Dekotora, os caminhões decorados do Japão

Conhecidos como Dekotora, Decotora ou, simplesmente, como os caminhões decorados do Japão, essas verdadeiras obras de arte, e de extravagância, estão se tornando verdadeiros símbolos do país.

Dekotora é uma abreviação de “caminhões decorados” em japonês. E, como você pode ver, eles são realmente decorados. O que define um caminhão como dekotora é o exagero na decoração. Os proprietários precisam adicionar a maior quantidade de objetos ao seu caminhão para decorá-lo, mas precisam manter a máquina ainda funcionando.

O movimento dekotora iniciou-se na metade dos anos 70, quando uma série de filmes chamada “Trucker” (que pode ser traduzido como “caminhoneiro”) foi lançada no Japão. Basicamente, a série falava sobre um caminhoneiro que passeava pelo Japão em seu caminhão extremamente chamativo. Os filmes fizeram tanto sucesso que as pessoas começaram a imitar seu protagonista.

Os donos dos dekotora são realmente apaixonados por suas obras de arte e não pensam duas vezes em gastar muito dinheiro para incrementar seus veículos. Eles normalmente se reúnem em grupos onde mostram suas criações. Há alguns que exageram tanto que seu veículo perde a licença para circular nas ruas japonesas – estes são vistos apenas em exibições. Mas a maioria dos “caminhoneiros artistas” tenta manter seus caminhões dentro dos limites para poder circular.

Há três estilos principais de dekotora – Kansai, Kant e Retrô. Mas até mesmo a série Gundam, de Animê, que fala sobre robôs gigantescos, influenciou o design dos dekotora. Confira mais fotos:

Origem do Dekotora

Na verdade, esses caminhões para lá de extravagantes, fazem parte de uma antiga tradição japonesa, que começou na década de 70. Em 1975, passou uma série de 10 capítulos na Tv Japonesa chamada Torakku Yaro (Os caminhoneiros).

Na série, o protagonista viajava pelo Japão, como seu caminhão todo decorado e vivenciando cenas hilariantes. A série logo caiu no gosto popular e tornou-se um grande sucesso, influenciando dessa forma, muitos caminhoneiros a decorar seus caminhões, dano início à “Dekotoramania“, que perdura até hoje.

A maioria desses caminhões, na década de 70, transportavam peixes e outros objetos. Hoje em dia, porém, muitos são apenas decorados com o objetivo de participar de exposições ou para exibição apenas. Muitos caminhoneiros, adoradores da mania Dekotora, não economizam dinheiro para personalizar e decorar seus caminhões iluminados.

Conforme a popularidade crescia, um novo mercado passou a ganhar espaço no Japão, como lojas dedicadas ao Dekotora, além de revistas mensais voltados como o Camion e o King Truck. Começou-se também a ser criadas comunidades Dekotora, grandes reuniões e eventos especiais que ocorrem todos os anos.

Se formos comparar o estilo Dekotora atual com o de 30 anos atrás, percebemos que os estilos evoluíram bastante e ganharam um ar ainda mais vibrante e mais extravagante com suas formas coloridas. Vira e mexe, podemos encontrar esses caminhões pela estrada, e uma coisa é certa… um veículo desses não tem como passar despercebido.

Extravagância para uns, obra de arte para outros…. ou simplesmente uma mistura das duas coisas. Assim são os caminhões Dekotora! Veja alguns vídeos e deixe sua opinião sobre o dekotora:

Fontes: Hypescience / Japao em foco

Comentarios