Governo vai anunciar ações na BR-163 para garantir escoamento da safra

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta quinta-feira que o governo federal vai lançar um “Plano Safra da Infraestrutura” no próximo dia 28 de janeiro. As medidas vão atender importantes rotas utilizadas para o escoamento da safra que começa a ser colhida e que enfrentam problemas recorrentes.

As ações, porém, devem se concentrar na BR-163, que liga os municípios de Sinop-MT e Santarém-PA, com 1.300 quilômetros de extensão. É a principal rodovia para o transporte dos grãos produzidos em Mato Grosso até o Porto de Miritituba, no Pará. Apesar da importância econômica, a estrada não é totalmente asfaltada e os caminhoneiros que trafegam por ali carregados de soja, principalmente, são obrigados a enfrentar grandes atoleiros nessa época do ano em função das chuvas.

Ainda não há detalhes sobre as ações que serão implementadas nem o custo total. Nem mesmo se outras rodovias do país serão incluídas nesse pacote de medidas. A assessoria do Ministério da Infraestrutura afirmou que a previsão de anúncio é para a próxima quarta-feira, dia 30, diferentemente do que foi anunciado pela ministra da Agricultura. O certo é que o ministro Tarcísio Gomes de Freitas vai viajar pela BR-163 na próxima semana com um comitiva para ver in loco os problemas e definir o que poderá ser feito emergencialmente.

O assunto já foi debatido no início desse mês entre os ministros da Infraestrutura, da Agricultura e da Defesa, Fernando Azevedo. Eles buscaram alinhar medidas para suprir as necessidades de melhorias na rodovia. Esse conjunto de ações foi chamado de Operação Radar e é o que deve ser transformado no Plano Safra da Infraestrutura. O objetivo é dar apoio ao caminhoneiros e garantir o escoamento da safra sem os problemas recorrentes. Empresas privadas, a Polícia Rodoviária Federal e o Exército devem ajudar.

“No dia 28, nós vamos lançar o Plano Safra da Infraestrutura, que é o atendimento daquelas estradas onde todo ano vemos caminhão atolado até o eixo, todos os eixos debaixo do atoleiro, nada consegue remover. Esse ano, está sendo feito o atendimento nessas estradas para que aqueles locais que todo ano tem problemas, sejam minimizados, para que não fiquem lá atolados”, afirmou a ministra Tereza Cristina.

Segundo informações divulgadas no site do Ministério da Infraestrutura, essas são ações de curto prazo para ajudar no escoamento de grãos de Mato Grosso pelo Arco Norte que seriam completadas com o asfaltamento total da BR-163 e a construção da ferrovia Ferrogrão.

Fonte: Canal Rural
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