Rodrigo Nascimento fala sobre a Competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil da Scania.

Recentemente nosso companheiro das estradas esteve em São Bernardo do Campo, ABC paulista, para visitar a montadora dos caminhões mais vendidos do Brasil, a Scania. Durante a visita, Chico da Boleia conversou com Rodrigo Nascimento, coordenador da Competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil (MMCB) que neste ano, alcança sua quinta edição.

O objetivo da competição é avaliar as habilidades dos condutores brasileiros, contribuir com a segurança nas estradas, valorizar o profissional e promover uma condução que alie eficiência à redução de emissão de poluentes. A expectativa da marca para esta edição é alcançar 50 mil inscrições. A grande final contará com 28 campeões regionais e será realizada de 4 a 7 de dezembro, em São Paulo.

Confira na íntegra a entrevista exclusiva com Rodrigo Nascimento.  

Chico da Boleia: Rodrigo, quantas temporadas já foram realizadas do Melhor Motorista?

Rodrigo Nascimento: Já são cinco temporadas, esta é a quinta edição que a Scania realiza com muito orgulho em 2014.

Chico da Boleia: Vale lembrar que o Rodrigo está desde a primeira edição organizando, preparando e realizando todo o trabalho que envolve essa Competição. Então ele sabe exatamente o que aconteceu ao longo dessas etapas. Da primeira pra quinta, quanto que evoluiu?

Rodrigo Nascimento: Evoluímos bastante Chico. Primeiro no engajamento dos motoristas. Hoje realmente eles mostram que estão preocupados, que estão interessados em participar, querem mostrar para a família, para os amigos que o que eles fazem no dia a dia é de muito valor. E que eles podem ter o melhor. Então com os motoristas hoje a gente conseguiu atingir um nível de maturidade bem interessante. Com a própria rede de concessionária também evoluímos. Hoje são mais de 100 pontos em todo o Brasil e a rede toda está engajada, está preocupada em visitar o cliente, visitar o motorista, recebê-lo bem dentro das concessionárias, abrir as portas para que ele possa participar da competição. De 2010 pra cá a gente também conseguiu um avanço com as transportadoras. Quer dizer, conseguimos conscientizar o dono da frota, o gerente de frota ou de manutenção que é importante o valor do treinamento, o valor da qualificação, o que também reflete, obviamente, na operação e na rentabilidade da empresa.

E eu acho que de 2012 pra cá a Scania conseguiu despertar o interesse de uma classe que não participava do projeto, que são os embarcadores. A gente sempre trabalhou muito com os motoristas, com os transportadores, e o dono da carga, até então, não tinha tanto conhecimento. Então esse ano entraram sete marcas, sete empresas da indústria, que vieram consolidar e contribuir para expandir a competição. Acho que melhorou e mudou muito, cresceu bastante, e hoje eu posso dizer que a Scania consegue fazer um trabalho de engajamento em 3600. Ou seja, é o motorista, a família, a imprensa, o transportador, o colaborador e a sociedade de forma geral.

Chico da Boleia: Resumindo, é toda a cadeia logística que acaba participando do processo para indicarem os caminhoneiros para participarem da competição. Você se lembra de quantos participantes tinha a primeira edição?

Rodrigo Nascimento: Lembro! A gente tinha 11.505 em 2005.

Chico da Boleia: E em 2012 foram quantos?

Rodrigo Nascimento: Em 2012 foram 47 mil inscritos.

Chico da Boleia: Ou seja, foi um salto…

Rodrigo Nascimento: Com certeza, demos um salto muito grande. Quadriplicou a quantidade de inscritos e é aquilo que eu falei: isso mostra que o motorista está interessado. Ou seja, ele quer mostrar o seu valor e a sociedade está enxergando cada vez mais a importância desse profissional para a economia, pra sociedade em geral e a categoria se engajando. Acho que isso é o mais importante.

Chico da Boleia: É importante frisar que essa Competição vem justamente num período onde a categoria foi bombardeada com uma série de transformações na sua legislação. Nós começamos lá em 2007 com a Lei 11.442 que veio regulamentar o setor, aí logo depois tivemos o fim da carta frete, seguida pela Lei do Motorista e agora os debates que propõem mudanças na Lei 12.619. Sem contar a mudança de motor e de combustíveis por conta da legislação que determina atenção as questões ambientais. Mas o setor vem sofrendo alterações e dentro desse período entra também a Competição na qual não basta ser só motorista, mas é preciso conhecer a legislação e outros aspectos da profissão. Correto, Rodrigo?

Rodrigo Nascimento: Correto, Chico! Na verdade não só a prova que o motorista faz, ele tem que responder diversas questões do dia a dia, de comportamento, de legislação, mas mais do que isso, na atividade que ele exerce ele tem que conhecer todas as nuances da profissão. Ou seja, ele tem que conhecer a Lei 12.619 que determina quando ele tem que parar, quanto que ele tem que dirigir e descansar, ele tem que entender o que está acontecendo no setor de transporte e na sociedade, para que ele seja um motorista consciente, capacitado e profissional. Isso é o mais importante pra nós.

Chico da Boleia: Vamos falar agora da Competição de 2014. De 2012 pra cá parece que já foi batido o recorde de inscrições pela internet…

Rodrigo Nascimento: Isso, em 2012 nós tivemos menos de 10% dos inscritos, foram aproximadamente 3 mil inscritos pela internet. E neste ano já estamos com quase 4 mil inscrições feitas pela internet. A nossa meta é chegar em 5% dos inscritos, mas talvez cheguemos até mais longe.

Chico da Boleia: A expectativa de competidores para esse ano é de quanto?

Rodrigo Nascimento: Para a primeira fase de inscrições nós esperamos manter o nível de 2012, de 47 mil, aplicando aí um coeficiente de melhoria que nos faça chegar até os 50 mil. Eu acho que com essa quantidade de motorista a gente consegue manter o nível de engajamento. E para a segunda fase, para as etapas regionais, classificam os melhores colocados. Então são quatro fases. A primeira é a prova. O motorista recebe um livro – hoje são mais de quinhentos pontos de inscrição pelo Brasil – no meio do livro tem uma ficha de inscrição que ele deve preencher e também responder a algumas questões. Ele também tem que indicar onde quer fazer a prova prática. Se o motorista atingir 12 pontos ou mais ele já está automaticamente classificado para a segunda fase que é feita pela internet, é uma fase nova, na qual ele vai responder mais 20 questões. Aí sim os melhores classificados são convocados para fazer as etapas regionais. São 14 etapas, 14 sábados e 14 domingos. Então são 28 dias de prova, onde o Melhor Motorista de cada dia é classificado para a final.

Chico da Boleia: E a primeira etapa acontece quando?

Rodrigo Nascimento: Acontece nos dias 2 e 3 de agosto, na Casa Scania de Sumaré, na Quinta Roda. Já convoco a todos para se inscrever e participar.

Chico da Boleia: Qual caminhão a Scania usará na Competição?

Rodrigo Nascimento: Na verdade a Scania está levando três modelos. Na competição o motorista faz quatro provas. Na prova teórica, ele assiste a uma palestra do Sest Senat sobre direção defensiva e econômica e faz a prova. Depois ele tem que fazer uma prova de percurso, e pra isso nós escolhemos o caminhão mais desejado pelos motoristas não só no Brasil, mas no mundo, que é um V8, o R620, superequipado, top de linha e carregado com um bitrem. Na prova de manobra o motorista realiza manobras que simulam situações que ele vivencia no dia a dia, como entrar numa garagem, estacionar no meio fio, e pra isso nós escolhemos o caminhão campeão de vendas de 2013 que é o R440. E na prova de check list, na qual o motorista tem que fazer toda a avaliação do caminhão antes de viajar, selecionamos um semi-pesado, um caminhão truck que é o P310 8×2, que é o nosso campeão de vendas dessa categoria. Então em cada segmento a Scania colocou um caminhão top de linha e best seller para que o motorista possa conhecer o nosso portfolio de prova amplamente e, mais do que isso, conhecer grandes produtos que a Scania oferece para o mercado.

Chico da Boleia: Bom, então você companheiro que é competente e que vive da estrada, fique ligado porque as inscrições vão até 27 de julho. No nosso site www.chicodaboleia.com.br, vamos ter um link que irá redirecioná-lo para a inscrição. Não percam esse evento belíssimo e se quiser mais informações você também pode acessar www.melhormotorista.com.br.

Entrevista realizada por Chico da Boleia

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27

Comentarios