SEST SENAT realiza ações de conscientização sobre o trânsito e testagem da Covid-19

Unidade do SEST SENAT em Rio Claro desenvolveu uma campanha, em setembro, voltada para diferentes modais. (Foto: Chico da Boleia)

SEST SENAT realiza ações de conscientização sobre o trânsito e testagem da Covid-19

Unidades de Rio Claro e Piracicaba receberam a visita do Chico da Boleia durante a Semana Nacional do Trânsito

No último mês, o Chico da Boleia esteve nas cidades de Rio Claro e Piracicaba para acompanhar as ações das unidades locais do SEST SENAT durante a Semana Nacional do Trânsito.

Na ocasião, a sede de Rio Claro (SP) realizou, além de ações de conscientização e prevenção de acidentes no trânsito, a testagem da Covid-19 nos motoristas participantes da iniciativa.

Cristiane Gobezo, gestora da unidade do SEST SENAT em Rio Claro, conta que a equipe local desenvolveu uma campanha, em setembro, voltada para diferentes modais, mas principalmente para o transporte coletivo, devido a sua importância neste momento de pandemia. “Ampliamos a parceria com outros modais, como o ferroviário, visto que a oficina de vagões da empresa Rumo fica aqui em Rio Claro. Com isso, aproveitamos a Semana Nacional do Trânsito para conscientizar e educar os motoristas”.

Um dos parceiros da campanha foi o Sindicato dos Trabalhadores Autônomos Rodoviários de Rio Claro (SINTRARC). De acordo com o presidente da instituição, Gilvon Pereira Barbosa, a ação foi essencial para os motoristas, tanto para a conscientização sobre segurança no trânsito, quanto para a distribuição de kits de prevenção ao coronavírus, incluindo a testagem realizada na data.

Com a média de 450 caminhoneiros associados, o sindicato tem buscado, por meio do departamento de marketing, educar e conscientizar sobre a Covid-19, além de oferecer atendimento jurídico (e de despachante), gratuito, com questões relacionadas ao trabalho.

– Quando começou o auxílio emergencial, por exemplo, houve aumento do nosso atendimento, pois muitas pessoas tiveram dificuldades para ter acesso ao benefício, devido ao uso de aplicativo para cadastro e acompanhamento do beneficiário, muitos não conseguiram se adaptar ao novo modelo – destaca Gilvon.

As medidas do SEST SENAT se estenderam ainda aos trabalhadores do Terminal Multimodal Rumo, localizado em Itirapina (SP) que, na data, receberam atendimento dos profissionais da entidade e também realizaram o teste,

Segundo Cláudio Rizzo, gerente do terminal, o local é utilizado para o transbordo de açúcar oriundo das usinas regionais, por meio do transporte rodoviário de carga. Em média, o terminal recebe 180 caminhões por dia, cujo produto é descarregado, armazenado e depois enviado ao porto de Santos via trem.

– Considerado o serviço prestado pelo SEST SENAT essencial para os trabalhadores locais. Pois mesmo que não tenhamos sofrido impacto por causa do coronavírus, foi preciso se adequar para atender os protocolos do Ministério da Saúde, para prevenir o contágio dos trabalhadores e, até o momento, nenhum caso foi registrado – conclui o gerente.

SEST SENAT de Pìracicaba também atuou na campanha

Seguindo as ações da campanha da Semana Nacional de Trânsito, o Chico da Boleia esteve em Piracicaba (SP) para saber como se daria a iniciativa no local, comandadas pelo SEST SENAT da cidade.

As representantes da unidade local disseram em entrevista que diversas atividades foram realizadas junto as empresas associadas e a comunidade. “A Semana foi ótima, com muita receptividade dos participantes. Mesmo o foco da iniciativa ter sido o trabalhador do transporte coletivo, levamos orientações de saúde, desenvolvimento profissional, informações sobre os serviços prestados pela unidade do SEST SENAT de Piracicaba a todos envolvidos nas ações. E o mais interessante foi observar que os participantes estão muito cientes em relação aos cuidados e prevenção ao contágio do coronavírus”.

Comentarios