Torsus Praetorian: provavelmente o ônibus mais radical do mundo

De vez em quando surgem veículos tão diferentes que são simplesmente impossíveis de ignorar e o Torsus Praetorian é o exemplo perfeito disso. De acordo com o fabricante checo, trata-se do primeiro ônibus todo-terreno ‘heavy duty’ do mercado, e foi concebido para levar até 35 pessoas a locais onde nenhum outro ônibus consegue chegar.

Com uma distância entre-eixos de 4.200 mm e uma altura do solo de 389 mm, esse monstro que conta com um peso máximo de 13.5 toneladas foi desenvolvido para melhorar a mobilidade de empresas que trabalham em locais de difícil acesso, como é o caso de empresas mineradoras ou da indústria madeireira. Além disso, o Torsus Praetorian também pode revelar-se uma ferramenta de extrema utilidade para equipes de intervenção rápida ou de resgate.

Publicidade:



Poucos obstáculos são capazes de parar este ‘super ônibus’, que pode circular na água com até 70 centímetros de altura. A propulsão fica a cargo de um enorme motor de 6.9 litros turbodiesel de seis cilindros em linha (de origem MAN) que produz 240 cv de potência e 925 Nm de torque.

Apesar da potência, este ônibus está longe de ser rápido. A sua enorme suspensão e os pneus off-road Michelin XZL TL de 395/85 R20 não permitem que ultrapasse os 117 km/h, uma velocidade máxima definida pela própria Torsus e que embora não seja impressionante, é suficiente para as exigências que se colocam a um veículo deste tipo.

Apesar do visual radical o Torsus Praetorian não dispensa comodidades como ar condicionado, leitor de DVD com telas no teto, câmera de ré para o condutor e sistema de aquecimento. Tudo o que é preciso para manter confortáveis os 35 ocupantes que pode transportar.

Comentarios