Concessionário Araguaia atinge a maior pontuação no programa StarClass

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StarClass estabelece padrões de qualidade na Rede, que requer o melhor atendimento ao cliente, desde estrutura até serviços e agilidade nos processos

A Mercedes-Benz reconheceu seu concessionário Araguaia, de Campinas (São Paulo), como o melhor de 2015 na Rede de veículos comerciais. Pertencente ao Grupo Pirasa – tradicional parceiro da marca há quase 50 anos – a revenda Araguaia foi premiada com o troféu Diamante no Programa de Certificação StarClass. O reconhecimento é resultado da qualidade no atendimento e dos serviços prestados, estrutura, performance e adequação às normas de identidade corporativa da Mercedes-Benz.

Baseado numa iniciativa global da Mercedes-Benz, o Programa StarClass foi implantado na Rede de veículos comerciais do País há 10 anos. “Ele estabelece padrões de qualidade que visam a excelência no atendimento e a eficiência na operação”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina. “A brilhante conquista da revenda Araguaia merece total reconhecimento. Aliás, o Grupo Pirasa sempre demonstrou comprometimento com o programa, reconhecendo seu valor na busca da melhoria contínua”.

De acordo com o executivo, além dos benefícios de excelência de gestão e de atendimento, a certificação StarClass eleva a percepção de qualidade premium do concessionário no mercado, assim como da própria marca Mercedes-Benz. “Isso é fundamental para assegurar a satisfação do cliente e conquistar a sua fidelidade”, destaca Schiemer.

Programa reforça a competitividade do negócio

“O StarClass está muito focado na gestão do concessionário e na satisfação do cliente, o que ajuda a manter a competitividade do nosso negócio”, afirma Fernanda Guidotti, diretora comercial do Grupo Pirasa, formado pela revenda Araguaia e também por outras unidades Pirasa localizadas nas cidades paulistas de Piracicaba e Limeira. “A conquista do Diamante foi uma consequência de nosso entendimento de que o programa abrange pontos de qualidade e valores que nós acreditamos”.

Diretores executivos do concessionário Araguaia são reconhecidos como Diamante no Programa StarClass. Foto: Murilo de Abreu
Diretores executivos do concessionário Araguaia são reconhecidos como Diamante no Programa StarClass. Foto: Murilo de Abreu

Para Fernanda Guidotti, o reconhecimento máximo do StarClass é uma conquista que não chega de uma hora para outra. “Desde o começo do ano, buscamos entender todos os pontos que a Mercedes-Benz havia estabelecido para 2015 como importantes para a Rede ser vencedora num momento tão difícil do mercado”, diz ela. “Nesse sentido, contamos com o apoio da fábrica nos momentos de dúvidas sobre as regras da certificação. O programa é muito focado no cliente e isso é o que realmente interessa. Toda nossa equipe estava bem comprometida e a união foi fundamental”.

Às vésperas de completar 50 anos de atividades, o que ocorrerá em 2017, o Grupo Pirasa é um dos mais tradicionais representantes da Mercedes-Benz do Brasil no mercado de veículos comerciais. A empresa tem sua história ligada diretamente à ousadia de Joaquim Mário Peres Ferreira, um engenheiro civil que paralelamente à sua profissão decidiu investir na cidade paulista de Piracicaba, que sequer conhecia. Aos 39 anos, influenciado por familiares, Joaquim Mário juntou suas economias para iniciar um projeto em que não tinha o menor conhecimento: abrir um concessionário de veículos comerciais Mercedes Benz. Dessa forma, deu início a uma brilhante trajetória profissional e empresarial, sendo parceiro de longa data da fabricante de caminhões e ônibus.

O primeiro do grupo, Pirasa Veículos de Piracicaba, foi fundado em 1967. Em 1985, ocorreu a incorporação do Comercial Araguaia de Campinas. Já em 2003, houve a inauguração do Pirasa Veículos de Limeira.

O mais alto nível de serviços, atendimento e estrutura

Concessionaria Araguaia
Foto: Murilo de Abreu

Em seu décimo ano, o Programa de Certificação StarClass está totalmente consolidado junto à Rede de veículos comerciais. Esta iniciativa teve início com o segmento de caminhões em 2006, seguido por ônibus em 2010 e vans em 2012.

“Com uma nova campanha de mídia e de comunicação no ponto de venda, queremos transformar a certificação StarClass em selo de qualidade para o cliente, atestando o mais alto nível de serviços, atendimento e estrutura”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Dessa forma, o concessionário poderá ser reconhecido pela excelência comprovada e o compromisso pela melhoria contínua”.

O StarClass é uma ferramenta direta entre Rede e fábrica, ampliando a satisfação e fidelização do cliente. Segundo o executivo, a Mercedes-Benz avalia as revendas durante todo o ano, de acordo com os padrões de qualidade estipulados pelo Programa de Certificação StarClass. Este processo se apoia em três pilares: padronização (processos, estrutura e identidade visual), profissionalização e equipe de alta performance.

No final do ano, são apurados os desempenhos dos concessionários, com aMercedes-Benz indicando, por segmento de veículos, os que mais se destacam nas classificações ouro, prata e bronze. O melhor é reconhecido com a entrega do prêmio Diamante.

Os concessionários ouro recebem o selo de qualidade StarClass para ser exibido em seus pontos de venda, por meio de totens, banners, folhetos e adesivos. Para conquistar o troféu Diamante, a revenda deve receber certificação ouro em todos os segmentos em que atua, maior pontuação no ranking de indicadores de vendas e de pós-venda, além de ter inscrito projetos no Prêmio de Reponsabilidade Ambiental e “Cliente Satisfeito”, ambos são iniciativas realizadas pela Empresa.

A fim de apoiar a Rede, a Mercedes-Benz realiza workshops para os multiplicadores que trabalham dentro dos concessionários com foco no entendimento do programa, indicadores, dúvidas e critérios novos que são agregados a cada ano. Também oferece consultorias sobre processos de vendas e de pós-venda e realiza auditorias e atividades, como o “Comprador Oculto”, que identifica oportunidades de melhoria.

Fonte: Mercedes-Benz

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