
Mais de 400 pessoas se reuniram em Brasília, nesta quinta-feira (2/10), para participar do 1º Encontro Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas – TRC, promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), por meio de sua Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário e Multimodal de Cargas (SUROC). O auditório da Agência, na sede da capital federal, esteve lotado desde cedo, reunindo transportadores, associações, embarcadores, órgãos públicos e especialistas de todo o país.
O encontro marcou um momento histórico para o setor, consolidando-se como espaço de diálogo aberto, troca de experiências e apresentação de soluções estratégicas que simbolizam um novo tempo de transparência, planejamento e inovação em um segmento fundamental, importante e estratégico para a economia brasileira. A abertura oficial contou com a presença do diretor da ANTT, Amaral Filho, da Secretária Nacional de Transporte Rodoviário do Ministério dos Transportes, Viviane Esse, e do presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa.
Em sua fala, Amaral Filho destacou a importância de um espaço que ultrapasse a mera exposição de dificuldades. “É uma felicidade enorme estar com este auditório cheio e com presença relevante de diversos setores. Como agência reguladora temos que nos aproximar dos agentes do setor, ouvir suas demandas e discutir soluções estruturadas. Hoje é o primeiro passo de construção de várias soluções. O foco é tratar a causa, não apenas o sintoma”, explicou.
Vander Costa ressaltou a força do trabalho conjunto. “Estamos trabalhando todos juntos aqui para fazer o que é possível para a melhoria da infraestrutura do transporte rodoviário de cargas. A ANTT é tida como a melhor agência reguladora do Brasil, modelo que temos acompanhado. Este encontro é uma oportunidade de reconhecer esforços, aproximar instituições e construir soluções que atendam ao país e ao setor”, disse.
Já a secretária Viviane Esse trouxe dados que evidenciam os avanços conquistados. “Em 2023, 52% da malha rodoviária era classificada como ruim ou péssima. Hoje, mais de 78% estão em boas condições e nossa meta é ultrapassar 80%. Isso reduz custos, acidentes e aumenta a competitividade. Estamos ampliando investimentos públicos e parcerias privadas, com 17 leilões realizados nos últimos dois anos e nove meses e R$ 181 bilhões já contratados, além de repactuação e modernização dos contratos de concessão. É um novo tempo para o transporte rodoviário de cargas”, completou.
A programação foi intensa e organizada em quatro painéis estratégicos, que nortearam as discussões do dia. Pela manhã, após o credenciamento e o welcome coffee, ocorreu o Painel 1 – Movimentação de Cargas, mediado pelo diretor Amaral Filho, com participação de Rodrigo Branchini (SUROC/ANTT). O painel apresentou em detalhes o Painel de Movimentação de Cargas 2025, desenvolvido a partir do RNTRC e do MDFe. A ferramenta inédita disponibiliza informações sobre transportadores, veículos, viagens e cargas, por município de origem e destino, permitindo planejamento estratégico, otimização de rotas e fretes, além da redução de assimetrias de informação entre os agentes.
De acordo com Amaral Filho, esta foi uma entrega histórica. “Não é só um painel, é uma grande entrega que resolve anos de necessidade do setor. Vamos nivelar expectativas e trazer informações atualizadas para fomentar decisões estratégicas no transporte rodoviário de cargas”, celebrou o diretor.
Os números são impactantes e traduzem a importância do setor: o transporte rodoviário percorre 2,8 bilhões de km/mês, movimenta 117 milhões de toneladas, sendo que entre 24% e 35% do percurso é feito sem carga. Foram identificados 994 mil veículos de tração distintos, conduzidos por 980 mil motoristas, enquanto 284 mil transportadores atuaram no transporte remunerado, gerando cerca de 3,3 milhões de toneladas de CO₂ equivalente por mês.
Na sequência, o Painel 2 – Escassez de Motoristas reuniu representantes da SUROC/ANTT e SEST SENAT, sob mediação de Iana Araújo Rodrigues. Juliana Araújo (SUROC/ANTT), e Roberta Diniz (SEST SENAT) demonstraram, por meio de dados, a percepção do setor quanto ao tema, além de debateram estratégias para atração, qualificação e retenção da mão de obra, considerada um dos maiores gargalos do setor nos próximos anos.
À tarde, o Painel 3 – Fiscalização trouxe ao centro do debate temas como o MDF-e, o Piso Mínimo de Frete e os achados recentes da fiscalização. A sessão, mediada por Gizelle Coelho Netto (SUROC), contou com a participação de Hugo Cunha e Geraldo Luiz Anselmo (SUFIS), Gil Menezes (NTC&Logística), Alan Medeiros (CNTA), Danielle Bernardes (CNT), e Evaldo Matos (CNCoop) O foco foi demonstrar como a ANTT vem conciliando a rigidez necessária ao cumprimento da legislação com a construção de um ambiente que permita o crescimento sustentável das empresas.
O Painel 4 – Descarbonização encerrou os debates técnicos do dia, moderado por Wagner da Silva Dias (ANTT). O painel trouxe à tona programas e soluções como o MelhorAR, o Despoluir, o ESG Cargas, o Free Flow e o HS WIM, com a participação de Felipe Ricardo da Costa Freitas (INFRA S/A), Erica Vieira Marcos (CNT), Claude Soares Ribeiro Araújo (SUSPI/ANTT) e George Yun (Ministério dos Transportes). O debate reforçou a necessidade de alinhar o transporte rodoviário à agenda da sustentabilidade, com políticas de eficiência energética, inovação tecnológica e redução das emissões de gases do efeito estufa.
O encerramento, conduzido pela ANTT, reforçou os próximos passos e a importância da manutenção de canais permanentes de comunicação com o setor, seguido de um coffee break de confraternização.
Um marco para o setor
O 1º Encontro Nacional do TRC se firmou como um marco histórico, representando a aproximação entre a Agência do setor de transporte rodoviário de cargas. A iniciativa reuniu governo, empresas e sociedade em torno de pautas urgentes e estruturantes, entregando dados inéditos, lançando ferramentas inovadoras e consolidando um espaço de diálogo contínuo e colaborativo.
Na ocasião, também foi lançado o Canal “ANTT Cargas”, no WhatsApp, para um diálogo direto e cada vez mais próximo com o setor.
Encerrando o evento, o diretor Amaral Filho reforçou a mensagem que permeou toda a programação. “O que esperamos com este evento não é apenas ouvir dificuldades, mas discutir suas causas reais e construir soluções em conjunto. Esse diálogo é fundamental para o desenvolvimento sustentável do setor e da economia brasileira. Hoje, a ANTT e o setor deram um passo decisivo para um transporte rodoviário mais eficiente, seguro e sustentável”, concluiu Amaral Filho.
Fonte: ANTT
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