centro de Metrologia da unidade. Ao final da fabricação de cada motor são realizados inúmeros testes nos Bancos de Provas, onde cada detalhe dos testes é examinado e, caso haja necessidade, são feitos ajustes para que tudo saia de forma precisa. Todas as informações do motor são gravadas em seu módulo, o DNA do motor. Ao mesmo tempo, são produzidas as cabines dos caminhões onde todo o processo também é todo automatizado. O encaixe e a soldagem das peças da cabine são feitos por braços robóticos. Em seguida, já com a cabine pronta, a mesma passa por todo o processo de pintura. A próxima etapa na linha de fabricação e montagem dos caminhões Mercedes-Benz é a colocação do motor no chassi e a acoplação da cabina no caminhão e seus acessórios, como câmbio, retrovisores, toda a fiação da parte elétrica, etc. Os pneus são os últimos itens a serem colocados e o caminhão fica pronto para sair da fábrica funcionando. A cada 5m30s um caminhão sai da linha de produção. Todos os parceiros que tiveram o privilégio de visitar a fábrica ficaram muito satisfeitos com a Irmãos Davoli por ter lhes proporcionado um dia inesquecível.

    

Redação Chico da Boleia

Comentarios