Pirelli é a nova fornecedora de pneus para a Fórmula Truck e estreia com sucesso na primeira etapa da categoria

Este ano a empresa levará para as pistas brasileiras mais de 10 mil pneus de competição para todas as categorias automobilísticas.

A Pirelli, principal fornecedora de pneus para as competições automobilísticas sul-americanas e fornecedora oficial da Fórmula 1, é a nova patrocinadora e fornecedora exclusiva de pneus da Fórmula Truck para a temporada de 2016

Já para a primeira corrida da competição do dia 13 de março, na cidade de Santa Cruz do Sul (RS), a fabricante levou o pneu FR:01 na medida 295/80R22,5, tanto na versão de pista seca (com banda de rodagem raspada) quanto de asfalto molhado (com banda de rodagem integra). O produto integra o portfólio SERIE 01, a gama de pneus radiais lançada recentemente no mercado brasileiro.

Em entrevista exclusiva para Chico da Boleia, Neusa Navarro, Presidente da Fórmula Truck, destacou que a entrada da marca de pneus proporciona novas perspectivas para a categoria, que busca inovar todos os anos.

“2016 é um ano um pouco difícil, mas a gente já começa com uma nova parceira. Isso era um sonho de consumo, faltava somente a Fórmula Truck para a Pirelli ser a fornecedora principal do automobilismo. Tenho a certeza de que será uma parceria duradoura e que a Pirelli desenvolverá o melhor pneu para a categoria.”, destacou Navarro.

Neusa ainda falou sobre as dificuldades econômicas do atual contexto e as estratégias que a categoria tem usado para driblar as adversidades. Um dos caminhos é fortalecer as parcerias com patrocinadores antigos ao mesmo tem que em que se busca inovar em alguns aspectos. “A gente aperta aqui e ali, não inventa muito e segue em frente”, concluiu.

Os produtos apresentados no mercado foram desenvolvidos no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da fabricante no Brasil, em Santo André (SP), utilizando também a tecnologia elaborada na matriz italiana, e configurando a renovação de toda a linha destinada a atender as aplicações de caminhões e ônibus.

Composta por pneus que atendem a todos os tipos de veículos de carga, transporte de passageiros, emprego misto e urbano, a nova gama foi desenvolvida tendo em vista as peculiaridades das condições sul-americanas de uso.

Os pneus da competição FR:01 são produzidos nas fábricas de Santo André, e em Gravataí, no Rio Grande do Sul, com processo industrial desenvolvido especialmente para o segmento de transporte e com tecnologia exclusiva SATT*, HETT* e HWTT* que aumentam a resistência a impactos, diminuem a suscetibilidade a deformações e conferem rapidez na montagem e desmontagem do pneu na roda. O talão reforçado propicia melhor resistência a impactos laterais e carga. Além disso, a construção da banda de rodagem reduz a distância de frenagem e aumenta a dirigibilidade do caminhão.

Chico da Boleia também conversou com Dino Maggioni, CEO da empresa no continente americano, quem destacou que a FórmulaTruck é uma categoria de extrema importância para a visibilidade da Pirelli no país.

“Esse ano lançamos a Série 01 que é uma tecnologia de destaque, um produto de alto desempenho. Então acreditamos que era o momento de entrar na Fórmula Truck para testar o produto de acordo com as condições das pistas.”, afirmou Maggioni.

O líder da Pirelli ainda afirmou que a parceria com a Fórmula Truck também busca alcançar caminhoneiros e transportadores. “Cerca de 50% dos caminhões são de autônomos e eles são um público muito importante para nós. Eles merecem qualidade, durabilidade e preço. Nossos pneus não são só baratos, mas apresentam melhor desempenho por quilômetro rodado, o que aumenta o benefício.”, explicou.

Categorias nacionais como a Stock Car, Campeonato Brasileiro de Marcas, Porsche Cup, Campeonato Brasileiro de Turismo, MIT Rally, MB Challenge e Fórmula 3 correm com pneus Pirelli e também a empresa está presente nas maiores competições do restante do continente, como a Top Race e a TC 2000, da Argentina. Além das competições 4 rodas, a marca está presente nas principais competições do motociclismo nacional, como SuperBike Series e Campeonato Brasileiro de Motocross.

A Pirelli conta com uma equipe de profissionais treinados especificamente para dar todo o suporte técnico necessário para equipes, pilotos e organizações dessas competições.

INFORMAÇÕES TECNICAS PNEUS SERIE 01

A gama de pneus transporta ao mercado o emprego de tecnologias de ponta, desenvolvidas pela Pirelli especificamente para o segmento Industrial.

A tecnologia SATT™ (Spiral Advanced Technology for Truck), exclusivo processo de produção Pirelli que utiliza uma revolucionária cintura metálica em forma espiral e sem emendas, melhora a performance do pneu assegurando maior durabilidade, baixo consumo de combustível com menor resistência ao rolamento e, consequentemente, menor impacto ao meio ambiente.

Já a HETT™ (High Enlongation Technology for Truck) é uma tecnologia exclusiva para o emborrachamento das cinturas metálicas, que confere maior resistência contra impactos, deformações e oxidações, além de conferir maior durabilidade à cintura.

Composto por fios em formato hexagonal, o friso do talão HWTT™ (Hexagonal Wire Technology for Truck), outra exclusividade da Pirelli, confere menor suscetibilidade a deformações, maior vida útil à carcaça e rapidez tanto na montagem quanto na desmontagem do pneu.

O composto DLTC™ (Dual Layer Tread Compoud), também desenvolvido pela Pirelli e que contém alto teor de sílica, é utilizado na banda de rodagem dos pneus e assegura maior número de reformas, desgaste mais regular e economia de combustível.

Além disso, esta linha conta com o sistema original de reconstrução da Pirelli: Novateck™, que oferece a toda gama de pneus de carga produzidos pela fabricante a possibilidade de reforma da banda de rodagem por meio de uma rede de reformadores credenciados.

Sobre a Pirelli

Com mais de 140 anos de tradição, a Pirelli é uma multinacional italiana consagrada na indústria de pneus, com 20 unidades industriais em 14 países e atividades comerciais em mais de 160 países nos cinco continentes.

Na América Latina está presente com seis unidades produtivas, sendo quatro delas no Brasil, onde tem atuação industrial há mais de 85 anos: Gravataí (RS), Campinas e Santo André (SP) e Feira de Santana (BA); além de uma na Argentina (Merlo), e outra na Venezuela (Guacara). A empresa emprega mais de 38 mil pessoas no mundo, sendo cerca de 14 mil na América Latina, das quais mais de 12 mil estão nas unidades brasileiras. A Pirelli é também fornecedora exclusiva da Fórmula 1 desde a temporada 2011.

Em Sumaré, no Estado de São Paulo, está localizado o Campo Provas Pneus Pirelli, pioneiro na América Latina, que compõe um dos mais importantes Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no mundo: o de Santo André.

Com perfeita integração, em tempo real aos demais Centros que a empresa possui na Itália, Alemanha, Estados Unidos e Reino Unido, a unidade de estudos brasileira está capacitada a desenvolver, receber e aplicar as mais avançadas tecnologias na produção de pneus para uma gama completa de aplicações: caminhões e ônibus; automóveis e caminhonetas; tratores e implementos agrícolas; máquinas para uso fora de estrada; motocicletas; além de protetores, materiais para a reconstrução de pneus e cordas metálicas.

Redação Chico da Boleia com informações de Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli

Comentarios