Volvo quer revolucionar o mercado dos pesados como um novo caminhão elétrico

Baseado no Volvo VNR, a versão elétrica está sendo anunciada como um caminhão mais limpo e silencioso que os tradicionais movidos a diesel.

A Volvo não revelou muito sobre o novo caminhão, mas segue os passos do modelo convencional. Contudo, conta com uma série de características únicas, incluindo uma grade iluminada e uma carroceria mais aerodinâmica. O caminhão da Volvo prescinde dos tanques de combustível montados nas laterais, para dar lugar aos painéis planos que cobrem a bateria.

Apesar das vendas não iniciarem antes de 2020, a Volvo Trucks apresentará várias unidades de demonstração no próximo ano. A marca ainda se mostra muito reservada em relação a detalhes, mas revelou que as unidades de demonstração utilizarão um motor elétrico baseado na “tecnologia de propulsão e armazenamento de energia que está sendo utilizada atualmente no Volvo FE Electric”.

O Volvo FE Electric estará à venda na Europa no próximo ano e foi concebido para operações de distribuição urbana e transporte de lixo. Embora os caminhões de lixo não sejam muito empolgantes, a FE Electric possui uma bateria de íons de lítio de 200 a 300 kWh que alimenta dois motores elétricos que geram até 496 cv de potência e 850 Nm de torque.

Publicidade:

anuncio

Essa configuração permite que o FE Electric rode até 200 km com uma única carga. Quando a bateria se esgota, a mesma pode ser recarregada em menos de 90 minutos com um carregador CCS2 de 150 kW.

Em comunicado, o diretor de marketing de produtos da Volvo Trucks North America disse: “O Volvo VNR é ideal para aplicações como distribuição urbana pesada e outras aplicações regionais onde os caminhões elétricos terão o maior impacto”. Johan Agebrand continuou: “O VNR recebeu uma tremenda aceitação do setor desde a sua apresentação em abril de 2017, a implementação de um motor totalmente elétrico oferece oportunidades ainda maiores de expandir a sua presença no mercado de transportes regionais”.

Comentarios