Shadow

Dia Mundial da Saúde: escolha a prevenção

A data foi criada pela OMS, com o objetivo de promover a busca por qualidade de vida e bem-estar. (Foto: divulgação/Chico da Boleia)

Dia Mundial da Saúde: escolha a prevenção

Em tempos de pandemia, é essencial manter todos os cuidados e seguir os protocolos determinados pela medicina e ciência modernas

Redação Chico da Boleia

Criado em 7 de abril de 1950 pela Organização Mundial as Saúde (OMS), o Dia Mundial da Saúde tem como objetivo promover a busca por qualidade de vida e bem-estar. A cada ano, a entidade escolhe um tema para debater junto as comunidades internacionais e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados individuais: físico, mental e social.

Em meio a maior pandemia da história moderna, provocada pelo novo coronavírus, falar sobre os cuidados com a saúde tornou-se pauta diária em todos os segmentos. E, no Brasil, a urgência em adotar medidas cada vez mais restritivas é essencial para preservar vidas: nesta terça-feira (06), em apenas 24h foram registrados 4.195 óbitos por Covid-19.

A situação é crítica, com o sistema de saúde em colapso, sem leitos, medicamentos, oxigênio, EPIs para os profissionais, para atender a quantidade de casos positivos da doença e as gravidades decorrentes da mesma.

Além disso, uma pesquisa feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que, em um ano de enfrentamento à pandemia, os trabalhadores da saúde estão esgotados. Dos 25 mil entrevistados – entre médicos, enfermeiros, odontólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos e outras categoriais da área da Saúde – 50% admitiram excesso de trabalho, com jornadas além das 40 horas semanais. Além disso, 45% afirmaram que precisam de mais de um emprego para sobreviver.

Ainda de acordo com pesquisadores da Fiocruz, somente um lockdown, de no mínimo duas semanas, seria capaz de conter o avanço da doença neste momento e reduzir o contágio.

Preocupado com a situação dos trabalhadores do transporte rodoviário de cargas, que desde o início da pandemia permaneceram ativos e ajudando no abastecimento dos comércios, indústrias, laboratórios, dentre outros setores essenciais para a economia do país, a campanha “Rede Solidária Chico da Boleia” foi retomada.

Nesta terça e quarta-feira (6 e 7), o Chico da Boleia está na Rodovia Presidente Dutra, na balança de Guararema, na altura do km 178,6 (sentido São Paulo), das 9h às 13h, entregando kits de higiene aos caminhoneiros que estiverem na região.

O objetivo é conscientizar e apoiar os trabalhadores, ressaltando a importância dos cuidados com a saúde para prevenção e combate ao coronavírus. Neste dia 6, a ação já beneficiou diversos profissionais do setor que estiveram na localidade e que também participaram das ações do SEST SENAT da Semana Mundial da Saúde.

Não deixe de participar e de manter os cuidados com seu bem-estar e de seus amigos e familiares. Apoie esta iniciativa. Outras informações estão disponíveis no site do Chico da Boleia.

*Com informações do Brasil 61

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolva o problema * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.