BRIDGESTONE INVESTE PARA ATENDER DEMANDA DA AGRICULTURA BRASILEIRA

Editora Globo
A tecnologia de pneus radiais para o segmento agrícola começa a se desenvolver no País (Foto: Bridgestone/Divulgação)

A Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, se antecipou à tendência do mercado com um projeto de expansão relacionado a pneus AGR (agrícola radial) em sua fábrica de Santo André, em São Paulo. A companhia investirá mais de US$ 14 milhões (aproximadamente R$ 33 milhões) para dobrar sua capacidade produtiva. A empresa detém e comercializa marcas líderes de pneus, como Bridgestone, Bandag, BTS e Firestone.

 “Hoje, os agricultores no Brasil estão trabalhando com equipamentos mais pesados, buscando maior produtividade e mais eficiência de suas máquinas. Considerando um aumento do ciclo médio de vida em horas, bem como a tendência crescente de vendas de equipamentos nos últimos anos, nossa expectativa é que tenhamos nível intenso de substituição de pneus a curto e médio prazos”, explica o Diretor Comercial da Bridgestone da divisão de pneus comerciais (BBTS), Marcos Aoki .

 O investimento acompanha a crescente demanda por equipamentos nos últimos anos, devido à expansão do potencial agrícola do país. Para 2013, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) estimou um crescimento de 18% nas vendas de máquinas agrícolas. De janeiro a agosto, a ANFAVEA registrou vendas de 56,6 mil unidades, um aumento de 26,4 % sobre o mesmo período do ano passado.

O equipamento agrícola produzido e vendido no Brasil também tornou-se mais sofisticado para atender maiores demandas dos produtores agrícolas e os pneus radiais da Bridgestone evoluíram para oferecer elevada performance.

Em sua planta de Santo André, a Bridgestone instalará o BSJ Unistage AGR TAM, uma máquina para produção de pneus agrícolas radiais que apresenta a última geração de equipamentos japoneses, com elevada capacidade de produção. Com este novo equipamento, a Bridgestone será capaz de produzir pneus radiais de alto desempenho para acompanhar a crescente demanda por produtos mais robustos e/ou com menor compactação do solo. Esta tecnologia exclusiva Bridgestone já é aplicada pela empresa em fábricas de pneus agrícolas na América do Norte e Turquia. O processo de adaptação da fábrica já foi iniciado na unidade de Santo André e o primeiro equipamento deverá chegar no segundo semestre de 2014 .

 O projeto de expansão também inclui investimentos em infraestrutura e ferramentas, bem como a instalação de três prensas de vulcanização, o que proporcionará um aumento da capacidade e melhoria da flexibilidade de produzir tamanhos maiores de pneus AGR. Com a nova instalação de máquinas, a Bridgestone planeja iniciar sua produção incremental na planta de Santo André em maio de 2015, aumentando a produção para 60 pneus/dia em julho de 2015.

 A Bridgestone detém uma parcela significativa do mercado nacional de pneus agrícolas, produzindo atualmente seis tamanhos para o segmento de pneus radiais no Brasil com marca Firestone e importa mais tamanhos que não estão disponíveis na produção doméstica. Com esta expansão, a empresa possibilitará a adição de seis novos tamanhos de pneus AGR em seu mix de produção.

 A Bridgestone oferece produtos para tratores agrícolas, máquinas colhedoras, pulverizadores agrícolas, pivôs de irrigação, implementos agrícolas e retroescavadeiras.

SOBRE A BRIDGESTONE

Com sede em Tóquio (Japão), a Bridgestone é a maior empresa de pneus e borracha do mundo. Além de pneus para utilização em uma ampla variedade de aplicações, a companhia também produz uma vasta gama de produtos diversificados que inclui borracha industrial, produtos químicos e artigos desportivos. Seus produtos são vendidos em mais de 150 países e territórios ao redor do mundo. No Brasil, produz pneus em suas fábricas de Santo André/SP e de Camaçari/BA, que atingem capacidade de produção de 42 mil pneus/dia. Saiba mais em www.bridgestone.com.br.

SOBRE A FIRESTONE

Fundada em 1900, a Firestone é uma das marcas do segmento automotivo mais conhecidas do planeta. Em 1988, ocorreu a união entre a Bridgestone e a Firestone. Hoje, é possível encontrar pneus Firestone para os segmentos de passeio, camionete, transporte, agrícola, fora de estrada e industrial. Saiba mais em www.firestone.com.br.

Comentarios