Dicas para comprar e vender caminhão usado na internet

Você que está pensando em trocar o seu pesado por um modelo mais atual ou você que está começando no ramo de transportes de cargas pesadas e busca por opções de veículos usados, por ter algumas vantagens de custo e benefício na hora da compra, este artigo é para você!

Vamos dar algumas dicas de como vender o seu caminhão e dicas de como comprar o seu pesado usado, e qual caminhoneiro(a) que não quer ter a certeza de que fez um bom negócio, não é mesmo? Seja na compra ou na venda.

Deixe o seu anúncio online e mais atrativo para compra

Antes de você procurar um local ou parceiro ideal para anunciar o seu caminhão, sua frota ou até mesmo o estoque de pesados da sua loja, você precisa ficar atento a algumas práticas de vendas na internet e deve criar alguns conteúdos para divulgação, como:

  • Fotos detalhadas e de destaques

Quanto mais fotos do seu pesado melhor, tire uma de cada ângulo, de frente, atrás, dos lados, de alguns detalhes em especiais, de dentro, do painel e o que achar necessário.

É importante tirar fotos dos detalhes mais desgastados do caminhão também, e informar na descrição. Essa transparência traz mais segurança e confiança para o comprador. Além de evitar algum transtorno na hora de ver o caminhão.

  • Descrição do veículo completa

Quanto mais completa melhor! Descreva quanto tempo de uso o caminhão teve, quantos donos teve, se tiver alguns detalhes de defeito, como falta de peças por exemplo, é importante mencionar.

Destacar as formas de pagamento disponíveis, se tiver outras opções de pagamentos facilitadas é melhor e descrever se você aceita trocas

É importante ressaltar todas as informações técnicas e de acessórios do caminhão também.

  • Pesquisa de preço chamativo

Anuncie o seu pesado com um preço chamativo, não adianta anunciar com um preço maior que a do mercado como técnica de venda para usar na negociação. Seja objetivo, quem está procurando um caminhão para comprar na internet, já pesquisou muito e já tem muitas referências de preços.

O comprador não irá falar com todos os anunciantes que ele encontrar, então você precisa estar na lista de interessados dele, o fator que mais influencia na busca de produtos na internet é o preço baixo.

Se o seu caminhão tem um valor a mais do que a do mercado, em relação acessórios extras, conservação, quilometragem baixa entre outros fatores. Você precisa agregar mais valor a ele, e deixar claro na descrição do anúncio.

  • Listar todos os meios de contato

Na hora de anunciar o pesado online, você precisa deixar todas as formas de contatos possíveis, para facilitar a comunicação com o interessado.

Apesar de muitos clientes preferirem o contato por whatsapp, existem muitos que gostam de falar com as pessoas pelo telefone, e outros que só conseguem responder por e-mail.

É interessante focar em mais deu uma rede de comunicação, caso você tenha muitos pesados para vender.

  • Escolha a plataforma de divulgação

Agora que você já criou o seu conteúdo de divulgação, é hora da publicidade! As redes sociais são as opções de comunicações e vendas mais usadas hoje em dia!

Você pode publicar o seu caminhão para venda no seu perfil nas redes sociais, e caso você tenha uma loja de vendas de caminhões, é a hora de criar o seu perfil empresarial nas principais redes sociais, Facebook e Instagram.

Se você gosta de fazer vídeos do seus pesados, o Youtube irá te ajudar muito também.

Além das redes sociais, existem os sites de divulgação, aqui nós vamos apresentar como indicação, o portal Trucadão.

O Trucadão, além de ser o maior portal de pesados do Brasil, traz várias soluções, tanto para divulgação quanto para venda, para quem quer ganhar dinheiro com o mercado de veículos e máquinas pesadas no Brasil.

O planos variam dos serviços que você irá precisar, de quantos pesados irá anunciar e até mesmo por período que deseja usar a plataforma de compras e vendas do portal Trucadão.

Então antes de tudo você precisa se cadastrar no site deles, e em seguida uma equipe de consultores especializados irá analisar o seu cadastro e entrar em contato com você já trazendo algumas soluções personalizadas para você vender mais rápido o seu caminhão ou máquinas pesadas.

O portal é totalmente segmento então você tem um alto volume de interessados específicos em comprar um veículo ou máquina pesada em todo o Brasil, disposto a encontrar o seu anúncio online.

Onde encontrar o caminhão usado para comprar

Existem milhares de sites, redes sociais, classificados, contatos entre outras redes de comunicação na internet, onde você pode encontrar muitos anúncios de caminhões usados à venda, porém não tem como ficar pesquisando em todos.

Até mesmo porque existe, muitos anúncios falsos e pessoas má intencionadas prontas para dar um golpe, no primeiro que aparecer.

Então você precisa ficar atento em alguns fatores na hora de pesquisar o seu pesado na internet, que vamos listar abaixo:

  • Escolha sites confiáveis

Assim como se faz em lojas físicas, pesquise em sites de confiança. Pesquisa informações sobre a empresa representada no site, veja se seus amigos ou familiares conhecem o site e busque indicações de outros compradores. Dê preferência a lojas que têm popularidade entre o público e com anos de experiência.

  • Confira se o site disponibiliza canais de atendimento

Um dado importante para verificar se um site é confiável é a disposição de canais de atendimento ao cliente e está ativo, você pode fazer alguns teste e tentar falar com eles por alguns canais divulgados. Confira se o site fornece informações como CNPJ, endereço, telefone e contato do SAC.

  • Desconfie de preços muito baixos

Assim como acontece nas lojas físicas, em geral os produtos mantêm uma média de preço anunciadas em sites, classificados e até nas redes sociais.

Se você se deparou com uma oferta que foge muito do padrão, desconfie do site e da veracidade das informações dos anunciantes, qualquer dúvida que tiver você pode conversar com o atendimento, que é muito importante o site ter um suporte para os compradores também.

  • Não revele a senha do cartão de crédito

Como você pôde ver no passo a passo de pesquisar algumas compras pela internet,não é normal essas empresas pedirem dados e a senha do seu cartão de crédito. Por isso, não forneça esse tipo de informação, o ideal é pagar por algumas plataformas seguras com garantias, como o mercado pago ou se possível, efetuar o pagamento pessoalmente.

  • Mas afinal, onde eu posso encontrar o caminhão usado para comprar?

É muito cansativo ficar pesquisando em vários sites, redes sociais e classificados por aí, até você lembrar onde você viu aquele caminhão que gostou, você já pensa em desistir.

Muitas pessoas acabam desistindo de procurar na internet e prefere pagar mais caro e encontrar em alguma loja perto de sua casa.

Por isso, nós recomendamos o site de classificados que existe no portal Trucadão, o mesmo portal que indicamos para quem quer vender, também é uma ótima opção para quem quer comprar.

No site do portal Trucadão, você encontra anúncios de vários vendedores e lojas de todo o Brasil! O portal trabalha com anúncios de veículos, máquinas pesadas e implementos.

“Hoje em dia estamos vivendo momentos de instabilidade no mercado, porém é um momento de muita oportunidade para o empreendedorismo digital, pois a internet é o único meio de comunicação seguro. É importante os empreendedores se unirem, buscando inovação e parcerias, até porque o mundo dos negócios a partir de 2020 é outro somente as empresas inovadoras conseguirão vencer esta turbulência que o mundo vive e no fim vão sair vitoriosos. A missão do Trucadão é levar inovação e tecnologia para nossos clientes, valorizando o mercado de pesados e incentivando o empreendedorismo nesta área.”, diz o Diretor executivo do portal Trucadão, Alfeu Vilela.

Qualquer dúvida de como achar o seu caminhão, você conta com a ajuda de uma equipe de suporte para filtrar o seu pedido, caso você não encontre no site… No qual eu acho bem difícil, já que eles tem mais de 5 mil anúncios ativos no portal, somente do segmento de pesados.

Conclusão

Bom, agora que você já tem o básico de como comprar ou vender o seu pesado, é hora de se atualizar ou até mesmo encontrar uma oportunidade de ganhar dinheiro com a venda de caminhões e máquinas pesadas.

Antes de anunciar o seu caminhão para venda, você precisa descrever a ficha técnica dele, tirar bastante fotos para os clientes estar o mais próximo do seu produto, anunciar com preço de mercado e escolher a melhor plataforma de divulgação online.

Na hora de comprar a sua maior atenção deve estar em verificar se a empresa, site ou contato que esteja negociando seja de confiança e tenha todo o suporte que você irá precisar.

Parceria Portal Trucadão

Comentarios