[VÍDEO] ExpoForest 2018

Única feira florestal dinâmica da América Latina aconteceu entre os dias 11 e 13 de abril e reuniu 30.645 visitantes

 Os profissionais do setor florestal mundial se reuniram em Santa Rita do Passa Quatro (SP), nos dias 11, 12 e 13 de abril, para visitar a 4ª Expoforest – Feira Florestal Brasileira. Ao todo 30.645 visitantes (1º dia: 10.318 | 2º dia: 13.632 | 3º dia: 6.695) acompanharam os lançamentos de 240 empresas expositoras. Representantes de todos os estados do Brasil estiveram presentes na Expoforest e dos seguintes países: Afeganistão, África do Sul, Alemanha, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Colômbia, Correia do Sul, Equador, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Etiópia, Finlândia, França, Inglaterra, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Quênia, República Dominicana, Rússia, Suécia, Uruguai e Venezuela.

De acordo com as informações levantadas com as empresas expositoras, mais de R$ 310 milhões foram fechados e prospectados durante o evento. “Este resultado é 101% superior ao volume de negócios da Expoforest 2014, que foi de R$ 152 milhões. O crescimento comprova o potencial do setor florestal brasileiro”, avalia Ricardo Malinovski, Diretor de Eventos e Marketing da Malinovski, empresa organizadora do Expoforest.

A Feira Florestal Brasileira contou com 240 empresas expositoras que apresentaram suas máquinas e equipamentos de forma dinâmica e estática. “Durante a organização da edição 2018, apresentamos o slogan Extreme Forestry Fair. Temos certeza de que quem visitou a feira pôde acompanhar in loco as melhores e a maior quantidade de dinâmicas de colheita, transporte e biomassa do mundo”, destacou Ricardo Malinovski.

De forma inovadora, a 4ª edição da Expoforest trouxe o Forwarder The Championship – 1º Campeonato Sul-Americano de Operadores de Forwarder. O mesmo destacou os profissionais que atuam na linha frente das operações florestais. O primeiro colocado foi o operador da Klabin Rodrigo Lemes da Silva, enquanto o segundo colocado foi Carlos Alexandre Gomes Pereira da Duratex. “A final foi um momento emocionante. Vim para competir, mas estou muito feliz por ter vencido. Havia operadores muito competentes na competição. Se eu tiver oportunidade, voltarei para tentar o bicampeonato!”, comemorou o ganhador.

Caminhões no comando

E entre os equipamentos estão os caminhões que fazem o transporte da madeira, cada veículo com sua característica de acordo com a rota. Os modelos fora de estrada que precisam de força e capacidade de carga, por exemplo, foram representados pela Mercedes-Benz, que apresentou um modelo novo do extrapesado Axor 3344 na configuração 8×4.

A solução foi desenvolvida em parceria com a Suspensys para atender a uma demanda da Breda Logística no transporte de eucaliptos do campo à indústria. Desta maneira ele oferece 56 toneladas de PBTC na utilização com semirreboque de 3 eixos “romeu e julieta”.

Dona da requisição, a Breda Logística já acertou a compra de 23 unidades do novo Axor 3344 8×4. “Desde que começamos a transportar eucalipto, em 2006, nós trabalhamos com o Axor 3344 e seu antecessor 3340 na nossa frota”, ressalta Ricardo Rodriguez Canton, diretor geral da Breda. Henry Hardt, diretor de manutenção da Breda, destaca o desafio no desenvolvimento do modelo. “Isso é fundamental para nossa operação, porque o caminhão irá recolher o eucalipto no interior das fazendas, passando por muitos aclives e terrenos irregulares, e depois pegará estrada até a indústria. Ou seja, tínhamos que ganhar capacidade de carga dentro da Lei da Balança e a solução com o Axor 3344 8×4 atendeu plenamente a nossa necessidade”.

Entre caminhões plataforma e cavalos mecânicos, a Breda Logística conta hoje com cerca de 60 unidades do Axor 3344 e 3340 em sua frota. Considerando todos os caminhões da empresa, a Mercedes-Benz responde por 65% de toda a frota. Na soma geral de caminhões e ônibus, outro importante ramo de atividades do cliente, essa proporção aumenta para 80%.

A próxima edição da Expoforest, de acordo com a Malinovski, empresa organizadora da Feira, está programada para 2022.

Para mais informações acesse: www.expoforest.com.br

Comentarios