VW Caminhões e Ônibus anuncia investimento em mobilidade elétrica e realiza o maior teste de protótipos zero emissão do Brasil

  • Montadora avança na montagem de protótipos elétricos com tecnologia brasileira
  • Investimento de R$ 110,8 milhões destina-se à nova fase do plano de negócios e-Mobility, com parte do aporte por meio de financiamento do BNDES
  • Pioneirismo no e-Consórcio: desenvolvimento de ecossistema desde a montagem até o gerenciamento de ciclo de caminhões elétricos

A VW Caminhões e Ônibus anuncia nesta quarta-feira (4) o investimento de  R$ 110,8 milhões para a expansão do negócio de caminhões elétricos no Brasil. A notícia foi revelada por Roberto Cortes, presidente e CEO da empresa no país, em São Paulo. O aporte conta, em parte, com financiamento do BNDES, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, e também com recursos próprios, advindos do atual ciclo de investimentos de R$ 1,5 bilhão – o maior da história da VWCO.

Esses recursos destinam-se à adaptação do centro de desenvolvimento e produção da VW Caminhões e Ônibus em Resende (RJ), para a montagem do e-Delivery e para pesquisa, desenvolvimento e lançamento do novo produto.

A empresa avança rápido no desenvolvimento da mobilidade elétrica no Brasil: até o fim de 2019, dezessete protótipos elétricos e-Delivery farão o maior teste de validação e avaliação de engenharia do Brasil, com objetivo de viabilizar a homologação e início da produção previsto para o segundo semestre de 2020.

Os testes serão realizados no campo de provas da montadora, onde engenheiros especializados da marca conduzem simulações que permitem agilizar o resultado das avaliações. Com um projeto altamente eficiente e a expertise dos profissionais da VWCO, a pista pode representar, em um período de seis meses, o equivalente a dez anos de condições normais de rodagem.

“Estamos muito avançados no desenvolvimento do nosso portfólio elétrico. Alcançamos uma grande maturidade com o conceito modular para elétricos, o que vai nos possibilitar entregar o desempenho operacional exigido pelos nossos clientes. A fase agora foca na validação estrutural, de durabilidade e outros requisitos funcionais para, então, expandirmos nossos testes em parceria com clientes”, explica Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Além disso, o e-Delivery passa por ensaios em condições reais de operação. Faz parte desse total de elétricos o e-Delivery que já opera na distribuição de bebidas da Ambev em São Paulo. Em um ano, o modelo rodou mais de 15 mil quilômetros em testes de engenharia e condições reais de aplicação, deixando de emitir mais de 11 toneladas de CO² e economizando o equivalente a mais de 3.300 litros de diesel.

e-Consórcio já produz frutos

A VW Caminhões e Ônibus é a pioneira na criação do e-Consórcio, modelo de negócios que prevê desde a montagem até a infraestrutura de recarga e gerenciamento de ciclo de vida da bateria dos caminhões elétricos, alavancando o comprometimento de toda a cadeia de fornecedores de maneira integrada. Os recém-montados protótipos de caminhões elétricos e-Delivery já trazem em sua configuração componentes de parceiros e fornecedores do e-Consórcio. Entre as novidades estão a bateria da CATL, o motor WEG e o módulo de controle da Bosch. Numa próxima etapa, será incorporado o eixo da Meritor.

Em paralelo, a Moura já conduz investigações sobre os processos logísticos enquanto a Siemens estuda a instalação de carregadores na fábrica da VWCO. Apoiando todo o processo, a Semcon tem atuado na montagem desses protótipos.

A fabricação dos veículos ainda ocorre no centro de desenvolvimento de protótipos da montadora, enquanto avançam os acordos e preparativos para o começo da operação do e-Consórcio na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende. A produção em série já tem data marcada: começa em 2020, com os e-Delivery.

Portfólio elétrico para transporte de cargas

O caminhão leve elétrico e-Delivery  segue o conceito de arquitetura flexível patenteado pela Volkswagen Caminhões e Ônibus. A configuração concebida pela engenharia da marca no Brasil imprime maior velocidade à adaptação a diferentes plataformas de caminhões e ônibus Volkswagen.

Está aplicada hoje em toda a linha elétrica do VW e-Delivery e do Volksbus e-Flex. É nesse diferencial que a marca se apoia para desenvolver veículos em prazos recordes. Em caminhões, a configuração permite dividir o veículo em três módulos principais: módulo frontal (cabine e auxiliares), módulo central (baterias) e módulo traseiro (trem de força).

A flexibilidade da engenharia da VWCO é tamanha que também se pode alterar a composição de cada módulo. Trata-se de um novo conceito para caminhão elétrico, visando flexibilizar sua construção e liberar mais espaço para baterias.

Isso possibilita criar distintos arranjos e combinar diferentes módulos para derivar do veículo base novos modelos elétricos. Os pacotes modulares são totalmente independentes, flexibilizando de forma simples a utilização de diferentes componentes e conceitos, possibilitando as mais amplas sinergias entre as empresas do Grupo e parceiros.

Testes de engenharia acelerados

Com a maior diversidade de obstáculos por metro quadrado, o campo de provas da Volkswagen Caminhões e Ônibus é o mais eficiente do continente em termos de aproveitamento do espaço e complexidade dos testes. Ao todo, tem 35.500 metros quadrados de área, o equivalente a quatro campos de futebol, e 26 condições diferentes de rodagem na pista.

Trata-se de uma alta concentração por metro quadrado para criar um cenário em que é possível, em casos específicos como da linha Delivery, simular em um quilômetro rodado no campo de provas o equivalente a 50 quilômetros na estrada. A alta intensidade reduz o tempo de realização do teste, concedendo ainda mais eficiência às avaliações e impactando positivamente no projeto como um todo do veículo.

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