DNIT promove melhorias em pontes e viadutos no sertão pernambucano

(Imagem: divulgação/DNIT)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está executando a manutenção preventiva em Obras de Arte Especiais (OAEs) nas BR-110/PE, BR-232/PE e BR-424/PE, em Pernambuco, por meio do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE). A expectativa é que 68 estruturas sejam beneficiadas. O valor do investimento feito pelo Governo Federal é de aproximadamente R$ 7,9 milhões.

Com a margem de 30% de avanço físico das atividades, a autarquia já realizou diversos serviços nas estruturas situadas nas BR-424/PE e BR-110/PE. As OAEs receberam melhorias como recomposição de dreno, selagem superficial de fissuras, limpeza em superfície de concreto, pingadeiras de elastômero, implantação de juntas de dilatação, entre outros.

Na rodovia BR-232/PE foram executados serviços de recuperação de ferragem degradada, concretagem de defeitos, pintura com tinta anticorrosiva e implantação de juntas de dilatação na ponte do km 342,44. As intervenções destinadas às demais obras de arte especiais da BR-232/PE estão programadas para iniciarem entre dezembro de 2025 e janeiro de 2026.

O contrato vigente de manutenção preventiva abrange 15 OAEs na BR-110/PE, sendo duas pontes e 13 pontilhões. Na BR- 232/PE são dois pontilhões, três viadutos e 26 pontes, totalizando 31 estruturas. Na BR-424/PE, as ações acontecem em um pontilhão e 21 pontes, atendendo 22 empreendimentos ao todo. Conforme cronograma do contrato, a estimativa é que as atividades sejam concluídas no primeiro semestre de 2026.

Mais Serviços

Até o momento foram concluídos os serviços em 13 pontilhões da BR-110/PE. Na BR-424/PE, as pontes dos km, 26,41 (Rio Ipanema); km 32,62 (Riacho Amigos); km 33,56 (Riacho Carrapateira I) também já foram atendidas e encontram-se com as atividades encerradas.

PROARTE

As melhorias são gerenciadas pelo PROARTE, programa do DNIT que atua com o objetivo de eliminar deficiências estruturais e funcionais de pontes, túneis, viadutos e passarelas caracterizados como Obras de Arte Especiais (OAEs), por meio da manutenção preventiva, corretiva e reabilitação.

As intervenções ampliam a vida útil das estruturas e aumentam sua capacidade de suporte, especialmente em obras com níveis críticos de conservação e grande relevância para a malha rodoviária federal.

Importância das Rodovias

A BR-110/PE está inserida na região do sertão do Moxotó Pernambucano, ligando a outras como o sertão de Itaparica e Pajeú. É uma importante rota de escoamento de produtos agrícolas do perímetro irrigado do São Francisco e Moxotó (Ibimirim/Inajá), assim como única via de acesso regional que liga os estados da Paraíba, Pernambuco e Bahia.

Já a BR-232/PE (Luiz Gonzaga) também conhecida como a “Espinha Dorsal” de Pernambuco faz conexão com todo o interior e estados vizinhos. Representa uma das principais rodovias do estado, pois é rota de escoamento da produção agrícola, produtos e serviços.

Por fim, a BR-424/PE está situada entre o Agreste/Sertão do Moxotó Pernambucano e o Agreste Setentrional. Conecta duas cidades principais na região, Arcoverde e Garanhuns, além de conectar o sertão com todo o agreste setentrional e o estado de Alagoas. É importante rota de escoamento de produtos agrícolas e leiteiros, incluindo vários laticínios da região.

Fonte: DNIT

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