Utilizar o óleo TRP aumenta a longevidade do caminhão

Fazer a troca dos lubrificantes no tempo e com a especificação correta protege componentes do motor

Para obter o melhor rendimento do motor em força e economia de combustível, é fundamental que o óleo lubrificante utilizado esteja em acordo com as especificações do fabricante e dentro de sua vida útil. O mesmo se aplica a todos os demais fluídos utilizados no veículo.

A TRP, linha multimarcas da PACCAR Parts, dispõe de uma extensa gama de lubrificantes no mercado de reposição, que protegem e elevam a vida útil do motor, da transmissão, componentes do eixo e diferencial do veículo. O amplo portfólio de produtos TRP abrange desde óleos para todo o trem de força, como também líquido de arrefecimento e demais graxas para caminhões ou ônibus.

A linha completa de produtos TRP pode ser encontrada em toda a Rede de Concessionárias DAF no Brasil.

Cuidados básicos

Para reduzir o período que o caminhão fica parado em manutenção, motorista e frotista devem ficar atentos à troca dos fluidos.

Em primeiro lugar, é preciso observar o prazo de validade do lubrificante, pois a maioria tem eficiência garantida por um ano após a fabricação, Portanto, mesmo se o caminhão não atingir a quilometragem requerida para a troca, o óleo lubrificante deve ser trocado. Postergar a substituição do óleo, pode gerar borras e desgastes das peças do motor, transmissão e eixo propulsor, acarretando quebras, paradas e gastos desnecessários.

Escolha o tipo adequado

Publicidade:

anuncio

É importante verificar no manual do veículo qual a especificação técnica do óleo a ser utilizado. Em seguida comprove no rótulo do óleo a viscosidade e demais especificações do produto, por exemplo, em um lubrificante com a especificação 15W40, o número 15 é a viscosidade quando o motor está frio (desligado) e 40 é a fluidez com o motor quente (em funcionamento à 100ºC), caso este número seja muito baixo, o óleo não lubrificará corretamente as peças do motor.

Outra dica importante é sempre trocar o filtro de óleo quando substituir o fluido. O filtro usado pode permitir que sujeiras passem para o motor, danificando seus componentes.

A mesma regra se aplica aos demais lubrificantes: ter atenção ao tipo especificado pelo fabricante e o prazo de validade para realizar as substituições regularmente.

Para saber qual a concessionária mais próxima e conhecer mais sobre a PACCAR Parts acesse o site.

Conheça a TRP

A marca TRP surgiu em 1994, com uma linha de peças para carretas e comercializada exclusivamente por revendedores DAF na Europa. Nesse tempo, cresceu e passou a incluir também uma linha completa de peças para caminhões e ônibus.

Presente na Europa, América do Norte e América do Sul como uma marca global, a TRP Brasil oferece um portfólio completo de produtos para manutenção e reposição de implementos rodoviários, motores, ônibus e caminhões de todas os fabricantes locais!

Em 2019, a TRP completa 25 anos, com mais de 200 lojas em 39 países, oferecendo produtos com a qualidade e a confiabilidade líder de mercado!

Comentarios