VW lança van 100% elétrica para compartilhamento na Alemanha

Moia, divisão de mobilidade da Volkswagen apresentou em Berlim, uma van totalmente elétrica desenvolvida especialmente para serviços de compartilhamento. A Moia, além do veículo, oferece novas opções de mobilidade que promete reduzir significativamente o tráfego nas grandes cidades.

O veículo, totalmente elétrico e conectado, fará sua estreia em Hamburgo e pretende, segundo Olé Harms, CEO da Moia, retirar um milhão de veículos das grandes cidades até 2025. O serviço de Hamburgo começará com 200 veículos e aumentará até 1.000 nos anos seguintes, disse Harms. A Moia vai contratar motoristas, além de vender o serviço aos operadores de frotas e aos municípios. A VW adicionou a Moia, há um ano, como sua 13ª marca ao lado de Audi, Porsche e Skoda para se expandir além de seu principal negócio de produção e venda de veículos e gerar novas fontes de receita.

A incursão faz parte de uma revisão mais ampla da VW que se prepara para uma mudança fundamental da indústria em direção a veículos elétricos e novos recursos digitais. A montadora reconhece que desenvolver serviços como Moia, que pretendem reduzir o tráfego urbano, é canibalizar, em parte, alguns dos seus próprios negócios de venda de veículos.

“Se não fizermos isso, os concorrentes irão fazer”, disse o chefe de estratégia da VW, Thomas Sedran.

Além do veículo, o sistema consiste em um aplicativo que os passageiros usam para reservar e pagar um Moia. O aplicativo mostra quais veículos estão disponíveis e quanto custará o trajeto antes mesmo de reservar a viagem. Um algoritmo de agrupamento reúne os passageiros com destinos similares em conjunto a fim de aumentar a capacidade de cada veículo e evitar desvios. Um aplicativo de motorista e um gerenciamento abrangente de frotas completam o sistema.

O veículo é totalmente elétrico e oferece espaço para até seis passageiros.

O interior foi projetado para ser espaçoso, com assentos autônomos, espaço para as pernas e espaço suficiente para se deslocar e alcançar cada assento com facilidade.

Publicidade:



Os bancos estão equipados com características convenientes, tais como luzes de leitura e portas USB.

Cada carro também oferece WiFi rápido para passageiros. A porta automática otimizada torna fácil entrar e sair do carro. E a bagagem pode ser armazenada em uma área espaçosa ao lado do motorista.

“O carro representa o conforto total e é uma peça crucial da nossa experiência de serviço consistente. Desenvolvemos isso usando nosso processo de co-criação, o que envolveu várias rodadas de potenciais usuários de vários grupos etários testando carros e fornecendo feedback”, diz Robert Henrich, MOO COO.

A Volkswagen planejou, desenvolveu e construiu o carro MOIA em tempo recorde: dez meses.

O veículo tem uma autonomia de mais de 300 quilômetros e pode ser carregado em até 80% em cerca de 30 minutos.

“Juntamente com o MOIA e a VW, estamos redefinindo a fabricação de automóveis”; diz Eckhard Scholz da Diretoria Executiva da Volkswagen Veículos Comerciais.

Fonte: Future Transport

Comentarios