Umicore destaca cuidados com o filtro de partículas em motores a diesel

Peça evita que gases poluentes e material particulado cheguem ao ambiente

Responsável por eliminar completamente a fumaça preta proveniente da fuligem formada pelo material particulado, o filtro de partículas é uma peça fundamental para reduzir o nível de emissão de poluentes nos veículos equipados com motor a diesel. Sua função é converter gases poluentes e reter os particulados para transformá-los através de um processo de combustão fria em gases inofensivos, garantindo, assim, a qualidade do ar e a saúde da população. De acordo com os técnicos da Umicore, fabricante do produto desde 1995, filtros desgastados, entupidos ou em mau funcionamento podem afetar o desempenho do veículo, aumentar o consumo de combustível e causar perda da potência do motor.

Para evitar o desgaste precoce da peça, alguns cuidados devem ser observados no dia a dia. Um deles refere-se à troca do óleo lubrificante, que deve ser feita sempre no período indicado, utilizando a especificação correta. “Se isso não for feito, o motor irá consumir mais óleo do que o recomendado e o sistema de pós-tratamento será prejudicado, uma vez que são formadas cinzas pela queima de resíduos dentro do filtro, entupindo seus poros”, explica o gerente de Aplicação do Produto, Miguel Zoca.

O abastecimento também requer atenção dos motoristas. Os veículos equipados com motores de última geração devem receber diesel S10, que contém uma quantidade menor de enxofre em sua composição. “Optar por outro tipo de combustível pode levar ao entupimento do filtro de partículas e, consequentemente, a perda de eficiência da peça”, alerta o executivo.

Troca
O motorista deve estar sempre atento às condições do filtro de partículas. A peça deve ser substituída se for observado algum dano físico provocado pela avaria no motor ou nos sensores que danifique a peça. De acordo com Zoca, o componente com entupimento, por exemplo, pode elevar sensivelmente o consumo de diesel, além de provocar a quebra de outros componentes por excesso de contrapressão. “O combustível é um dos itens que mais geram custos em uma frota de veículos comerciais. Por isso, é importante realizar as manutenções preventivas previstas pelo fabricante do veículo para economizá-lo e prolongar a vida útil do filtro”, explica.

Os filtros de partículas com a tecnologia Umicore podem ser encontrados em distribuidoras e autopeças com as marcas dos principais fabricantes de escapamentos do setor de reposição.

Sobre a Umicore
A Umicore é um grupo de tecnologia de materiais e reciclagem, tendo suas atividades centralizadas em três áreas de negócios: Catálise, Energia e Tecnologia de Superfície e Reciclagem. Cada área está dividida em várias unidades de negócios direcionadas ao mercado, seja em materiais e soluções que estão no topo de novos desenvolvimentos tecnológicos e são essenciais no dia-a-dia. A Umicore foca suas atividades em áreas de aplicação, nas quais seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença. A Umicore investe a maior parte de suas receitas e dedica seus esforços de P&D para as tecnologias limpas, desenvolvendo produtos tais como catalisadores para controle de emissões, materiais para baterias recarregáveis e reciclagem. O objetivo de criar valor sustentado da Umicore b aseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: Materiais para uma Vida Melhor (Materials for a Better Life). O Grupo Umicore tem operações industriais em todos os continentes, servindo uma base global de clientes. Em 2016, apresentou faturamento de EUR 2,7 bilhões e, atualmente, emprega 9.900 pessoas.

Comentarios