ARTESP amplia prazo para Sem Parar trocar tags dos veículos

Novo cronograma tem como objetivo não prejudicar os mais de dois milhões de usuários que ainda possuem tags da antiga tecnologia; operadora tem obrigação de fazer gratuitamente a substituição por um equipamento mais moderno

A operadora Sem Parar tem até o dia 30 de outubro de 2015 para trocar seus tags gratuitamente por um de tecnologia mais moderna para mais de dois milhões de seus usuários das rodovias paulistas que fazem o pagamento de pedágio. A empresa deve comunicar aos usuários o cronograma e procedimento para substituição gradativa do equipamento. O prazo para troca terminava no dia 7 de novembro desse ano, mas a ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) estendeu o cronograma para não prejudicar os motoristas.

 A troca do tag modelo 5,8 Ghz para um de 915 Mhz é importante para modernizar e ampliar o serviço de pagamento eletrônico de pedágio. O modelo anterior entrou no mercado paulista há mais de 15 anos. A adoção do sistema de 915 MHz utilizou como base o tag estipulado em resolução federal para o Siniav, porém o Estado de São Paulo foi pioneiro no desenvolvimento e ampla adoção do novo modelo nas rodovias paulistas. Isso viabilizou a implantação do Sistema Ponto a Ponto de cobrança de pedágio por trecho percorrido, modelo que reduz os custos com pedágio principalmente para usuários que viajam pequenas distâncias.

 A ampliação do prazo foi necessária frente aos desafios que as empresas que fornecem o aparelho tiveram para atender a grande demanda por tags de 915 MHz, mais eficientes e, principalmente, mais baratos para o consumidor. A comercialização dos tags de 5,8 Ghz já está proibida em São Paulo desde de março de 2013.

 A migração passou a valer após a Secretaria de Logística e Transportes ter assinado resolução no final de 2011 que permitiu a abertura no mercado de pedagiamento eletrônico. Três novas operadoras já foram homologadas oferecendo planos mais baratos e novas formas de pagamento. As 19 concessionárias de rodovias paulistas cumpriram o prazo estipulado para a adequação das antenas das praças de pedágio – 100% da malha paulista já faz a leitura dos novos tags. A medida é parte de uma política de transporte público do governo estadual que tem como objetivo facilitar a vida dos usuários de rodovias, baixar os custos de transporte e torná-lo mais eficiente e mais seguro.

 A mesma tecnologia de pedágio do Governo do Estado de São Paulo foi adotada pela ANTT nas rodovias federais e pela AGEPAR para as rodovias estaduais do Paraná. Dessa forma, a inovação e pioneirismo do Estado permite que os usuários das rodovias cada vez mais ganhem com qualidade e abrangência de serviços através da competição e preços menores.

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ARTESP – Assessoria de Imprensa

 

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