O gigante mecânico alcança de 0 a 60 mph (quase 100 km/h) em 5 segundos e em 20 segundos com carga de 36 toneladas, a partir de quatro motores independentes nos eixos traseiros. A versão com autonomia de 300 milhas deve custar US$ 150 mil e a de 500 milhas deve sair por US$ 180 mil — e o gasto médio esperado por milha é de US$ 0,85, bem mais em conta que o transporte por gasolina ou por trilhos, que registram US$ 1,51 nessa comparação.

“Não é apenas suicídio econômico usar um caminhão à diesel. É um suicídio econômico para os trens. O caminhão bate até os trens”, gabou-se Elon Musk, no ano passado. Bom, ele pode, até porque essa confiança toda está bem representada em números. Desde que foi anunciado em novembro do ano passado, o Tesla Semi passou a ser procurado por várias redes corporativas, como a Sysco e o Walmart.

Para ter uma ideia, a Pepsi e a companhia de tráfego de material UPS já encomendaram 100 e 125 unidades, respectivamente. A Tesla Motors espera começar a produção em escala comercial no próximo ano.