10 fatos que quem quer trabalhar na Scania deve saber

Veja o que você precisa saber se pretende trabalhar na empresa

A fabricante de caminhões e ônibus Scania completa 60 anos no Brasil. Inserida num mercado altamente afetado pela retração econômica, a montadora sueca viu suas vendas encolher 19,2% em 2016. Com sede em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, e 3 200 empregados, todos trajando camisa estilo polo branca obrigatória, a companhia aposta na sustentabilidade atrelada a novos serviços de mobilidade para alavancar suas vendas no país.

Fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (Germano Lüders/VOCÊ S/A)

1. EQUIDADE DE GÊNERO

Com apenas 13% de funcionárias mulheres, a empresa garante que tem políticas de incentivo para equalizar o quadro. No entanto, comentários no site de avaliações Love Mondays apontam falta de ações concretas para valorizar as profissionais, sobretudo no chão de fábrica.

2. SUSTENTABILIDADE EM FOCO

O tema sustentabilidade está enraizado na organização — que já desenvolveu um caminhão movido a etanol, que diminui as emissões de gases em 92%. Os colaboradores são estimulados, no dia a dia, a economizar água e a reduzir a produção de resíduo durante as operações.

3. INOVAÇÃO

Cerca de 5% da receita global de vendas da companhia é investida em pesquisa e desenvolvimento.

4. CAPACITAÇÃO

O conceito de indústria 4.0, de alta automação, já é uma realidade em vários processos da Scania e requer alto nível de formação de seus colaboradores para lidar com máquinas e sistemas. Por isso, a companhia investe pesado na capacitação de engenheiros e técnicos.

5. CUIDADO COM A SAÚDE

Dentro do complexo fabril, a montadora tem o Scania Clube, que oferece academia, grupos de corrida, zumba e outras modalidades a seus colaboradores, que pagam uma quantia simbólica pelas atividades. O clube também promove eventos e festas temáticas.

6. ESTABILIDADE E BENEFÍCIOS

O tempo médio de casa dos funcionários da Scania é de 13 anos. Profissionais relatam que a estabilidade e os salários acima da média do mercado são pontos fortes da companhia.

7. FEEDBACK CONSTANTE

A prática do feedback formal anual ajuda a estabelecer objetivos individuais e a planejar o desenvolvimento. Entretanto, colaboradores internos afirmam que a crise reduziu drasticamente as promoções e os reajustes salariais.

8. PRATA DA CASA

Os funcionários são priorizados nos processos seletivos e as vagas são disponibilizadas primeiro para eles. A expatriação acontece com bastante frequência — em especial para a matriz, na Suécia. Atualmente, são 32 expatriados.

9. DESTAQUE GLOBAL

A Scania opera em mais de 100 países, mas a produção está concentrada na Europa, na Ásia e no Brasil. Isso dá destaque à operação nacional, que recebe importante fatia dos investimentos. Até 2020, a filial receberá aporte de 2,6 bilhões de reais.

10. PROJETOS MULTIFUNCIONAIS

A maior parte dos projetos da Scania são cross functional, ou seja, desenvolvidos por equipes de profissionais de diferentes áreas. Segundo a companhia, times multidisciplinares têm mais troca de experiências e melhores resultados. No site Love Mondays, porém, criticam-se certo excesso de lideranças e a burocratização dos processos.

Fonte: EXAME

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