Redução do diesel será mantida até o final do ano

Medida Provisória que reduz R$ 0,46 por litro do diesel é aprovada no Congresso

A comissão especial do Congresso que analisa a Medida Provisória (MP) 838/2018, que cria uma subvenção de R$ 0,46 por litro de diesel, aprovou nesta quarta-feira, 8, o relatório elaborado pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP).

O presidente da Abcam, José da Fonseca Lopes, comemorou a aprovação da MP. “ A isenção dos tributos que incidiam sobre o óleo diesel era a nossa principal reivindicação. O custo com combustível chegava a afetar 40% da receita do caminhoneiro”, comenta.

Fiscalização das distribuidoras de combustíveis

Agora, a expectativa é que o Governo, por meio de seus órgãos de fiscalização, monitore a execução da medida, já que diversas denúncias revelaram o não cumprimento por algumas distribuidoras de combustíveis.

A Abcam, inclusive, aguarda uma audiência com o ministro Eliseu Padilha para tratar sobre o assunto.

Próximo Governo

Diante das especulações sobre uma possível nova greve da categoria no início do próximo ano, Fonseca acredita que o sucesso do presidente Michel Temer não deixar de dialogar com a categoria.

“A categoria mostrou ter força suficiente ao ponto de parar todo o país e não tenho dúvidas de que o novo presidente terá bom senso diante das necessidades dos caminhoneiros. Espero que não ocorra uma nova paralisação e que o diálogo seja uma ferramenta eficiente em nossas negociações, finalizou o presidente da Abcam.

Para ler o relatório na íntegra, clique aqui.

Por Ascom/Abcam

Comentarios