Vistoria do Detran: o que verificar para não cair na exigência

O calendário de vistoria anual do Detran no Rio de Janeiro já foi divulgado. A inspeção dos vistoriadores costuma ser bastante rigorosa e qualquer deslize pode ser motivo para dor de cabeça. Para que você não enfrente problemas na hora que seu veículo for avaliado, o melhor a fazer é se prevenir, examinando alguns componentes do automóvel. Veja na lista abaixo quais são as partes do carro que merecem atenção redobrada.

Sistema elétrico, sinalização e iluminação

Verifique o estado geral e a fixação de itens como bateria, cabos, fiação, faróis, lanternas e conexões. Todos esses elementos devem estar em perfeito estado de funcionamento. É importante verificar se os faróis de milha acendem em conjunto com os faróis altos e se os de neblina funcionam junto com os faróis baixos ou as lanternas.

Equipamentos obrigatórios

Todos os itens listados abaixo devem estar devidamente instalados, com funcionamento normal e sem nenhum dano. Qualquer característica que fuja da configuração original da peça deve ser consertada para evitar que o veículo seja retido para regularização:

● Espelhos retrovisores
● Velocímetro
● Buzina
● Pala de proteção solar
● Limpadores de para-brisa
● Sinalizador de emergência
● Cintos de segurança



● Para-choques
● Kit extra de roda e pneu e ferramentas para promover a troca (chave de roda, triângulo e macaco)
● Freios de estacionamento e freios de serviço

Rodas e pneus
Pneus em mau estado são os itens que mais geram problemas na hora da vistoria. As características que chamam a atenção dos vistoriadores logo de cara são o desgaste irregular ou sulcos com menos de 1,6mm na banda de rodagem do pneu. Pneus diferentes no mesmo eixo também não são aceitos. Caso algum dos pneus do seu automóvel se encontre nessas condições, a melhor saída é substituí-los, comprando pneus novos.

Mas atenção! Não adianta os pneus estarem bem conservados se o kit que você utiliza não é o recomendado pelo fabricante do veículo. Verifique no manual do fabricante qual é o tamanho adequado para o seu carro.

Resultado de imagem para Vistoria do Detran: o que verificar para não cair na exigência

Itens complementares

Bancos, vidros, janelas, portas, tampas e fechaduras: Esses itens devem apresentar bom estado de conservação e funcionar sem obstruções.

Reservatório de combustível e sistema de exaustão de gases: Essas estruturas não podem apresentar corrosões, fixação ineficiente ou deixar brechas para escape de substâncias. Certifique-se que há silenciador de ruídos.

Carroçaria e Chassi: Verifique se essas partes apresentam deformações ou fissuras que comprometam a sua estrutura. Fique atento à presença de ferrugem no chassi: os números não podem ser apagados.

Fique atento aos prazos

Até o dia 30 de junho, os veículos com placas terminadas em 0 e 1 devem ser submetidos ao licenciamento anual. Placas com fim 2 e 3 devem se apresentar até 31 de julho. Já as placas que terminam em 4 e 5, podem ir ao Detran até o dia 31 de agosto. Placas com fim 6 e 7 serão atendidas até 30 de setembro. Por fim, placas com fim 8 e 9 podem comparecer ao órgão até 31 de outubro.

Comentarios