Chico da Boleia participa da festa de lançamento da temporada 2014 da Fórmula Truck.

A categoria automobilística mais popular da América Latina está prestes a começar. A Temporada 2014 da Fórmula Truck será inaugurada pela primeira etapa em Caruaru, em Pernambuco, que ocorrerá no próximo dia 16 de março, dando continuidade aos festejos de carnaval.

As Festas de lançamento da temporada já viraram uma tradição e, neste ano, não foi diferente. O evento foi realizado no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, na última terça-feira, 25 de fevereiro.

Foram convidados autoridades locais, patrocinadores, pilotos e chefes de equipe. Quem também esteve com seu olhar sempre atento a todos os detalhes foi Neusa Navarro, Presidente da categoria. Chico da Boleia participou da grandiosa festa e entrevistou a comandante.

Para a Presidenta, 2014 será mais uma vez, um sucesso absoluto para a categoria. “Estamos com 27 pilotos no Grid, patrocinadores novos, muitas novidades. Acho que em 2014 vamos arrebentar”, expectou a Neusa.

De acordo com Navarro, a Fórmula Truck é uma categoria diferenciada, já que não é só uma corrida. “Somos uma categoria para a família, fazemos sempre um show”, frisou Neusa que diz não ter nenhum problema em dirigir uma categoria majoritariamente masculina. “Fui muito bem aceita por todos, isso é muito gratificante”, completou.

Durante suas andanças pela Festa, Chico da Boleia cruzou com muitos pilotos, dentre eles Jaidson Zini, paranaense de 35 anos, que estará pela primeira vez no grid da categoria. Ele será o piloto de um caminhão Iveco, número 25, da equipe Dakar Motorsport.

A Dakar Motorsport é chefiada por Carlos Alberto Assis, conhecido nos bastidores da Fórmula Truck como “Paraguai”. Em 2013, a equipe contou com o italiano Alex Caffi, que teve como melhor resultado o terceiro lugar na etapa de Interlagos, depois de largar em 16º.

De acordo com informações da Fórmula Truck, Zini teve seu primeiro contato com as pistas de competição em 2005, em campeonatos de kart no Paraná. No mesmo ano passou a disputar categorias regionais de Turismo. De 2007 a 2009, atuou no Brasileiro de Marcas & Pilotos, para carros com motores 1.6. Depois de ter experimentado também protótipos de Endurance, ele participou em 2013 da Copa Petrobras de Marcas, com um Ford Focus da equipe Cesinha Competições.

“Já andei em outras categorias e no final do ano recebi um convite pra fazer um teste em Londrina”, explica Zini que afirma estar realizando um sonho. “Espero pegar experiência esse ano e quem sabe um pódio, a expectativa é muito boa”, afirmou.

De acordo com o piloto, a aceleração e a potência do motor são as principais diferenças para outras categorias como o Turismo, da qual já fez parte. “Estou no ramo do transporte desde meu avô e meu pai, então eu já esperava o bruto do jeito que ele é. Creio que não vou me assustar muito”, explicou Zini.

Um dos pilotos mais jovens a integrarem o Grid,  Jansen Bueno também marcou presença no evento. Neste ano, o piloto paranaense irá correr ao lado de Pedro Muffato pela equipe Muffatão Racing, com caminhões Scania. Depois de adquirir experiência nas pistas pela Fórmula Truck, Bueno pretende subir ao pódio pela primeira vez em 2014. “É meu principal objetivo para este ano”, expressou.

“Casa nova, equipe nova e caminhão novo, a mudança que a gente fez foi esperando o melhor. A experiência de novato eu adquiri no ano de 2013 e agora vamos mais confiantes com maiores possibilidades de resultados”, afirmou o piloto.

Jansen, filho do também piloto Diumar Bueno, acredita que as mudanças no regulamento, como o fim do uso do catalisador, podem ajudar no seu desempenho. “A Muffatão Racing já está trabalhando em cima do novo regulamento desde que ele saiu. A gente já fez testes, inclusive nesta sexta-feira vamos fazer outro. Os resultados são positivos principalmente pra categoria que vai ficar mais competitiva”, completou Bueno.

Beto Monteiro, vencedor do Campeonato Brasileiro de 2013 também esteve presente na festa de lançamento da nova temporada. O piloto continuará atuando pela Scuderia Iveco ao lado do companheiro Valmir Benavides, também conhecido pelo apelido de Hisgué.

Para o pernambucano, a volta as pistas para a nova temporada tem tudo para ser positiva, já que ele será o “dono da casa” durante a primeira etapa. “Temos boas expectativas para esse ano. Se conseguirmos chegar já na primeira etapa como campeões será muito importante. A gente está trabalhando duro para manter a competividade este ano”, explicou.

De acordo com o piloto, as mudanças de 2014 impuseram desafios às equipes. “Além da extinção dos catalisadores, o regulamento técnico agora proíbe a emissão de fumaça. Essa norma será o grande vilão do campeonato, porque será difícil encontrar o set up do motor, no qual você consiga manter a potência do motor sem fazer fumaça, já que não terá o catalisador para retê-la”, afirmou Monteiro.

No ano passado, um piloto que mereceu destaque foi Regis Boessio. Correndo pela Boessio Competições, o paranaense terminou o Campeonato passado na terceira colocação. No entanto, para 2014 seu futuro ainda é incerto.

“Ainda não conseguimos acertar com a ABF, porque não conseguimos encontrar os valores dos patrocínios que eu tenho. Fique sabendo que parece que já existe um piloto fechado para o caminhão que eu corria no ano passado, então agora é esperar pra ver o que vai acontecer até a primeira etapa”, explicou Boessio.

Entretanto, o piloto não descarta a possibilidade de voltar a Fórmula Truck em 2015. “Mesmo se eu não conseguir me encaixar esse ano, vou me preparar para voltar em 2015, fazer uma boa pré-temporada e voltar com tudo.”, afirmou.

Quem também se destacou em 2013 foi Paulo Salustiano. O paulistano não teve muita sorte pois foram seis quebras durante a temporada, das quais em três ele estava em primeiro lugar.

“Estou acompanhando a montagem do caminhão para que, nesse ano, tudo seja diferente. Ano passado o título do campeonato passou perto, por isso que nesse ano queremos ser bastante competitivos, com mudanças que vão ser interessantes”, afirmou.

Para Salustiano, a saída do catalisador será também benéfica para o público, porque nivelará a categoria. “Os pilotos vão andar mais perto um do outro e o público voltará a ouvir os caminhões gritando. São 1400 cavalos de muito barulho, vai ser bonito de ouvir”, espera o piloto.

Quem também esteve pelos corredores do evento foram as figuras mais do que conhecidas, Renato Martins e Djalma Fogaça. Conhecido como Caipira Voador, Fogaça continuará nas pistas. Sua nova equipe DF Racing Fans, terá três caminhões Ford que serão pilotados por ele, David Muffato e Raijan Mascarello.

“Vamos tentar nos adaptar esse ano ao novo regulamento e enfrentar a MAN que eu considero como a equipe mais forte desta temporada”, explicou Fogaça.

Renato Martins, amigo de longa data de Djalma Fogaça também deu seu “pitaco”. “Eu estava vendo a entrevista de longe e só vim falar com você e com o Fogaça pra dizer que ele é um histórico da Truck, é um monstro.”, elogiou Martins que ainda concluiu que a retirada do catalisador é um grande passo para a Truck desde que as regras sejam realmente cumpridas.

 Dentre os patrocinadores da categoria, a Noma Implementos Rodoviários esteve representada por Marcos Noma, que afirmou que a empresa reconhece a importância do automobilismo brasileiro. “Para nós estar com a Fórmula Truck é uma emoção”, afirmou.

Segundo o empresário, a boa participação no mercado é consequência de um trabalho extenso de vendas, pós-vendas e também parcerias com empresas como a Truck. “A gente acredita que estamos conseguindo fazer um crescimento sustentável, nada tão assustador, mas, com certeza, que permita que consigamos dar passos firmes daqui pra frente”, afirmou.

Durante o evento, Chico da Boleia ainda trocou ideias e conversou com outros amigos e colegas do ramo. De modo geral, os envolvidos neste grande evento esperam que a temporada 2014 repita o sucesso do ano passado e continue crescendo. Nós vamos conferir de perto todas as etapas e estaremos atentos às novidades.

Redação Chico da Boleia

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios