Shadow

Daimler planeja separação em duas empresas com foco em atividades exclusivas

A intenção é liberar todo o potencial de suas atividades para um futuro com zero emissão e condução por meio de softwares. (Foto: divulgação)

Daimler planeja separação em duas empresas com foco em atividades exclusivas

Além disso, a marca também planeja trocar seu nome para Mercedes-Benz no momento apropriado.

A Daimler planeja uma mudança fundamental em sua estrutura, com a intenção de liberar todo o potencial de suas atividades para um futuro com zero emissão e condução por meio de softwares. O Conselho Supervisor e o Conselho de Administração da Daimler decidiram avaliar uma divisão acionária do negócio de Caminhões & Ônibus e começar as preparações para uma listagem separada da Daimler Truck.

O objetivo é que uma participação majoritária significativa da Daimler Truck seja distribuída aos acionistas da atual Daimler. Assim, a Companhia de Caminhões e Ônibus terá uma administração com total autonomia e uma governança corporativa própria, incluindo um Presidente do Conselho Supervisor independente, pretendendo se qualificar como uma empresa integrante do DAX (Deutsche Aktienindex – relação das 30 companhias abertas alemãs de melhor performance).  A expectativa é que a listagem da Daimler Truck na Bolsa de Valores de Frankfurt seja completada antes do final de 2021. Além disso, a Daimler também planeja trocar seu nome para Mercedes-Benz no momento apropriado.

Estrutura da Daimler simplifica da em duas empresas fortes e independentes

Como parte de uma estrutura corporativa mais focada, tanto a Mercedes-Benz como a Daimler Truck também serão apoiadas por entidades financeiras e de serviços de mobilidade próprias, promovendo vendas com financiamento, leasing e soluções de mobilidade individualizadas, aumentando a retenção e reforçando a lealdade dos clientes.  Nesse processo, a empresa planeja designar recursos e equipes da atual Daimler Mobility, tanto para a Mercedes-Benz como para a Daimler Truck.

A Daimler Truck é a maior fabricante mundial de Caminhões e Ônibus, ocupando posições de liderança na Europa, América do Norte e Ásia, possuindo mais de 35 filiais ao redor do mundo. Com mais de 100.000 empregados, ela reúne sete marcas sob um único teto: BharatBenz, Freightliner, Fuso, Mercedes-Benz, Setra, Thomas Built Buses e Western Star. Em 2019, um total de meio milhão de caminhões e ônibus foram entregues aos clientes, gerando um faturamento de 40,2 bilhões de euros para a Daimler Trucks e 4,7 bilhões de euros para a Daimler Buses. O EBIT (lucro antes dos juros e impostos) da Daimler Trucks alcançou 2,5 bilhões de euros, enquanto a Daimler Buses atingiu 283 milhões de euros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolva o problema * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.