89ª Edição Nacional – Jornal Chico da Boleia

O ano está voando!

Caminhoneiro(a), Carreteiro(a), Empresário(a) do setor dos transportes, eu resisto a usar frases clichês, mas não tem como: o ano está voando!

A cada dia que passa, a sensação que eu tenho é que a hora não tem mais 60 minutos, parece que tem 20. Não sei se é devido ao modo acelerado de nossas vidas, se é ao fato de que temos que trabalhar cada vez mais para pagar as contas, a conectividade instantânea com um mar de informações lançados pelos meios eletrônicos que deixa a gente até atordoado e atônito, muitas vezes, ou se é uma junção de tudo isso e tantas outras coisas do nosso dia a dia.

E falando em conectividade esta foi uma das palavras mais citadas durante a 22ª edição do Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, a FENATRAN 2019, realizada no mês de outubro no São Paulo Expo. E aconteceu o que estava previsto, o evento foi de fato, e de direito, a “Feira das Feiras”! Recorde de expositores (mais de 450), recorde de público (mais de 60 mil visitantes), recorde de negócios realizados (R$ 8,5 bilhões), ou seja, os números falam por si – mais uma vez o setor do transporte rodoviário de cargas mostra sua força!

Considerada como a FENATRAN da retomada, estive presente todos os dias – desde o domingo, quando foi aberta à imprensa, até sexta-feira – e não houve um único gestor, executivo ou empresário que não estivesse satisfeito. Todos comemorando os resultados e as perspectivas à partir da feira – e foi neste clima que preparamos um material especial sobre o evento, então, não deixe de conferir ao longo da leitura deste!

Ainda falando de Fenatran o que me chamou a atenção foi a questão da responsabilidade ecológica, melhor descrevendo, da sustentabilidade – tema, este, que é pauta da matéria principal desta edição, redigida pela jornalista Adriana Giachini. Vou pegar como exemplo a Scania. A empresa aposta num conceito que causa uma certa insegurança a nós, amantes dos brutos, que é trabalharmos com combustíveis alternativos. A gente sempre é ensinado a acreditar que os velhos tempos são os melhores, e eu sou prova categórica que afirmo isso sempre quando estou trazendo minhas memórias passadas em uma conversa. Mas quando uma empresa traz um conceito disruptivo, o primeiro passo é olhar com desconfiança.

A marca insere no mercado o caminhão à gás! A mecânica é construída para trabalhar com este combustível, que não é nada convencional para nós, afinal, saímos do velho conhecido ciclo Diesel e entramos no ciclo Otto, então falamos em ignição por vela, ângulos de válvulas, dimensões de sistema de admissão e exaustão diferenciados, a não utilização do ARLA, entre tantas outras modificações no sistema. Não se trata de uma adaptação, a proposta da montadora é reduzir a emissão de gases do efeito estufa pelo setor, tudo dentro do conceito de sustentabilidade!

Mas nem só de FENATRAN vive o Brasil, tampouco a 89ª edição do Jornal Chico da Boleia, outro fato à destacar são as trocas de comando na COMJOVEM e na NTC&Logística.

Na minha opinião a COMJOVEM é uma experiência única, que deveria ser multiplicada por todas entidades empresariais. Por que digo isso? Ora, um dos grandes problemas que as empresas privadas sofrem está na sucessão! Isso porque muitas vezes o fundador, na hora de pendurar as chuteiras ou mesmo quando vem à falecer, não preparou seu filho(a) ou parente próximo para assumir a cadeira e tocar os negócios.. O COMJOVEM prepara o futuro empresário para preencher estas lacunas com palestras, visitas técnicas, laboratórios e trocas de experiência, trazendo o mundo real para aqueles que estão cheios de conhecimento teóricos.

Peço licença aos amigos leitores para desejar um Feliz Aniversário ao meu irmão, Airton Francisco, que no de 21 de novembro completou 60 anos, muita saúde e paz, meu amado irmão.

Agradeço de coração à audiência que temos e continue nos acompanhando pelo site www.chicodaboleia.com.br, pelas redes sociais, Facebook, Youtube, Instagram ou baixe o APP Rádio Chico da Boleia na Play Store.

Um forte braço a todos e todas até a próxima edição.

Chico da Boleia buscando a informação onde ela acontece sendo sempre a vós do setor de transporte e logística.

Agora você também pode contribuir com as notícias do jornal Chico da Boleia. Viu algo interessante e quer divulgar? É só mandar no whatsapp.

Comentarios