A visita foi proporcionada a alguns de seus parceiros da região de Amparo à fábrica em São Bernardo do Campo-SP

O Grupo Irmãos Davoli, concessionária da Mercedes-Benz, proporcionou a alguns de seus parceiros da região de Amparo, uma visita à fábrica de caminhões da Mercedes-Benz na cidade de São Bernardo do Campo-SP. A Concessionária Irmãos Davoli está localizada na cidade Mogi Mirim-SP e presta serviços de oficina e comércio de peças, acessórios e, principalmente, caminhões.

Ela abrange atualmente uma área com 33 cidades na região da Baixa Mogiana e Sul de Minas Gerais. A visita serviu para estreitar os laços entre a Irmãos Davoli e seus novos parceiros da recente área adquirida da região de Amparo. A visita proporcionada pela Irmãos Davoli à fábrica da Mercedes-Benz começou com uma apresentação geral do Grupo Daimler, com sede na Alemanha. Logo após, o foco voltou-se para a unidade em São Bernardo do Campo-SP.
A unidade da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo, inaugurada em 28 de setembro de 1956, conta com cerca de 13 mil funcionários diretos e indiretos em uma área de mais de 1 milhão de m2, com uma área construída de 500 mil m2. Possui também a maior planta fora da Alemanha e a única a produzir, em um mesmo local, caminhões, chassis de ônibus e agregados, como motores, câmbios e eixos, além de cabinas de caminhões. Encontra-se ainda nesta unidade, o Centro de Desenvolvimento Tecnológico, responsável por diversas pesquisas em parceria direta com a Daimler na Alemanha. A visita continuou no local onde são construídos os motores, onde todo o processo é automatizado: desde as apertadeiras automatizadas que são programadas para cada torque ocorrer na força correta, como também braços robóticos que realizam diversas tarefas dentro da fábrica.
A excelência na qualidade é um grande diferencial da Mercedes-Benz. Cada peça produzida é exaustivamente testada no Centro de Metrologia da unidade. Ao final da fabricação de cada motor são realizados inúmeros testes nos Bancos de Provas, onde cada detalhe dos testes é examinado e, caso haja necessidade, são feitos ajustes para que tudo saia de forma precisa. Todas as informações do motor são gravadas em seu módulo, o DNA do motor. Ao mesmo tempo, são produzidas as cabines dos caminhões onde todo o processo também é todo automatizado. O encaixe e a soldagem das peças da cabine são feitos por braços robóticos. Em seguida, já com a cabine pronta, a mesma passa por todo o processo de pintura. A próxima etapa na linha de fabricação e montagem dos caminhões Mercedes-Benz é a colocação do motor no chassi e a acoplação da cabina no caminhão e seus acessórios, como câmbio, retrovisores, toda a fiação da parte elétrica, etc. Os pneus são os últimos itens a serem colocados e o caminhão fica pronto para sair da fábrica funcionando. A cada 5m30s um caminhão sai da linha de produção. Todos os parceiros que tiveram o privilégio de visitar a fábrica ficaram muito satisfeitos com a Irmãos Davoli por ter lhes proporcionado um dia inesquecível.
Redação Chico da Boleia
Comentarios