Caminhões Volkswagen rodam o Brasil em defesa da Mata Atlântica

Pelo quinto ano consecutivo, a MAN Latin America apoia o projeto “A Mata Atlântica é aqui — Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”, da Fundação SOS Mata Atlântica. Os caminhões VW Constellation 13.180 e 13.190 percorrerão 22 cidades brasileiras que ainda não receberam a mostra, expandindo assim o alcance do projeto e sensibilizando a população desses municípios para preservação dessa importante floresta tropical.

 Os veículos são adaptados para atividades de educação ambiental, como oficinas, exibição de vídeos, jogos educativos, coleta de água para monitoramento dos rios locais, e um “Quiz nos IPADs”, no qual os visitantes podem testar seus conhecimentos sobre o bioma. Ao todo, os caminhões já percorreram mais de 50 mil quilômetros no território nacional. As emissões de gases de efeito estufa provenientes do transporte têm sido compensadas pela equipe de restauração florestal do programa Florestas do Futuro, da SOS Mata Atlântica.

Somados os quatro anos anteriores, o projeto já visitou mais de 100 cidades brasileiras localizadas dentro dos limites desse bioma e contou com a participação de mais de 440 mil pessoas. “Por meio dos veículos Volkswagen em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, transportamos boas práticas socioambientais a diversas culturas pelo Brasil afora. Com certeza será mais um ano de grande sucesso no projeto”, comenta Marco Saltini, diretor de Relações Governamentais e Institucionais da MAN Latin America.

As primeiras onze cidades a receber o projeto em sua nova fase são: Beapendi (MG), de 31/5 a 9/6; Nova Lima (MG), de 14 a 23/6; Jequitinhonha (MG), de 28/6 a 7/7; São Mateus (ES), de 12 a 21/7; Anchieta (ES), de 26/7 a 4/8; Varre-Sai (RJ), de 9 a 18/8; Itaipava (RJ), de 23/8 a 1/9; Magé (RJ), de 6 a 15/9; Ribeirão Preto (SP), de 20 a 27/9; Bonito (MS), de 1 a 6/10; e Campo Mourão (PR), de 11 a 20/10.

Projeto Itinerante no Viva a Mata

Antes de seguir viagem pelo Brasil, os caminhões estacionarão no Parque Ibirapuera (SP), entre os dias 24 e 26/5, para serem palco das atividades do Viva a Mata – Encontro Nacional pela Mata Atlântica. Com o tema “Direitos e Deveres Ambientais”, o evento é gratuito e tem com o objetivo sensibilizar todos os cidadãos sobre a importância dessa floresta e promover a troca de informações entre os que lutam pela conservação da Mata Atlântica.

Confira a programação:

24/05 – Sexta-feira
13h – Palestra: Vivências de Educação Socioambiental na APA Delta do Parnaíba
16h – Palestra: Programa Amigos do Mar
25/05 – Sábado
10h – Palestra: A Pegada Ecológica em São Paulo
11h – Palestra: Caminhos para uma Economia de Baixo Carbono
13h – Palestra: Novas Metodologias de Restauração de Mata Ciliares e de Reserva Legal
16h30 – Palestra: Tubarões no Limite
26/05 – Domingo
14h – Palestra: Vida Costeira e Marinha
16h – Roda de Conversa: Mini Documentário – Pimp My Carroça
Sobre a MAN Latin America e o meio ambiente

A parceria entre a MAN Latin America e a Fundação SOS Mata Atlântica já dura quase dez anos. Em 2004, a montadora colocou nas ruas os primeiros caminhões com o Selo Verde do país, concedido pela fundação. A cada caminhão vendido, eram plantadas 12 mudas de árvores. Além disso, a montadora, localizada em Resende, é certificada pela norma internacional de qualidade ISO 14.001 e ISO TS 16949:2009, que certifica se uma empresa atua sem prejudicar o meio ambiente.

Outras ações são realizadas na fábrica de Resende. Há a coleta seletiva de lixo, e são reciclados papel, plástico, solvente, borra de tinta, óleo lubrificante, sucata metálica e bombonas. Cem por cento da água utilizada na unidade é tratada numa estação de efluentes dentro de suas instalações antes de ser enviada ao rio Paraíba do Sul.

Fonte: MAN Latin America

Comentarios