1º de dezembro: Dia Mundial da Luta contra HIV/Aids
SUS disponibiliza, há 25 anos, tratamento gratuito para pacientes
Por Marcos Tolentino
No dia 1º de dezembro é comemorado o Dia Mundial de Luta contra HIV/Aids. A data foi definida em 1988 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para conscientizar sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do vírus e para combater o estigma e a discriminação contra pessoas que vivem com o HIV.
Há 25 anos, os tratamentos encontram-se disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, hoje, no Brasil e em muitas partes do mundo onde o tratamento é disponibilizado de forma gratuita, a infecção pelo HIV não significa mais uma sentença de morte. Os tratamos eficazes, bem como o acolhimento, permitem à pessoa viver com qualidade de vida.
Vale ressaltar que o sucesso do tratamento depende de diagnóstico rápido da doença. Por isso, é fundamental que todos e todas realizem a testagem rápida, disponível gratuitamente em qualquer unidade básica de saúde do SUS.
Esta data é também uma oportunidade de combatermos a sorofobia, que se mostra como o preconceito contra pessoas que convivem com o HIV, e para nos informarmos sobre os meios de prevenção e os cuidados com nosso corpo e saúde. Acolher, ajudar e apoiar uma pessoa que convive com o HIV é fundamental para acabarmos com estigmas, mitos e preconceitos sobre a doença.
Texto por: Marcos Tolentino
#respeito #cuidado #consciência #chicodaboleia
Comentarios