Scania traz Nova Geração e inicia venda de caminhões movidos a gás e biometano na Fenatran 2019

Em seu estande fabricante reforça suas soluções personalizadas e conectadas e apresenta alternativas para “Mudar o Mundo do Transporte na América Latina”

 A Fenatran 2019 marca a primeira grande feira de exposição da Nova Geração de caminhões da Scania, que começou a ser entregue aos clientes a partir de fevereiro deste ano. O maior evento do setor na América Latina, também inicia uma nova era para a fabricante: a abertura das vendas da linha de caminhões movidos a GNV, GNL e/ou biometano. São soluções que traduzem o ‘Aqui e Agora’ para o Brasil e países vizinhos, ou seja, de alternativas ao diesel de combustíveis perfeitamente viáveis economicamente. O 22º Salão Internacional do Transporte será realizado de 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo.

Os destaques do estande são os caminhões da Nova Geração. Os clientes estão registrando até 12%, e em muitos casos ultrapassando este índice, de economia de combustível em comparação à geração anterior. É a palavra do cliente comprovando os resultados de rentabilidade prometidos e cumpridos pela Scania.

As novidades são dois pesados mais sustentáveis, um movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano e outro 100% a gás natural liquefeito (GNL) e/ou biometano. O espaço tem no total 13 caminhões – sendo duas Edições Especiais (V8 50 anos e Scania Vintage) –, está todo conectado por uma grande e tecnológica espiral de led e apresenta o novo conceito de soluções personalizadas de produtos, serviços e alternativas financeiras via sistema TMA (Tailor Made for Application).

Além de dois motores, um de 7 litros da linha urbana/regional, de semipesados, e outro V8 a gás para grupos geradores de energia, um mercado de grande potencial. Outras atrações são a Split Cabin, uma cabine S (a primeira da marca com piso plano) toda aberta para o público conhecer os benefícios de conforto e ergonomia, a área Apaixonados por Scania, um lugar de livre acesso, entretenimento e distribuição de brindes, e o Espaço Inovação, de tendências e tecnologias Scania para o futuro.

“A proposta da Scania para a Fenatran 2019 é “Mudar o Mundo do Transporte” em parceria com o cliente. Assumimos um acordo global de liderar a transformação para um sistema de transporte mais sustentável. É comprometimento público, não apenas promessa. E o visitante vai comprovar isso num estande tecnológico e amigável, que apresenta nossas soluções de forma interativa e detalhada”, afirma Márcio Furlan, gerente Marketing e Comunicação da Scania no Brasil. “Mais uma vez teremos um ambiente acolhedor, que é nossa marca para receber a “família Scania”, nossos fãs e clientes.”

Os 13 caminhões expostos são os seguintes: R 410 6×2 (GNV e/ou biometano), R 410 6×2 (gás natural liquefeito (GNL) e/ou biometano), S 540 6X4, R 620 6X4, R 450 6X2, R 500 6X4, G 410 6X2 e S 500 6×4 (da linha pesada); P 360 4X2, P 320 8X2 e P 280 6X2 (da gama urbana/regional); e G 500 8X4 XT e G 540 6X4 XT (segmento fora de estrada). Na entrada exclusiva da Scania, atrás do estande, estão outros dois modelos, um semipesado P 280 6×2 da Multilixo customizado como coletor de lixo e um S 500 6×2. Na área externa, no Fenatran Experience, estão à disposição dos visitantes quatro veículos para test drive: R 410 6×2 a gás, S 450 6X2, P 280 6X2 e um R 540 6X4.

 

Os primeiros caminhões a GNV/GNL e/ou biometano do Brasil

O início das encomendas dos caminhões movidos a GNV, GNL e/ou biometano é visto com muito otimismo. Há grande interesse de clientes, especialmente após os resultados da demonstração com a Citrosuco, realizada desde dezembro de 2018. Na rota de Matão ao Porto de Santos (SP) foi comprovada a diminuição de 15% no gasto do km rodado proveniente da redução do combustível. O custo é viável considerando-se a realidade atual de preços do combustível e dos altos impostos. A redução de CO2 chegou a 15% no GNV. A Scania afirma que pode chegar a até 90% no biometano.

Estande todo conectado chama a atenção

A Scania inova mais uma vez na Fenatran e traz um conceito de conexão de todo o estande por meio de uma tecnológica e colorida espiral de LED. Ela nasce bem no centro de uma torre em círculo que representa as “Soluções Personalizadas” da fabricante. Esse “coração do estande” mostra tudo o que é oferecido de produtos e serviços aos clientes. De forma interativa, o visitante pode fazer uma simulação da solução ideal indicada para sua necessidade de transporte por meio do sistema TMA e do Scania Configurator. Ao final, receberá a cotação da Casa Scania mais próxima.

“Dessa forma, o visitante sentirá a nova experiência de adquirir o portfólio Scania por meio do exclusivo sistema TMA. A personalização da solução ideal avança por detalhes da operação que serão decisivos para a máxima rentabilidade”, explica Furlan. “Há muito conteúdo nesta área desde o novo plano Premium Flexível, que reduz em até 25% os custos de manutenção, passando pela loja oficial da Scania no Mercado Livre, até os completos pacotes de serviços de conectividade, Driver Services (treinamento) e Fleet Care (gestão de frotas)”, diz. O sucesso da Nova Geração se faz presente por vídeos com depoimentos de clientes de “Rentabilidade Comprovada”.

Uma dentre as grandes novidades da Nova Geração de caminhões é a cabine S, a primeira da Scania com piso plano e que oferece a maior altura interna do mercado, 2,07m. Para que o público conheça com mais detalhes as vantagens do amplo espaço, de conforto, ergonomia e tecnologia embarcada, está presente uma versão Split Cabin toda aberta em corte que pode ser acessada por uma escadaria.

No Espaço Inovação há surpresas. Nele será possível conhecer como a Scania está olhando para o futuro (no Brasil e globalmente). Por meio de vídeos são apresentadas  tendência e novas tecnologias, como por exemplo, das futuras linhas NXT, modelo que muda seu design físico para atuar em diferentes transportes, e AXL, veículo autônomo que não tem cabine e serve para ambientes confinados, como minas.

Na parte da segurança, os caminhões da Nova Geração são os únicos do mundo com airbag lateral de cortina. Eles ajudam a preservar a vida do motorista em caso de tombamento. Para ilustrar e comprovar sua eficiência uma porta com o airbag aberto está em exposição. Outra tecnologia da marca é o moderno sistema ADAS, que utiliza câmera e radar instalados no para-brisa e no para-choque. São três dispositivos. A Frenagem de Emergência Avançada (mede a distância e a velocidade à frente e evita acidentes frontais), Aviso de Saída de Faixa (avisa quando o veículo sai de forma involuntária da faixa). O ACC (controle de cruzeiro adaptativo) que auxilia a manter um intervalo de distância constante em relação ao veículo à frente.

A Scania tem em seu DNA o relacionamento diferenciado com o cliente. Para homenagear alguns deles, nas paredes laterais e traseiras do estande estão fotos e depoimentos de vários tipos de perfis e regiões do país. E, não poderia deixar de haver na Fenatran os tradicionais espaços de entretenimento. Na área Apaixonados por Scania, um grande centro de convivência, o visitante tem livre acesso, e pode participar de interações que valem brindes, a exemplo um quiz sobre diversos temas do setor e da Scania. Também está presente a loja oficial da Scania, um dos pontos mais visitados da feira. “O fã da Scania busca algo exclusivo, diferente. O seu amor pela marca é grande e ele gosta de usar os produtos oficiais. A relação da Scania com seus fãs e admiradores é algo inexplicável”, lembra Furlan.

Pela primeira vez, a Scania terá uma área com um estúdo de tatuagens. A parceria é com  a Tatoo You que disponibiliza mais de 30 opções, de temas variados ligados à Scania e ao transporte. Os agendamentos foram efetivados por meio das redes sociais.

Completa o estande o espaço dedicado para as Soluções Financeiras. Estão disponíveis para orientar os clientes as equipes do Consórcio Scania e do Scania Banco, que faz 10 anos em 2019 e aproveita a feira para lançar seu aplicativo.

Atrás do espaço oficial da fabricante sueca há uma área de circulação de público e uma entrada exclusiva para convidados da Scania. Além da exposição de dois caminhões, P 280 6×2 da Multilixo e S 500 6×2, há mais opções de interação. “Trouxemos uma cabine apenas em sua estrutura original de aço para que os visitantes escrevam mensagens de como deve ser um sistema de transporte mais sustentável”, salienta Furlan. Uma letra-caixa “Apaixonados por Scania” completa a decoração do local estimulando o público a fazer fotos e selfies para eternizar o amor pela marca.

Conheça os caminhões Scania da Fenatran 2019:

Edição Especial V8 50 anos

No ano em que comemora os 50 anos do icônico motor V8, a Scania não poderia deixar de fazer sua homenagem também no Brasil. Nesta bela edição, única, elegante e exclusiva, o modelo traz a identidade visual que foi aplicada globalmente. São adesivos especiais dourados importados da Suécia colocados no alto da cabine, nas portas e nas saias laterais que em hamonia com a cor Branco Marfim o tornam um verdadeiro objeto de desejo. O motor de 620 cavalos é o mais potente dos caminhões fabricado no país. Está equipado com cabine R leito de teto alto (Highline), sistema ADAS, sensor de chuva, Actcruise (predição ativa), Ecoroll, controle de estabilidade (ESP), assessórios V8 premium e tração 6×4. É indicado, por exemplo, para aplicações basculante, carga geral, graneleiro, tanque para transporte de insumos, minério e produtos industrializados, entre outros.

Edição Especial Scania Vintage

Conhecida por lançar edições e séries especiais, a Scania resgata um pouco de seu próprio passado neste modelo único e de beleza inimitável. A comemoração vintage se faz com um logotipo antigo da Scania Vabis. A cor Black Magic é espetacular e traz uma ideia de exclusividade e poder com os adesivos dourados importados da Suécia no alto da cabine, nas portas e nas saias laterais. Para comemorar o sucesso de vendas da Nova Geração foi escolhido o modelo R 450 6×2, o atual campeão de vendas da marca e o segundo mais vendido da indústria e dos pesados. Pode ser utilizado em uma variada gama de aplicações, de carga geral a tanque. O motor 13 litros, de 450 cv de potência desenvolve torque de 2.350 Nm.

S 540 6×4

A potência de 540cv da Scania foi lançada mundialmente no Brasil junto com a Nova Geração de caminhões. A cabine S com seu piso plano vem sendo procurada cada vez mais pelos clientes. Este pesado é indicado para transportar carga granel, carga viva, carga volumosa, grãos entre outros. Está equipado com sistema ADAS, sensor de chuva, multimídia com controle de voz, Actcruise, Ecoroll e ESP.

R 500 6×4

Este modelo está entre os 10 caminhões mais vendidos do Brasil. Sua cor é a Urban Grey. A cabine R leito com teto normal oferece uma área espaçosa para o motorista repousar. A economia de 12% de combustível em comparação à geração anterior vem fazendo a diferença nas aplicações que está indicado a fazer, como basculante, carga perigosa, graneleiro, tanque, dentre outros em longas distâncias.

S 500 6×4

A cabine S com piso plano e maior altura interna da categoria com 2,07m é um show à parte da Nova Geração. Sua cor é a Fiction Blue. A cabine leito com teto alto oferece uma área espaçosa para o motorista repousar. A economia de 12% de combustível em comparação à gama anterior faz a diferença na operação. As aplicações ideais são basculante, cargas perigosas, graneleiro, tanque, dentre outros em longas distâncias.

G 410 6×2

Os 410 cv de potência e o torque em baixas rotações asseguram uma ótima performance. Sua cor é a Urban Grey. A ampla cabine G leito com teto normal oferece uma ou duas camas em uma área espaçosa para o motorista. Está pronto para transferir carga granel, carga viva, combustível e cegonha, dentre outros.

P 360 4×2

O motor de 9 litros, a potência de 360cv e o torque em baixas rotações são os ingredientes que transformam este modelo em ideal para levar carga geral, carga volumosa, cegonha, baú frigorífico e outros, por médias e longas distâncias. A cabine P leito com teto normal pode ter uma cama.

P 320 8×2

O motor de 9 litros, a potência de 320cv e o alto torque em baixas rotações são vantagens preciosas para quem necessita de um produto para transportar combustível, carga refrigerada, granel e em implementos baú ou sider, entre outros por pequenas e médias distâncias. A cabine P leito e a suspensão traseira a ar oferecem mais conforto. Tem o maior PBT técnico e capacidade máxima de tração (CMT) da categoria. O PBTC e 56.000kg permite atrelar uma julieta de até 1+2 eixos. Passa a ter uma nova opção de entre eixos de 6.950mm. Está na cor Prata Alasca.

P 280 6×2

Um das novidades de motor que chegou para a linha urbana/regional com a opção de 7 litros. Está configurado na cor Azul Ultramarino com cabine estendida, câmbio Opticruise de  14 velocidades, suspensão traseira a ar, freio de estacionamento eletrônico. Indicado para levar combustível, carga refrigerada, granel, cargas volumosas, em baú, sider, dentre outros, por pequenas e médias distâncias.

G 500 8×4 XT

A linha fora de estrada XT chegou ainda mais adequada para atender as necessidades dos clientes da mineração. Este modelo de cor Blaze Orange tem motor de 6 cilindros, de elevado torque, desenvolve 2.550Nm em baixas rotações. Sua economia de até 8% no consumo de combustível em comparção à geração anterior o credenciam a obter muito mais rentabilidade. A caixa de mudanças está 40% mais robusta e mais rápida. Os eixos traseiros também estão 40% mais robustos. Seu PBT chega a 58 toneladas e a CMT a 210 toneladas garantindo maior produtividade no transporte de minério.

G 540 6×4 XT

A linha fora de estrada XT chegou ainda mais adequada para atender as necessidades dos clientes da cana e madeira. Este modelo de cor Blaze Orange tem motor de 6 cilindros, de elevado torque, desenvolve 2.700Nm em baixas rotações. Sua economia de até 8% no consumo de combustível em comparção à geração anterior se torna um grande diferencial na operação. O maior ângulo de ataque e o pino de tração para 40 toneladas também. A caixa de mudanças está mais rápida. O auxílio de partida em rampa traz mais segurança para o operador. A CMT chega a 150 toneladas.

P 280 4×2 – Coletor de lixo da Multilixo

Presente na entrada exclusiva da Scania atrás de seu estande, o caminhão da Multilixo representa a amplitude de configurações e soluções que a gama de semipesados da Nova Geração via sistema TMA pode oferecer a qualquer demanda dos clientes. Esta cabine curta foi projetada para centros urbanos e está equipada com propulsor 9 litros de alto torque. Seu PBT técnico é o maior da categoria. Em 2019, a Multilixo adquiriu mais 57 unidades do modelo P 280 nas trações 4×2 e 6×2, para recolhimento de resíduos industriais na cidade de São Paulo. Os veículos operam com o plano de manutenção e fazem da Multilixo a maior frotista Scania no segmento de coleta de lixo.

S 500 6×2

Presente na entrada exclusiva da Scania atrás de seu estande, este modelo traz toda a exclusividade da cabine S com piso plano e maior altura interna da categoria com 2,07m. Sua cor é a Fiction Blue. A cabine leito com teto alto oferece uma área espaçosa para o motorista repousar. A economia de 12% de combustível em comparação à gama anterior faz a diferença na operação. As aplicações ideais são basculante, cargas perigosas, tanque, dentre outros em longas distâncias.

 

Sobre a Scania

A Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável, é um dos principais fabricantes de caminhões pesados, de ônibus e de motores industriais, marítimos e para grupos geradores de energia. Os serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 52 mil colaboradores, a empresa está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina e com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2018, a receita líquida da Scania alcançou 137,1 bilhões de coroas suecas e o lucro líquido do exercício, após a dedução de impostos, foi de 9,7 bilhões de coroas suecas.

 Assessoria de imprensa Scania

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios