Além de carros, Waymo quer desenvolver caminhões autônomos também

A Waymo, responsável por tocar o projeto de veículos autônomos do grupo Alphabet e, portanto, irmã da Google, anunciou na última semana que vai começar a trabalhar no desenvolvimento de caminhões que serão capazes de dirigir por conta própria.

A companhia vai trabalhar em veículos da chamada Classe 8, que se refere àqueles que carregam até 15 toneladas, o tipo mais comum que vemos pelas estradas por aí – algo bem diferente da Chrysler Pacifica que a Waymo vem testando ultimamente. O kit de direção autônoma está sendo aplicado em modelos da marca Peterbilt.

Publicidade:

Consorcio DAF

Os caminhões serão testados em uma pista de testes privada na Califórnia, mas as operações devem expandir para as estradas do Arizona até o fim do ano – com um motorista dentro do veículo a todo momento, por questões de segurança e também por conta das leis de testes de carros autônomos nos EUA.

Em relação aos profissionais de transporte pesado, a Waymo reforçou que não há razões para pânico: a tecnologia deve ser aplicada apenas para viagens de longa distância, com os motoristas ainda sendo necessários pelas entregas e coletas locais.

A expectativa é que os caminhões autônomos supram as faltas de motoristas na indústria. De acordo com a American Truck Association, existem cerca de 50 mil vagas em aberto para caminhoneiros nos Estados Unidos.

Fonte: Tecmundo

Comentarios