Com nome de poeta, Vinícius de Moraes se inspira e leva o prêmio de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil 2012.

 

A quarta edição da competição de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB), promovida pela Scania Brasil, reuniu os 24 finalistas de 12 etapas que ocorreram por todo o Brasil e colocou os caminhoneiros diante de uma verdadeira prova de fogo. As provas ocorreram nesta sexta feira (26) e sábado (27) e foram separadas por provas teóricas e práticas de conhecimentos técnicos e direção precisa.

Vencedores da Competição de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil 2012

O grande vencedor foi Vinícius de Moraes, de 35 anos e natural de Sertão, no Rio Grande do Sul. O gaúcho foi o melhor na disputa final, deu show de manobra e levantou o caneco. Dentre os prêmios ele levou um vale brindes de 30 mil reais e uma viagem para conhecer a matriz da Scania na Suécia.

O paranaense Fabiano Medeiros da Silva, de 32 anos, ficou em segundo lugar e brigou até o fim pela primeira colocação. Nas quartas de final, Fabiano quase ficou fora da disputa, mas deu a volta por cima, alinhou o caminhou e conquistou a vice-liderança da competição.

Jorge Pereira de Araújo, de 39 anos e natural do Rio de Janeiro, ficou em terceiro lugar. Segundo o caminhoneiro, esta já é a quarta vez que ele participa da competição. Por enquanto, o título não foi possível, mas Jorge garante que não desistirá e que estará presente na próxima edição. Um exemplo de perseverança!

A prova da semifinal foi organizada em três tempos, onde dois motoristas se enfrentaram nas manobras e no derrubamento dos pinos vermelhos. O motorista que derrubasse os pinos corretamente e completasse a prova no menor tempo, seria classificado para a final. Na final, Fabiano, Vinícius e Jorge se enfrentaram na chamada prova do Z, onde os participantes deveriam passar por um circuito em Z e ir derrubando pinos vermelhos. Em todas essas provas, caso os competidores derrubassem os pinos azuis, deveriam sair do caminhão, levantá-los, voltar até a boleia e recomeçar a manobra.

Vinícius de Moraes mostrou que é bom de manobra e com calma e segurança, conquistou o prêmio. O caminhoneiro autônomo disse na coletiva de imprensa que irá levar para a vida tudo o que aprendeu nesta competição. “Desde a inscrição, quando recebemos uma cartilha com informações sobre direção defensiva, meio ambiente e economia de combustível, até o final da competição, vou levar tudo o que aprendi comigo!” frisou o campeão.

Fabiano, o segundo colocado, também é caminhoneiro autônomo e trabalha para uma cooperativa. O vice-campeão disse que o mais importante desta competição são as oportunidades que aparecem para os caminhoneiros participantes. “Muitas portas se abrem para quem é do ramo, além disso, os motoristas passam a ser mais valorizados com um evento como esse”, acrescentou o paranaense.

O mais experiente dos competidores e vencedor do terceiro lugar, Jorge, disse que entre as competições que participou não realizou nenhuma preparação especifica, fora o seu trabalho como caminhoneiro no dia a dia. O motorista da Shell já adiantou sua participação para 2014 e frisou que algumas mudanças ocorrem de edição para edição. “Desde 2005, os caminhões mudaram, existem mais equipamentos tecnológicos e as provas estão mais difíceis” finalizou.

O Diretor Geral da Scania Brasil, Roberto Leoncini ressaltou o caráter não comercial do evento. Segundo ele, tal característica valoriza o profissional do caminhão e permite o acesso à informação e às ações educativas preparadas para o segmento. Além disso, Roberto afirmou que o objetivo principal do MMCB é conhecer mais sobre a relação entre o motorista e o caminhão, bem como promover debates sobre o papel do caminhoneiro na sociedade. “Eu fico muito satisfeito com o engajamento de todos os setores da cadeia logística em um evento como esse. Esse é uma competição criada para promover fóruns de discussão sobre o setor e também valorizar o passe dos nossos motoristas”, completou.

Nós da equipe do Chico da Boleia começamos o dia de hoje desejando que a paixão pela profissão de motorista vencesse essa competição. Fechamos o evento, portanto, satisfeitos em constatar que na competição de Melhor Motorista de Caminhão do Brasil prevaleceu o companheirismo e a reunião de famílias tão apaixonadas pelo trabalho nas estradas.  Parabéns à Scania e aos participantes.

Larissa Jacheta Riberti

Equipe Chico da Boleia

Comentarios