
Os serviços de implantação da nova ponte sobre o Rio Tocantins, a ponte de Estreito, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), na BR-226/TO, estão avançando. Atualmente, os trabalhos chegam a 20% do previsto contratualmente. As equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e do consórcio contratado pela autarquia atuam conjuntamente na elaboração dos projetos de engenharia e na execução dos serviços construtivos, visando a conclusão dos trabalhos no período de um ano.
A nova Obra de Arte Especial terá um investimento de R$ 171,9 milhões do Governo Federal e será maior que a anterior. Com relação aos projetos, as equipes já concluíram a disciplina que diz respeito às fundações e pilares dos trechos em vigas pré-moldadas e aguardam a aprovação da segunda etapa, que compreende as travessas e superestrutura do trecho em vigas pré-moldadas e as fundações e pilares do trecho em balanço sucessivo. Desta forma, os trabalhos no trecho já puderam iniciar com a execução das fundações e pilares, sendo prevista a execução de 26 fundações e 26 pilares.
Andamento
Já foram executados 16 fundações e 12 pilares e estão em andamento uma fundação e seis pilares. A expectativa é de que esta etapa seja concluída até o final do mês de junho. Na sequência, serão iniciados os serviços de implantação das vigas travessas e dos elementos pré-moldados (pré-lajes e vigas). O empreendimento terá ao todo 2.088 pré-lajes e 45 vigas pré-moldadas, o que dá agilidade ao processo construtivo.
Quando concluída, a Ponte de Estreito terá 630 metros de extensão, dezenove metros de largura e um vão livre de 154 metros. A nova travessia contará com duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, dois acostamentos com três metros cada, barreiras de proteção do tipo New Jersey, dois passeios para pedestres e guarda-corpo em cada extremidade do tabuleiro.
Fonte: DNIT
Comentarios