‘T-pod’, um novo veículo que promete revolucionar as entregas

Não tem assentos nem janelas e, de acordo com os seus criadores, foi desenhado para nunca precisar de um humano ao volante. Falamos do ‘T-pod’, um novo veículo que promete revolucionar as entregas e, ao mesmo tempo, oferecer uma proposta ecológica ao mercado, já que é 100% elétrico.

De acordo com a Fast Company, um dos principais ‘senãos’ deste ‘T-pod’ prende-se com o facto de precisar de parar frequentemente para carregar a bateria, contando com uma autonomia de apenas 199 quilómetros.

“Se tiver que ter um condutor parado um terço do tempo para que o veículo possa carregar, talvez ter um condutor a conduzir um veículo elétrico não seja muito boa ideia. Mas se retirarmos o condutor e criarmos um sistema em que o condutor conduz o veículo de forma remota e controla uma frota inteira, ultrapassamos esse problema”, defende Robert Falck, CEO da Einride, empresa sueca por detrás desta tecnologia.

Segundo a startup, o mais inovador nesta tecnologia é que um operador só tem que intervir se estritamente necessário, podendo monitorizar uma frota inteira sozinho. O princípio é simples: o veículo dirige-se até à cidade sozinho e, a partir daí, é atribuído a um operador que o controla durante o resto da viagem.

Outra das vantagens, dizem os seus criadores, é que se trata de um veículo silencioso que poderá reduzir as emissões de CO2 para “quase zero”.

O protótipo do veículo começará a ser testado na Suécia este verão e os primeiros testes com uma frota completa deverão arrancar em 2018.

Fonte: Logistica e transporte

Comentarios