Varizes em caminhoneiros são comuns; veja como evitar

Doenças vasculares, como as varizes, costumam atingir pessoas que ficam muito tempo na mesma posição, como os motoristas de caminhão que dirigem várias por horas seguidas

Como ficam muito tempo ao volante, na mesma posição, as varizes em caminhoneiros são comuns. O problema está relacionado à circulação sanguínea e afeta milhões de pessoas no mundo todo. Os primeiros sinais que podem indicar o problema são são dores ou inchaços nas pernas. Se isso acontecer, é preciso procurar um médico o quanto antes.

Varizes são aquelas veias (normalmente azuladas) que ficam visíveis sob a pele. A origem pode estar relacionada à questões  hereditárias ou secundárias, ou seja, surgem naturalmente ou são causadas por traumas sofridos. Fatores como obesidade, sedentarismo e má alimentação também contribuem para o aparecimento doença.

“Varizes são veias que se dilatam e não conseguem exercer pressão suficiente para retornar o sangue ao coração”, explica o cirurgião vascular, Carlos Alberto Razaboni. A posição em que os motoristas permanecem durante viagens longas facilita o surgimento desse problema.

A doença está mais propensa a aparecer em pessoas a partir dos 30 anos. Isso ocorre por causa do desgaste mais acentuado das paredes das veias.

Uma das formas mais eficazes de combater o surgimento de varizes é praticar atividades físicas regularmente. A natação é, de acordo com especialistas, uma das formas de exercícios mais indicadas para melhorar a circulação sanguínea.

Atividades aeróbicas, por outro lado, como pular corda e correr, não são recomendadas. O principal motivo é que esse tipo de exercício acelera o desgaste das articulações.

Embora muitas gente considere as varizes como um problema meramente estético, a doença pode acarretar complicações sérias ao organismo. Uma delas é a úlcera varicosa, que são as veias estouradas.

Em muitos casos, o tratamento é feito apenas com remédios ou o uso de meias específicas de compressão. Mas em situações mais graves, a única solução contra as varizes é a cirurgia.

Reduza o risco de varizes

Há formas simples de reduzir o risco de aparecimento de varizes. E que podem ser feitos durante as viagens, nas paradas para descanso e refeições, por exemplo.

O alongamento é o principal aliado do motorista. O exercício pode ser feito mesmo dentro da cabine. Além de ser eficaz contra as varizes, essa prática ajuda a reduzir a ocorrência de dores musculares.

Sempre que estiver com o caminhão parado. procure se movimentar. Uma boa dica é dar algumas voltas em torno do conjunto cavalo-carreta ou do ônibus. Dentro da cabine, procure mexer as pernas sempre que possível.

Faça caminhadas nos dias de folga. Quando a pessoa anda, os músculos das pernas se contraem e, consequentemente, o sangue é bombeado para retornar ao coração.

Busque manter sempre o seu peso ideal. O excesso de peso exige maior esforço do sistema circulatório, inclusive nas pernas, e sobrecarrega a função das veias.

Procure dormir com as pernas elevadas. Com isso, o sangue consegue voltar para o coração sem exigir muito esforço das veias. Para facilitar, coloque um travesseiro ou almofada sob os pés, de modo a manter as pernas erguidas;

Evite consumir álcool e cigarro. Bebidas alcoólicas e tabaco prejudicam a circulação do sangue pelo corpo.

Fonte: Estradão

Comentarios