Chico da Boleia em busca do seu PBI – Peso Bruto Ideal

Chico lança projeto em busca de saúde e qualidade de vida, visando emagrecimento e tratamento para problemas crônicos, provocados pelo sobrepeso. (Foto: divulgação)

Chico da Boleia em busca do seu PBI – Peso Bruto Ideal

Neste espaço irei compartilhar com vocês a minha trajetória em busca de saúde e qualidade de vida, e ainda compartilharei depoimentos de profissionais da área visando incentivar outros a buscarem o mesmo caminho

Caros amigos e amigas!

A foto que vocês veem foi tirada há mais ou menos 14 anos. Na imagem estou com menos peso e, infelizmente, hoje estou obeso. Há dois meses tomei decidi ter saúde e qualidade de vida e, com certeza, diminuir o estresse em função do bullying sofrido por estar acima do peso ideal e pelas limitações físicas.

Iniciei esta nova fase com um regime rígido há 60 dias atrás. Procurei uma nutricionista para perder boa parte dos 180,5 quilos que estava pesando e de lá para cá comecei uma dieta adequada para minha idade e condição renal.

Também comecei exercícios de baixo impacto e hoje comemoro, pois após o primeiro mês de uma nova rotina consegui emagrecer 5,5 quilos, sendo que a meta era eliminar quatro quilos nos primeiros 30 dias. O resultado inicial foi positivo e me motivou a tornar esta jornada em busca da qualidade de vida pública.

Periodicamente vou contar minha jornada para vocês e até criei um nome para este projeto: como é de conhecimento do pessoal do trecho, o caminhão tem a obrigatoriedade de rodar com um adesivo da TARA e do PBT (peso bruto total), a minha jornada se chama Chico da Boleia em busca do seu PBI (peso bruto ideal).

Segundo mês

No dia 22 de janeiro realizei mais uma avaliação. E mesmo após o período de festas de fim de ano – e as tentações das comidas típicas dessa época – mantive a dieta e emagreci mais seis quilos.

Lembrando que o objetivo inicial era emagrecer quatro quilos mês, e eu consegui em dois meses eliminar o equivalente a três meses de dieta. Estou muito feliz comigo mesmo, pois minha força de vontade está fazendo a diferença. Sim, porque vocês sabem que os comentários são os mais diversos, existem com certeza os que apoiam e dão incentivo, mas há também aqueles que jogam na contramão.

Recordo de uma frase que eu escutei há muito tempo do meu cardiologista, Dr. Jamiro Wanderlei, que se fosse iniciar uma dieta seria por mim e não para satisfazer outras pessoas; o maior interessado e beneficiário de tal dieta seria eu mesmo.

Projeto em Busca do PBI – Peso Bruto Ideal

É de conhecimento geral que nós, profissionais do volante, sofremos de problemas de saúde crônicos como obesidade, hipertensão, apneia, dentre outros. No meu caso, sofro com todos esses problemas.

Vale lembrar que em maio de 2018 em função destes problemas, na madrugada do dia 10, voltando de Brasília tive um mal súbito e acabei colidindo com a lateral de uma carreta nove eixos de combustíveis. Este acidente me colocou 78 dias de cama sem pôr o pé no chão e este período me fez refletir profundamente sobre minha vida.

Desde então venho tentando engatar uma dieta duradoura, sem sucesso, até que em 20 de novembro de 2020 comecei esta nova etapa.

São 70 dias me dedicando a melhorar a saúde e qualidade de vida. Junto com uma nutricionista, sigo com a dieta e em tratamento, concluindo este período inicial com menos 12 quilos.

Neste espaço vou relatar meu desenvolvimento por meio do projeto como e vou postar depoimentos de profissionais da saúde falando a respeito. Com isso, espero servir de incentivo para outros fazerem o mesmo.

Um abraço a todos.

Atenciosamente,

Chico da Boleia

Comentarios