Chico Verifica traz atualizações sobre falsas informações divulgadas em redes sociais

(Imagem: divulgação/Chico da Boleia)

Chico Verifica traz atualizações sobre falsas informações divulgadas em redes sociais

Temas ligados a política são os mais compartilhados entre os usuários de diferentes plataformas

Redação Chico da Boleia

Dando continuidade ao trabalho de checagem de informações que circulam pela internet, o Chico Verifica traz essa semana detalhes de recentes fake news visando combatê-las, permitindo o leitor acesso ao que realmente acontece nos bastidores da política nacional. Confira:

– Governo Lula não emitiu decreto que permite confisco de propriedades privadas

Recentes postagens em plataformas como Whatsapp e Facebook afirmavam que o atual governo havia publicado um decreto dando poderes ao Estado para expropriar propriedades privadas. A alegação é falsa, visto que o direito a propriedade é uma cláusula pétrea da Constituição, não podendo ser revogada ou alterada, mesmo por meio de PEC.

Na verdade, o decreto publicado neste ano que institui o Sistema de Participação Social, tem como objetivo “estruturar, coordenar e articular as relações do Governo Federal com os diferentes segmentos da sociedade civil na aplicação das políticas públicas”.

– É falso que índios yanomamis em grave estado de desnutrição sejam refugiados venezuelanos

A falsa notícia veiculada como forma de isentar a culpa do governo Bolsonaro na grave crise que afeta a população indígena no Brasil, principalmente a da tribo yanomami, relata que os índios em estado de desnutrição sejam venezuelanos.

O próprio Ministério da Saúde desmentiu a publicação. De acordo com o órgão, a crise humanitária tem sido denunciada há anos e afeta populações indígenas em todo país. A situação agravou-se durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, principalmente com o avanço de garimpos ilegal em terras protegidas e pertencentes a esses povos.

Um dos exemplos de denúncia sobre o descaso do governo anterior e a falta de punição para os responsáveis foi feita pelo site Sumaúma, que veiculou uma reportagem sobre a região Auaris – extremo norte de Roraima, na qual a atuação do garimpo ilegal e os casos de malária provocaram a morte de seis crianças em 2022.

– Lei que institui vagas prioritárias de estacionamento para pessoas LGBTQIA+ é falsa

Um post com mais de 200 mil visualizações no Tik Tok afirma que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a obrigatoriedade de vagas prioritárias de estacionamento para pessoas LGBTQIA+. A publicação é falsa e não há nenhuma norma publicada no Diário Oficial da União que garanta tal direito.

A postagem usa o Portal G1 como fonte, porém a imagem é manipulada.

*Com informações do site Aos Fatos

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios